Nos acompanhe

Paraíba

Saúde orienta sobre cuidados para prevenir síndromes gripais em crianças e adolescentes

Publicado

em

As viroses respiratórias na infância estão, muitas vezes, relacionadas à sazonalidade e os períodos em que elas se tornam mais frequentes são o Outono e Inverno. Os sintomas mais comuns são tosse, febre, mal-estar, falta de apetite, coriza e dor de garganta. Neste período, o número de caos com sintomas de síndromes gripais em crianças e adolescentes costumam aumentar nos serviços com atendimento pediátrico.

De acordo com a médica infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Municipal do Valentina (HMV), Aline de Souza, a transmissão das viroses ocorrem, principalmente, por meio de gotículas expelidas pela boca ao falar e tossir, e pelo nariz de pessoas infectadas.

“O curioso é que essas gotículas podem ser aspiradas diretamente por outra criança ou entrar em contato com as mãos ou objetos como brinquedos, que passam de mão em mão. Atualmente temos observado um aumento de casos das viroses respiratórias que acometem principalmente os menores de dois anos”, destacou Aline de Souza.

A medica infectologista ressalta que é muito importante ficar atento aos sintomas. “Geralmente as viroses tendem a ter seu curso clínico tranquilo e, em alguns dias, os sintomas começam a desparecer. Mas se a criança apresentar febre muito alta (maior ou igual a 39º), tosse persistente, vômito ou diarreia persistente, ficar sonolenta ou agitada e recusar alimentação é recomendado consultar um pediatra para avaliar o quadro”, afirmou.

Ela explica que as viroses fazem parte da infância, mas reforça que prevenir é possível, redobrando os cuidados de higiene para deixar toda a família mais protegida: lavar frequentemente as mãos com água e sabão, higienizar os brinquedos compartilhados, evitar contato com outras crianças se estiver doente e manter a vacinação em dia, pois as vacinas são eficazes na prevenção de algumas viroses.

Serviço –  A principal porta de entrada para o usuário na Rede Municipal de Saúde é a Unidade de Saúde da Família (USF). Portanto em casos de sintomas leves como tosse, coriza ou febre baixa, o responsável pode levar a criança à sua USF de referência.

No caso de sintomas mais agudos ou intensos, a criança deve ser encaminhada ao Hospital Municipal do Valentina (HMV), referência no atendimento pediátrico, ou a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para que seja estabilizado. Em João Pessoa, a população conta com quatro UPAs 24 horas nos bairros de Manaíra, Bancários, Valentina Figueiredo e Cruz das Armas.

Atendimentos – O Hospital Municipal do Valentina (HMV) e as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa registraram um aumento no número de casos síndromes gripais em crianças de adolescentes nos últimos dois meses. Levando em consideração apenas os primeiros 20 dias do mês de março, o número de atendimentos para esses casos nas UPAs já é 46% maior do que todo o mês de fevereiro.

Só este mês, as quatro UPAs da Capital já somam 1.596 atendimentos de crianças e adolescentes com sintomas de síndromes gripais. Já no mês passado (fevereiro), foram registrados 1.089 atendimentos neste perfil, com um aumento de 33% em relação ao mês anterior (janeiro), quando foram acolhidas 814 crianças e adolescentes com sintomas gripais.

No HMV o quadro é semelhante. Em janeiro deste ano, o hospital recebeu 2.357 crianças e adolescentes com o chamado perfil respiratório. No mês seguinte, este número subiu para 3.105. Ou seja, houve um crescimento de 31% para este tipo de atendimento.

Continue Lendo

Paraíba

Sessão Especial na Assembleia discute estrutura dos trabalhadores ambulantes no Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá nesta segunda-feira (06/05) uma Sessão Especial para debater a organização e estrutura dos trabalhadores ambulantes no Estado.

A audiência é de propositura do deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), e tem por objetivo ouvir demandas dos profissionais e promover através do poder público melhores condições para os profissionais comercializarem seus produtos.

O debate tem início às 14h no Plenário Deputado José Mariz e pode ser acompanhado pelo canal da Assembleia no YouTube.

Continue Lendo

Paraíba

Saúde: Hospital Geral de Taperoá receberá dez novos leitos de UTI

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), anunciou em suas redes sociais a destinação de emendas parlamentares para a Saúde de Taperoá, cidade localizada no Cariri paraibano.

A ação é fruto de uma reunião entre o parlamentar e o governador João Azevêdo (PSB), que garantirá a aquisição de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao Hospital Geral de Taperoá, além do primeiro tomógrafo público da cidade. O investimento é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

“Quero nesse momento mais uma vez agradecer a importante parceria com o governador João Azevêdo fazendo com que hospitais distritais e regionais da nossa Paraíba tenham investimentos sonhados de uma vida inteira. Tenho certeza que Taperoá e região receberão essa notícia com muita alegria”, celebrou Gervásio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Meme “Luiza, que está no Canadá” volta à tona para lembrar show da Madonna no Brasil em 2012; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba entrou na lista de acontecimentos “marcantes” para identificar o período exato do show da Madonna realizado em 2012 no Brasil, o último antes do mais recente, realizado no sábado, dia 04 de maio de 2024, nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A lembrança veio por meio do jornalista de Cultura, Flávio Pinto, do Estadão que, dentre outros acontecimentos listados para relembrar como era o Brasil em 2012, época do show da maior popstar do planeta ainda viva, relembrou um dos fatos mais engraçados da história dos comerciais vistos na televisão aberta paraibana.

Ao detalhar o ‘meme’, Flávio lembrou que a Luiza havia sido citada pelo pai, o colunista Gerardo Rabelo, em um comercial para uma construtora e que ela aparecia apenas num porta-retratos.

Uma frase dita por um colunista social da Paraíba se tornou um dos maiores memes da rede social anteriormente conhecida como Twitter (hoje, a plataforma é X) e rompia a bolha da internet. Em um comercial para uma construtora, Gerardo Rabello aparecia reunindo a família para recomendar um novo empreendimento residencial, mas fazia a ressalva de que havia gente faltando. No caso, era Luiza, sua filha, que estava no Canadá.

Mesmo aparecendo somente por meio de uma imagem em um porta-retrato [sic], a garota ajudou a fazer uma frase ser repetida à exaustão. O meme ainda rendeu a hashtag #LuizaEstanoCanadá no Twitter com mais de 1,5 milhões [sic] de menções. Anos depois, a propaganda, ou pelo menos a expressão, é lembrada – e até comemorada pela internet afora“.

À época, o comercial virou ‘meme’ porque a Luiza havia sido citada pelo pai como se toda a família fosse, assim como ele, conhecidíssima pelo público de todas as classes sociais, embora fosse apenas pela ‘bolha’ da alta sociedade paraibana. E, depois, pela surpresa dele estar se referindo a imagem num porta-retratos.

Confira o vídeo que originou o ‘meme’:

Continue Lendo