Nos acompanhe

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais três cidades da Paraíba; confira

Publicado

em

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (26), a situação de emergência em mais 32 cidades de 13 estados brasileiros afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira neste link.

Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Estão na lista cidades de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Os municípios de Carneiros, Inhapi, Jaramataia, Mata Grande, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Palmeira dos Índios e Piranhas, em Alagoas; Candiba, Irajuba, Poções e Tanhaçu, na Bahia; Tejuçuoca, no Ceará; Itaporanga, Ouro Velho e Sumé, na Paraíba; Capoeiras, Parnamirim, Riacho das Almas, Santa Filomena e São Caetano, em Pernambuco; Várzea Branca, no Piauí, e Poço Verde, em Sergipe.

Já as cidades de São João do Soter, no Maranhão, e São Francisco, em Minas Gerais, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência devido a fortes chuvas.

No Paraná, Araruna, Maripá e Peabiru obtiveram o reconhecimento federal por causa de doenças infecciosas virais, devido ao aumento de casos de dengue, assim como Frederico Westphalen e Iraí, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina.

Por fim, no Amazonas, o município de Envira registrou inundações.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Banco do Nordeste prevê aplicação de R$ 10 milhões na Costa das Falésias da Paraíba, em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Conhecida pelo roteiro de belezas naturais e de praias, a Costa das Falésias, no litoral sul da Paraíba, tem mobilizado agentes do setor de turismo para qualificar as atividades do segmento, a fim de conquistar os visitantes da região. O Banco do Nordeste prevê, em 2024, investimentos em R$ 10 milhões para os municípios de Conde, Pitimbú e Caaporã, para desenvolver as atividades ligadas ao turismo.

Um encontro no início de maio reuniu cerca de 30 pessoas, entre donos de pousadas, bares, restaurantes e serviços de guias turísticos, com o objetivo de tratar as principais demandas das cidades. O agente de desenvolvimento do BNB, Aluísio de Sousa Freitas, destacou que o território integra o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) Turismo Zona da Mata Sul, ação do BNB que tem o objetivo de evidenciar os potenciais econômicos, por meio da qualificação dos serviços e da oferta de crédito direcionado ao crescimento desses empreendimentos.

“Apresentamos as ações na Zona da Mata Sul ao Fórum de Turismo Costa das Falésias, para que esse público saiba que o Banco do Nordeste é fomentador do desenvolvimento territorial, e que tão importante quanto as obras de infraestrutura, são os cursos de qualificação profissional que possam trazer uma experiência positiva aos visitantes”, destacou.

Na oportunidade, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB) apresentou o projeto “Rede de Agentes de Roteiros Turísticos”. Os representantes da Costa das Falésias também foram convidados a participarem da rede de qualificação do Prodeter do BNB.

Continue Lendo

Paraíba

Cabedelo contará com resort de alto nível às margens do Rio Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Cabedelo contará com um resort de alto nível e padrão às margens do Rio Paraíba. A informação foi confirmada durante reunião realizada nesta quinta-feira (16/05) entre o prefeito da cidade, Vitor Hugo (Avante), e a Construtora Moura Dubeux, responsável pelo empreendimento ‘River Class Jacaré’.

Na ocasião, os representantes da empresa apresentaram o perfil, as linhas de produtos da empresa e o portfólio de suas realizações. A reunião contou ainda com a presença do Presidente da Câmara, André Coutinho, da primeira-dama, Daniella Ronconi e do secretário de Turismo, Haenell Farias.

“A cidade de Cabedelo está de portas abertas a empreendimentos que queiram aqui se instalar. Nos últimos, anos temos assistido ao interesse de grandes empresas e empreendimentos imobiliários pelo município, o que só vem a demonstrar que a cidade tem potencial, vocação turística e apresenta condições para que novas propostas sejam desenvolvidas. De parte da prefeitura, ressaltamos sempre que não há empecilhos para implantação de novos projetos”, declarou o prefeito.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima consagra CMJP na manhã desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o ambiente lotado por vereadores, servidores e fieis da comunidade, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda do Santuário dedicado à santa em Portugal. Durante a celebração da missa no Plenário Senador Humberto Lucena, a Casa foi consagrada à santa. O presidente da Casa, vereador Dinho (PSD), e autor do requerimento solicitando a solenidade de consagração, vereador Carlão (PL), além dos vereadores Milanez Neto (MDB), Coronel Kelson (PP), Emano Santos (PV) e Marcílio do HBE (Republicanos) participaram da coroação da Santa, durante a homilia do dia.

A missa foi celebrada pelo Padre Carlos Mauricio, que lembrou que Nossa Senhora se apresentou aos três pastorzinhos, na cidade de Fátima, em Portugal, e desde então a Igreja Católica espalha sua devoção ao mundo inteiro. “Essa peregrinação tem um significado tão profundo, que é através da escultura da imagem que a Igreja leva a devoção a Nossa Senhora de Fátima ao mundo todo. Temos a grande alegria de, no dia de hoje, ela estar aqui, consagrando esta Casa do Povo”, assentiu.

Dinho destacou a importância da visita da imagem à CMJP por trazer bons fluidos e abençoar o trabalho legislativo da capital paraibana. “Nesta Casa do Povo, toda religião é bem vinda. Hoje, com essa consagração e coroamento de Nossa Senhora de Fátima, recebemos a bênção para nos fortalecermos todos os dias no trabalho pelo povo. Fiquei bastante emocionado. Eu conheço Fátima, já estive em Portugal, e é muito emocionante esta ocasião. Como católico, também fico muito orgulhoso. Esse foi o meu melhor presente de aniversário. Sou mariano, faço aniversário em 14 de maio, e no dia 16 recebemos a Santa aqui nesta Casa é meu melhor presente”, afirmou.

A imagem está na cidade desde o dia 14 de maio para a I Jornada Mariana do Nordeste (JMN), que ocorrerá entre maio e outubro de 2024, promovida pelo Movimento da Imaculada Conceição (Servitas), em parceria com a Arquidiocese de Fortaleza, e, na Arquidiocese da Paraíba, pela Comunidade Casa da Paz.

A imagem da Virgem de Fátima faz parte das joias da coroa portuguesa – uma honraria de Chefe de Estado. Ela é feita de cedro brasileiro, e vai permanecer em João Pessoa até o dia 2 de junho, período em que vai estar presente em paróquias e várias celebrações da Igreja Católica. A peregrinação compreende um percurso por nove Estados do Nordeste, que será realizado entre os dias 04 de maio e 13 de outubro, totalizando seis mil quilômetros, num gesto único de união e espiritualidade para com o povo nordestino.

Continue Lendo