Nos acompanhe

Paraíba

Escola Damásio Barbosa da Franca celebra parceria entre Prefeitura de JP e Instituto Alpargatas

Publicado

em

Uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Cultura (Sedec), com o Instituto Alpargatas e voluntários (funcionários da Alpargatas de Santa Rita), vem unindo mãos e neste domingo (4) deu cara nova a Escola Municipal Damásio Barbosa da Franca, no bairro Trincheiras. Uma união de sucesso que transforma vidas por meio da educação.

As 57 pessoas atuantes do Programa de Voluntariado da Alpargatas, Alpa Voluntários em Ação (AVA), trabalharam na melhoria da unidade de ensino. Foram feitas correções no telhado do pátio, com a troca de madeiramento, troca de telhas e calhas danificadas, revisão elétrica com substituição de lâmpadas, recuperação de paredes, troca de bacias sanitárias, reforma na cozinha, jardinagem, entre várias outras ações.

“Um momento de muita doação e ainda mais de aprendizado. Um sentimento inexplicável. O que imaginava não ser capaz de realizar (pintura de ferro), transformou-se em satisfação e alegria. Afirmo que ainda não consigo me expressar de tanta emoção”, disse a diretora administrativa da escola, Stenia Tassiana Pereira de Oliveira.

Ação contemplou, entre alunos e profissionais da unidade, 600 pessoas. O AVA já beneficiou 2.200 pessoas entre crianças e familiares.

“Como foi lindo de ver aquelas pessoas todas unidas com um único propósito e com tamanha dedicação em cada coisa que faziam. A única palavra que posso dizer para cada um é gratidão. Sem esquecer dessa parceria maravilhosa com o Instituto Alpargatas. Muito obrigado a todos e a todas as pessoas envolvidas”, agradeceu a secretária de Educação, América Castro.

AVA – O Programa de Voluntariado da Alpargatas estimula a interação e participação cidadã dos profissionais da Alpargatas através de projetos comunitários, que visam contribuir com o desenvolvimento social das comunidades situadas nos municípios onde atuam suas unidades.

O programa se divide em uma série de ações do Instituto Alpargatas, além de novas ações globais: as reformas nas escolas são chamadas de ‘Evento Alpa Bem Fazer’, que acontece todos os anos. É uma ação social voluntária baseada nos pilares da Educação, Esporte, Cultura, Diversidade e Inclusão visando o desenvolvimento comunitário sustentável e a inclusão social.

“Solidariedade que transforma. Essa parceria constrói, com várias mãos e vários projetos uma proposta pedagógica inovadora, criativa e sustentável que permite o avanço da aprendizagem dos alunos e da formação de professores, com incentivo e reconhecimento”, explicou o diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.

O evento realiza reformas e melhorias em escolas através de uma construtora contratada pelo Instituto Alpargatas e através do voluntariado fazendo doações de livros, roupas, computadores, atividades recreativas e pequenas pinturas e cuidados nos jardins no dia da entrega.

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo

Paraíba

Região central de João Pessoa passará a ser monitorada por 85 câmeras de segurança; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A região central de João Pessoa vai ganhar ao menos 85 (oitenta e cinco) câmeras de monitoramento e a instalação de batalhões e delegacias, a exemplo da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância, a Delegacia de Combate a Crimes Homofóbicos, a Delegacia da Mulher da Zona Norte e o Batalhão de Trânsito.

Também como forma de valorização cultural e arquitetônica do Centro Histórico, a sede Grupo de Operações Especiais (GOE), localizada na Avenida Almirante Barroso, vai ser reformada.

O Centro Histórico também vai abrigar delegacias e serviços fornecidos pela Polícia Civil da Paraíba (PC-PB). A mudança de algumas seções da Cidade da Polícia, hoje localizada no Geisel, para a área central de João Pessoa foi anunciada pelo Governo do Estado da Paraíba em janeiro deste ano. O equipamento vai ser instalado no prédio da antiga Codata, localizado na Rua Barão do Triunfo, Centro da cidade.

Continue Lendo