Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Conde convoca mais 21 professores aprovados em concurso público

Publicado

em

A Prefeitura de Conde publicou nesta quinta-feira (02), no Diário Oficial do Município, o edital de convocação de 21 professores aprovados no último concurso público realizado em 2019, para que se apresentem na Coordenação de Gestão de Pessoas e façam a entrega da documentação exigida no item 4º do Edital 001/2019 do Concurso Público.

A entrega da documentação deve ser feita nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro, das 12h às 18h, na Coordenação de Pessoas, que fica na sede da Prefeitura Municipal de Conde, localizada na Rodovia PB 018, km 2,3, shopping Conde, Loteamento Nossa Senhora da Conceição, Conde – PB. Foram convocados professores das disciplinas de Artes, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

A lista de aprovados pode ser conferida na Edição 2.059 do Diário Oficial, que está publicado no site da Prefeitura de Conde (https://www.conde.pb.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/D.O-02-02-23-2.159.pdf). A documentação exigida pode ser localizada no edital de publicação do concurso público, no site da empresa organizadora (https://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/340).

Confira a lista dos Professores Convocados.

1. Artes

0007766-6 MARIA DAS GRACAS LEITE DE SOUZA
0005449-6 LAIZIME DA SILVA FOTES

Ciências

0008408-5 GESSICA ALVES MILAM
0003147-0 HELLBER EMMANUEL LIMA DE SANTANA
0004556-0 CAMILA DE ARAUJO OLIVEIRA
0005723-1 JOCIANO COELHO DE SOUZA

3. Geografia

0003872-5 VALERIA GOMES DA SILVA
0001039-1 BIANCA OLIMPIO FRAZAO DO NASCIMENTO
0002883-5 ANDREIA CARLOS FEITOSA
0007968-5 HUGO LEONARDO ROCHA MUNIZ

4. História

0008275-9 LEONARDO DE AQUINO
0004758-9 TACIANO CORREIA DA SILVA
0003847-4 SEBASTIANA INACIO LIMA
0007935-9 DIOGO PIMENTA PEREIRA LEITE

5. Língua Inglesa

0009625-3 THAYSE SILVA DA ROCHA DIAS
0008602-9 MARCELO AMARO DA SILVA
0009546-0 RUTH DE OLIVEIRA BENTO
0009104-9 LORENA DE ARAUJO BARROS E SILVA
0008237-6 HILDA DE LOURDES DE VASCONCELOS PONTES TOMAZ

6. Língua Portuguesa

0003414-2 JOSE CIRILO DA SILVA NETO
0005761-4 RAYSSA MYKELLY DE MEDEIROS OLIVEIRA
0007113-7 MAYARA FONSECA DE MELO

7. Matemática

0005208-6 FERNANDO FRANCISCO DE LIMA
0006309-6 HELYEBERT DO NASCIMENTO FERREIRA
0009204-5 LIGIANNE NASCIMENTO BARROS
0007641-4 LUCIANO SANTOS DE LIMA
0008584-7 LIVIA PEDRO DA SILVA
0007497-7 IZABELLA RAYANA PRADO DE MENDONÇA

Continue Lendo

Paraíba

Atuação do programa Mais Médicos na Paraíba poderá ser monitorado por moradores através de painel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Saúde lançou o painel de monitoramento do programa Mais Médicos. O diretor do Programa da Secretaria de Atenção Primária, Jerzey Timóteo, anunciou a novidade durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizada na última semana.

O painel vai oferecer acesso a informações detalhadas sobre o programa, incluindo dados segmentados por região, Unidade Federativa (UF) e município. Na Paraíba, há atualmente 453 profissionais do Mais Médicos atuando em 148 municípios.

Dividida em eixos, a ferramenta oferece um panorama com total de vagas ativas, ocupadas, em ocupação e desocupadas; número de profissionais ativos com recortes de gênero, raça, nacionalidade, faixa etária, tipo de equipe e tipo de território no qual atuam. Também disponibiliza informações sobre a atuação na saúde indígena; vagas ativas nos programas de provimento federal; série histórica; potencial de cobertura; e glossário com os principais termos utilizados.

De acordo com o diretor, além da transparência à sociedade em geral, a disponibilização dos dados é uma estratégia para que estados e municípios possam ganhar perspectiva de planejamento, e – consequentemente – expandir o Mais Médicos em seus territórios ou reposicionar os profissionais em médio e longo prazos.

O painel pode ser acessado na página do programa.

Durante a reunião da CIT, Timóteo apresentou os números atuais, disponíveis no painel. Dos 28 mil médicos alocados, há 25.636 profissionais ativos em 4.566 municípios. Segundo o diretor, a diferença quantitativa é relativa a um processo de reposição de médicos em andamento e à quantidade de profissionais prevista para participar do próximo MAAv – o módulo de acolhimento e avaliação dos médicos intercambistas – em junho.

Cerca de 80% das vagas ocupadas recebem financiamento federal e, em cerca de 20%, há coparticipação por parte dos municípios. Em relação aos territórios, são do Mais Médicos cerca de 60% dos médicos atuando em municípios em vulnerabilidade muito alta. Em locais de vulnerabilidade alta, o percentual de médicos do programa é de 56%. “A gente conclui que o Mais Médicos está onde ele deve estar: nos municípios que mais precisam”, disse o diretor.

Timóteo também mostrou um balanço de ações do programa, entre 2023 e 2024. No período, o número de médicos ativos aumentou 92% em relação a dezembro de 2022; houve acréscimo de 744 municípios participantes; cerca de 16 mil médicos começaram a especialização em medicina de família e comunidade, em 2024; e foram criadas cerca de 1 mil novas vagas para Saúde Indígena, Saúde Prisional e Consultório na Rua e outras 1 mil na Amazônia Legal, com recursos diretos do Ministério da Saúde.

Entre as ações em andamento, o diretor destacou a inclusão de cotas étnico-raciais no Mais Médicos. “Trouxemos coerência ao programa com esse trabalho em conjunto com os ministérios da Igualdade Racial e do Desenvolvimento e mais Conass, Conasems e especialistas. Um grupo de trabalho está concluindo a estruturação, de forma que o próximo edital de adesão de médicos trará essa novidade”.

Além disso, em construção junto com o Ministério da Educação e a Rede UNA-SUS, há estratégias de especializações em Saúde Indígena, em preceptoria, em medicina de família e comunidade, e também novos mestrados e doutorados.

Continue Lendo

Paraíba

Cúpula Nacional do PT decidirá rumos da legenda em João Pessoa na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Cúpula Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se reunirá na segunda-feira (06/05) para decidir os rumos da legenda em João Pessoa com vistas às Eleições 2024.

A Capital paraibana, João Pessoa, ao lado de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR) forma a lista das Capitais onde a decisão final sobre candidatura da legenda caberá ao Diretório Nacional.

O PT Municipal está rachado em território pessoense e, portanto, partirá do Diretório Nacional a decisão se a legenda lançará ou não candidatura própria na cidade ou se apoiará outra sigla no pleito de outubro.

O racha

O racha no PT de João Pessoa se deu pelo acirramento da disputa interna entre a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo que, desejam, respectivamente representar a legenda na corrida eleitoral ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A preço de hoje, Cida Ramos é o único nome disposto à pré-candidatura uma vez que Cartaxo renunciou oficialmente à disputa na segunda-feira (11/03) e disse que não mais se candidataria a prefeito pelo PT nas Eleições 2024.

A situação se complicou porque Cartaxo, apesar da renúncia pública e oficial, decidiu buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional para ser o nome do PT na corrida eleitoral pessoense.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho que, agora mora em Brasília, e mantém relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal. E, conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

O ex-governador Ricardo Coutinho decidiu atender ao pedido de Cartaxo e, junto com a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram, através de um ‘Manifesto’, declarar apoio público ao projeto do deputado estadual de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

Com isso, a disputa interna ficou fora de controle e carente de uma intervenção da cúpula nacional petista.

Continue Lendo

Paraíba

Ministro da Educação e governador da Paraíba lançam programa Pé-de-Meia na Paraíba, nesta sexta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Educação (MEC) e o governo da Paraíba formalizarão a adesão do estado ao programa Pé-de-Meia: a poupança do ensino médio. 

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o governador da Paraíba, João Azevêdo, detalharão o Pé-de-Meia às 9h30 da sexta-feira, 3 de maio, no Teatro Pedra do Reino, no Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa (PB). 

Na ocasião, serão divulgados critérios e formas de acesso e permanência no programa para os estudantes matriculados no ensino médio público paraibano.    

A colaboração entre o Governo Federal e os entes federados ocorre por meio da sensibilização das redes públicas ofertantes de ensino médio, que são responsáveis por prestar as informações necessárias à execução do programa.     

Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Continue Lendo