Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de CG reforça maquinário para garantir a estrutura da malha viária rural do Município

Publicado

em

Entendimentos político-administrativos mantidos pelo secretário Renato Gadelha junto a órgãos do governo federal e à bancada da Paraíba, em Brasília, têm apresentado resultados positivos,  a exemplo da conquista de mais uma motoniveladora, para atender as demandas da zona rural e também a eventuais necessidades do perímetro urbano campinense.

O conjunto de máquinas pesadas da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Campina Grande (Seagri) vai ser reforçado com a chegada de mais uma motoniveladora, conquistada junto ao governo federal, para ser empregada no trabalho de nivelamento e conservação de estradas e na execução de outros serviços indispensáveis ao bom andamento das atividades rurais deste município.

A doação deste novo equipamento à Prefeitura de Campina Grande foi anunciada pelo secretário da Agricultura do Município, Renato Gadelha, que durante a semana passada manteve vários entendimentos com órgãos do governo, em Brasília, e com membros da bancada da Paraíba no Congresso Nacional, à procura de ajudas que possam ser traduzidas na melhoria da posição socioeconômica dós agricultores familiares que dependem do campo para sobreviver.

Durante seu périplo pela Capital do País, tratando dos interesses de Campina Grande, o secretário Renato Gadelha teve reunião na Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), e com vários integrantes das bancadas paraibanas na Câmara e no Senado, a exemplo de Romero Rodrigues e Ruy Carneiro, Veneziano Vital e Efraim Moraes, que foi decisivo nas articulações que resultaram na doação de máquina motoniveladora à Prefeitura de Campina Grande.

A chegada dessa nova máquina vai possibilitar à Prefeitura de Campina Grande, no entendimento do secretário Renato Gadelha, mais condições para garantir a estrutura da malha viárias das estradas da zona rural, por meio de serviços de reparos, já que se tratam de demandas urgentes dos agricultores, principalmente em períodos chuvosos, para que as atividades agrícolas e pecuárias do Município não sofram solução de continuidade.

Além de melhorar as condições de trafegabilidade na zona rural, a recuperação e a manutenção das estradas representam, também, mais facilidade para o escoamento de produção, principalmente do leite, cuja bacia vem ganhando força no Município graças aos inúmeros incentivos oferecidos aos pequenos criadores pelo poder público municipal, ao longo da administração do prefeito Bruno Cunha Lima.

O secretário Renato Gadelha esclareceu que a preservação das estradas rurais de Campina Grande tem sido motivo de preocupação permanente sua e da parte do prefeito Bruno Cunha Lima, uma vez que, no entendimento de ambos, o desenvolvimento local, como um todo, passa necessariamente pelos avanços sociais e econômicos alcançados na zona rural do Município.

Ao longo dos últimos meses, essas atividades permanentes de manutenção e reparos de estradas já beneficiaram comunidades com as de Açude de Dentro, Queimada da Ema, Boi Velho, Salgadinho, Estreito e Assentamento Quebra Quilos.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa disponibiliza pontos de coleta para ajudar população do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o objetivo de arrecadar donativos e ajudar as famílias que sofrem com as enchentes, na manhã desta quarta-feira (8), o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, lançou a Campanha SOS Rio Grande do Sul, colocando à disposição da população três pontos de coleta em equipamentos da Prefeitura, localizados no Altiplano, Pedro Gondim e Água Fria.

“Tenho satisfação em estar ao lado do prefeito Cícero, do governador João Azevedo e do presidente Lula, de todos aqueles que estão contribuindo para aliviar a dor das famílias neste desastre que tem ocorrido no Rio Grande do Sul. Dizer que a Prefeitura mais uma vez dá um gesto e pede à população que nos ajude a ajudar quem tanto precisa encaminhando os itens que estamos solicitando, porque entendemos que dessa forma vamos ajudar essas pessoas. As cenas são muito fortes e tenho certeza que todos juntos, o Brasil unido, nós vamos sim ajudar quem mais precisa”, reforçou o vice-prefeito.

Estão sendo recebidos itens como água potável, roupas, calçados, itens de higiene pessoal, fraldas descartáveis, ração e coleiras. Os pontos de coleta são no Centro de Referência da Pessoa Idosa, no Altiplano, o Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), no Pedro Gondim, que funcionam das 8h às 17h; e na recepção do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, que funciona das 8h às 14h.

Todos os donativos serão encaminhados ao Rio Grande do Sul a partir do galpão da empresa aérea Azul, no Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto.

Continue Lendo

Paraíba

SOS RS: Cagepa garante doação de 10 mil copos de água potável por semana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai doar 10 mil copos de água potável, por semana, para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A água envasada é produzida na Estação de Tratamento de Marés, em João Pessoa, e seguirá para o estado gaúcho em parceria com as companhias aéreas, a partir desta sexta-feira (10).

A ação integra a campanha do comitê emergencial da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), que busca unir esforços com o seu colegiado para enviar ajuda ao estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta a maior tragédia climática da sua história. A produção máxima de água envasada será constante até a situação no estado ser normalizada.

“Não poderíamos ficar alheios a essa tragédia, independente da distância geográfica. E esse compromisso excede os limites do nosso estado. Estamos todos juntos, como empresa pública, em prol da solidariedade com nossos irmãos do Sul”, comentou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

Segundo informações da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), mais de 250 municípios estão sofrendo os impactos da falta de água, com destaque para áreas que não estão sendo atendidas pela companhia. Ainda destacou a gravidade da situação, descrevendo-a como uma crise de magnitude sem precedentes, afetando até mesmo áreas que não foram diretamente atingidas pelas chuvas.

A primeira reunião do comitê emergencial da Aesbe ocorreu na segunda-feira (6). Outro encontro on-line foi realizado nessa terça (7). Nesta quarta (8), uma nova reunião emergencial será realizada para definição dos detalhes do envio de apoio técnico.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Tem que participar mais do dia a dia de JP”, diz Leo ao criticar postura de Luiz Couto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), criticou, nesta quarta-feira (08/05), a postura e a fala que o deputado federal paraibano Luiz Couto (PT) fez, na terça-feira (07/05), na Tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, com críticas diretas à Administração Municipal.

Couto, ainda na Tribuna, também falou sobre a operação da Polícia Federal (PF) realizada na sexta-feira (03/05) para investigar supostas ligações criminosas de servidores da PMJP, mesmo depois do próprio prefeito Cícero Lucena (PP) ter pedido apuração criteriosa para identificar responsabilidades.

Eu quero, inclusive, que a Polícia apure se eventualmente tiver servidores no município entre esses 27 mil que tenham alguma culpa, que sejam responsabilizados“, frisou o prefeito.

Leia também: Cícero Lucena pede apuração criteriosa para identificar responsabilidades de investigados pela PF

Leo Bezerra relembrou que Couto é um parlamentar ausente do cotidiano da Capital paraibana, que deveria enviar emendas parlamentares para ajudar no trabalho de melhoria de vida do povo pessoense e que ele “tem que participar mais do dia a dia de João Pessoa“.

O gestor disse que Couto tem é que “[…] deixar de estar muito só lá em Brasília e passar alguns finais de semana, alguns dias, alguns feriados aqui na nossa Capital“.

Os comentários de Leo Bezerra foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (08/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo