Nos acompanhe

Paraíba

Desembargadora Fátima Bezerra instala Ouvidoria da Mulher no TRE-PB

Publicado

em

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba, Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, instalou a Ouvidoria da Mulher do TRE-PB e abriu o Seminário Mulheres: ‘Vozes pela Democracia’. Os eventos aconteceram na manhã desta sexta-feira (17), na Sala de Sessões da Corte Eleitoral, em João Pessoa, e foram transmitidos em tempo real pelo YouTube. Na solenidade, o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, foi representado pela desembargadora do Poder Judiciário estadual Agamenilde Dias Arruda Dantas.

“Queremos ver a alegria no rosto de cada uma e a batida dos nossos corações. É fundamental brindar a vida e renascermos a cada dia”, disse a presidente do TRE-PB ao abrir o seminário. A desembargadora usou o termo ‘batida’ também em homenagem ao Grupo de Percussão As Calungas, que levou muito ritmo e música antes de ter início as explanações das convidadas.

Fizeram parte do grupo de palestrantes a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Bucchianeri Pinheiro; a procuradora regional eleitoral da Paraíba, Acácia Soares Peixoto Suassuna; a juíza ouvidora da Mulher do TRE-CE, Kamile Moreira Castro; a juíza ouvidora do TRE-PB, Maria Cristina Paiva Santiago; e a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes. Os eventos são uma realização do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba e Ouvidora da Mulher.

As principais funções da Ouvidoria da Mulher são receber, tratar e encaminhar às autoridades competentes demandas relacionadas a procedimentos judiciais referentes a atos de violência contra a mulher, prestar informações, receber sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios sobre a tramitação de procedimentos judiciais relativos à violência contra a mulher, fornecendo orientações sobre a rede de proteção à mulher e outros equipamentos, e contribuir para o aprimoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Calungas – A parte cultural ficou por parte do grupo de percussão ‘As Calungas’. Fundado em 2012, na Capital paraibana, o grupo, de 140 mulheres, usa a música para divulgar a cultura nordestina e estimular a produção musical feita por mulheres. As Calungas começaram com oito mulheres tocando em bandas e blocos de carnavais. Hoje, é uma referência nos carnavais de rua da Capital.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Alexandre de Moraes determina soltura de Anderson Novais, investigado pelos atos golpistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (30/04) a soltura do paraibano Anderson Novais, um dos investigados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Ele havia sido preso preventivamente, na última quinta-feira (25¹04), por descumprimento de uma das medidas cautelares impostas anteriormente pelo ministro.

Na decisão, Moraes disse que a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal comunicou equivocadamente que o réu teria deixado de comparecer em juízo em nove ocasiões distintas. A defesa do paraibano conseguiu comprovar que ele se apresentou à Justiça em todos os dias citados.

“Conforme documentação juntada aos autos pela Defesa do réu, e manifestações da Defesa e da Procuradoria-Geral da República em audiência de custódia, recebida nessa data, verifica-se que o réu vem cumprindo todas as medidas cautelares regularmente, e a comunicação de descumprimento a esta SUPREMA CORTE ocorreu em razão de equívoco”, diz a decisão.

Ex-assessor do deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) e um dos líderes do movimento de direita na Paraíba, Anderson foi preso por suposta participação nos atos de 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação da sede dos três poderes, em Brasília.

Em seguida, conseguiu o afrouxamento da prisão, por determinação de Moraes, com a imposição de algumas medidas cautelares.

Agora em liberdade, o paraibano terá que continuar cumprindo as medidas.

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo