Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura tem ações contínuas de assistência e acolhimento às mulheres vítimas de violência

Publicado

em

Nesta sexta-feira (25) é lembrado o ‘Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres’. Mais uma data alusiva para reforçar a importância do combate a esse grave problema social. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), tem realizado, desde janeiro de 2021, um conjunto de ações preventivas e assistido centenas de vítimas.

As iniciativas integram um plano de ação que busca desenvolver um trabalho preventivo no combate à violência doméstica. As ações realizadas pelo governo municipal, em parcerias com outros órgãos e instituições, pretendem chamar a atenção da sociedade para a importância da denúncia, pois a cultura do silêncio é um dos agravantes do crime de violência contra a mulher. As ações incluem palestras, espaços para cursos e profissionalização, além da assistência multiprofissional por meio do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra.

Rodas de conversa – A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins, tem participado de encontros nos bairros mais longínquos e reafirmado o compromisso da Prefeitura de João Pessoa em estar presente nas comunidades ou onde o serviço for solicitado para levar orientações no que diz respeito às garantias das políticas públicas para mulheres.

“Nosso trabalho mais incisivo ocorre diretamente nas comunidades e tem ido a todos os locais onde solicitam a nossa presença. Nossas coordenações estão sempre preparadas para levar informações e orientações nas áreas de saúde, educação, trabalho, enfrentamento à violência contra a mulher e tudo mais que diga respeito à garantia dos nossos direitos”, afirma Nena Martins.

Espaço da Mulher – A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, inaugurou, no último dia 21 de novembro, o Espaço da Mulher que funciona no primeiro andar do Paço Municipal, no Centro de João Pessoa.

O espaço oferece cursos gratuitos e oficinas de capacitação, em parceria com entidades diversas. São destinadas 15% das vagas para mulheres vítimas de violência doméstica.

21 dias de ativismo – Está em andamento, desde o último dia 21 de novembro, a campanha ’21 dias de ativismo’, com uma vasta programação de palestras em escolas de João Pessoa. As ações fazem referência a uma campanha internacional de combate à violência contra mulheres e meninas.

Centro de Referência da Mulher – Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, que funciona no Centro de João Pessoa, é um lugar onde as mulheres são acolhidas, orientadas e encaminhadas para a rede de atendimento, por meio de uma ação intersetorial. Cerca de 100 mulheres são atendidas mensalmente no serviço.

“A denúncia é fundamental e a sociedade precisa tomar consciência disso. Trabalhamos para encorajar as vítimas a denunciar seus agressores e a romper o ciclo de violência. Não podemos ficar caladas diante dos crimes que são cometidos diariamente”, enfatiza Nena Martins.

Ainda nas palavras da secretária da SEPPM, a manutenção do Centro de Referência é de extrema importância para continuar combatendo os crimes contra mulheres.

“É um trabalho de muita dedicação às vítimas que procuram atendimento e assistência, a prova de todo o esforço da equipe da Prefeitura que atua no Centro de Referência. Além de ser um lugar de acolhimento e que salva vidas, também capacita e oferece meios para inserção das mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho. É preciso sempre lembrar que a luta da mulher é todo dia e em todos os espaços”, acrescenta.

Palestras e conferências – Simpósios temáticos, como ‘Igualdade Feminina’ foram realizados pela Secretaria. Como também palestras de capacitação em instituições, a exemplo do Instituto Cândida Vargas.

Campanhas educativas – A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres também tem promovido campanhas educativas de prevenção ao assédio sexual, a exemplo das campanhas ‘Não é Não no Carnaval’, ‘Não é Não no São João’. Assim como a campanha ‘Agosto Lilás’, que busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e os serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

Confira os canais de denúncia para o combate a violência contra as mulheres:

180 – Central de Atendimento à Mulher
197 – Polícia Civil
190 – Polícia Militar
153 – Ronda Maria da Penha
0800 283 3883 – Canal de acolhimento do Centro de Referência da Mulher de João Pessoa

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo

Paraíba

Região central de João Pessoa passará a ser monitorada por 85 câmeras de segurança; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A região central de João Pessoa vai ganhar ao menos 85 (oitenta e cinco) câmeras de monitoramento e a instalação de batalhões e delegacias, a exemplo da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância, a Delegacia de Combate a Crimes Homofóbicos, a Delegacia da Mulher da Zona Norte e o Batalhão de Trânsito.

Também como forma de valorização cultural e arquitetônica do Centro Histórico, a sede Grupo de Operações Especiais (GOE), localizada na Avenida Almirante Barroso, vai ser reformada.

O Centro Histórico também vai abrigar delegacias e serviços fornecidos pela Polícia Civil da Paraíba (PC-PB). A mudança de algumas seções da Cidade da Polícia, hoje localizada no Geisel, para a área central de João Pessoa foi anunciada pelo Governo do Estado da Paraíba em janeiro deste ano. O equipamento vai ser instalado no prédio da antiga Codata, localizado na Rua Barão do Triunfo, Centro da cidade.

Continue Lendo