Nos acompanhe

Paraíba

Seminário para pré-candidatos debate legislação eleitoral, cota de gênero, condutas vedadas e ‘IA’

Publicado

em

Pré-candidatos a prefeito, vereador, assessores jurídicos e jornalistas participaram nesta quarta-feira (20) do Seminário sobre “Atualização das Normas e os Desafios dos Agentes Políticos em Ano Eleitoral”, realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). Entre os temas abordados estiveram regras da legislação eleitoral e temas como cota de gênero, condutas vedadas, utilização das redes sociais e inteligência artificial.

O presidente da Famup, George Coelho, destacou a importância do Seminário e ressaltou que a Famup teve a preocupação de ofertar um bom assessoramento aos prefeitos e prefeitas de todo o estado, principalmente aqueles que participarão de uma reeleição.

“É fundamental que tenham um conhecimento da legislação eleitoral para que não tenham problemas administrativos e também com suas campanhas. Dentro dessa preocupação, a Federação se uniu ao advogado Edísio Souto, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba; Eduardo Henrique Farias; Antonio Souza e o multimídia Ruy Dantas para fazermos esse encontro com a garantia de um melhor desempenho dos que irão disputar as eleições”, afirmou George.

Os assuntos serão tratados por meio de palestras seguidas de debates e análises de casos práticos. Para o advogado Edísio Souto, é essencial que os gestores públicos tenham conhecimento das regras eleitorais para evitar um possível problema no futuro. “Por isso abordamos temas como as cotas de gênero e um alerta sobre não utilização da máquina nesse período eleitoral, além da janela partidária, fundamental nas composições”, disse.

O advogado Eduardo Henrique abordou com os espectadores questões como a divisão dos recursos partidários, combate a desinformação, questões de gênero, preenchimento das vagas nas câmaras, regras da Lei 80/20. “É bom sempre lembrar que a legislação eleitoral disciplina os ilícitos existentes como abuso de poder, captação ilícita de sufrágio e condutas vedadas. Esse é um alerta que deve ser levado muito em conta”, frisou.

Para o multimídia, Ruy Dantas, foi importante abordar a questão do marketing notadamente na área de inteligência artificial. “Essa será a primeira eleição no Brasil que vamos encarar essa nova realidade. Esse é um assunto que está na pauta do dia e é fundamental que os pré-candidatos saibam o terreno que irão pisar. Será um desafio para os candidatos, assessores e coordenadores de campanha e, por isso, é bom estarem preparados”, observou.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Lei que reestrutura cargos no Poder Judiciário é sancionada pelo governador João Azevêdo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Lei Complementar de número 193, que reestrutura cargos no Poder Judiciário paraibano foi sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (16). A nova norma foi assinada pelo chefe do Poder Executivo nessa quarta-feira (15) durante encontro com desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), na Granja Santana.

A reestruturação do TJPB prevê a criação de sete novos cargos de desembargador. Com as medidas, o Poder Judiciário estadual passará de 19 para 26 integrantes na Corte de Justiça.

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, enalteceu o diálogo entre os Poderes e reforçou a importância da sanção da Lei para atender às demandas processuais. “Celebramos essa harmonia que existe na Paraíba entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e reitero o nosso agradecimento em nome do Tribunal de Justiça porque o nosso único interesse é prestar uma boa assistência à população da Paraíba”, salientou.

O governador João Azevêdo ressaltou a harmonia entre os Poderes e o ajuste das contas públicas do Estado que permitiram a reestruturação de cargos do Poder Judiciário e do Ministério Público. “Esse é um momento importante para a gestão pública, pois o nosso objetivo é melhorar o serviço prestado à sociedade porque as demandas são maiores em virtude do aumento da população”, destacou.

A subprocuradora-geral de Justiça, Vasti Cléa Lopes, celebrou a conquista da instituição. “Nós agradecemos ao governador João Azevêdo porque toda essa construção redundou nessa Lei sancionada hoje, resultado da sensibilidade e espírito público do Poder Executivo que está dando solução para as demandas que crescem e essa reestruturação irá garantir eficiência e celeridade nos processos que favorecem a sociedade paraibana”, comentou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, parabenizou o Governo do Estado pela eficiência da gestão fiscal. “A Paraíba é referência no Nordeste e no Brasil pela gestão equilibrada e transparente e temos um governo pautado no pilar do diálogo, da união e harmonia para contribuir na construção de uma Paraíba melhor e mais justa”, falou.

Continue Lendo

Paraíba

Ação parlamentar busca melhorias na qualidade de vida da população de Taperoá

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, promoveu uma série de ações nesta quarta-feira (16/05) na busca por desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida da população de Taperoá, cidade localizada no interior do Estado.

Na oportunidade, o parlamentar participou de diversas reuniões que contaram com a presença do prefeito, George Ciro, e com o vereador Bonga de Alírio.

Os gestores tiveram encontros com o secretário de Educação da Paraíba, Roberto Souza, também dialogaram com o diretor da Energisa, Aracoeli Trigueiro, e com o representante da PBGás, Jailson Galvão. Estiveram, também, na Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) onde debateram com o chefe de Gabinete, Goudi, sobre temas importantes para o município.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Requerimento protocolado na ALPB expande a Gerência da Causa Animal e Castramóvel para Cajazeiras

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), protocolou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o requerimento 1.2377/2024 que tem o objetivo de expandir a Gerência da Causa Animal e o Castramóvel para Cajazeiras, município localizado no Sertão do Estado.

O texto solicita ao presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos) que seja encaminhada a demanda ao governador João Azevêdo (PSB).

A parlamentar busca, com o projeto, o bem-estar e a melhoria na qualidade de vida dos pets, além do controle populacional e dá outras providências.

Confira:

Continue Lendo