Nos acompanhe

Paraíba

Após alagamentos, Nova Palmeira é monitorada por órgãos do Estado

Publicado

em

Em Nova Palmeira, dezenas de famílias tiveram suas casas inundadas após fortes chuvas que atingiram o município no último domingo (14), com mais de 101 milímetros de chuva registrados. Após solicitação do deputado estadual Chió (Rede), a secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), secretaria de Desenvolvimento Humano e a Defesa Civil fazem o monitoramento da área.

O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, Deusdete Queiroga, informou que os órgãos competentes já estão atuando no município para dar suporte à população e também realizam o monitoramento de novos avisos de pancadas de chuva.

Segundo a Aesa, Nova Palmeira registrou um acumulado de chuvas de 618,7 mm em 2024. Destes, 101 mm ocorreu neste domingo. Já de acordo com dados do Inmet, Nova Palmeira segue em alerta com previsão de chuvas isoladas, pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a semana.

“Já na madrugada do domingo, o vereador Tião e Raony Borges me procuraram para falar sobre a situação de Nova Palmeira e, prontamente, buscamos os órgãos responsáveis para que as medidas possíveis sejam tomadas evitando transtornos e o agravamento da situação. Conversei com o secretário Deusdete que garantiu a atenção total do Estado no caso”, declarou Chió.

Os alagamentos registrados em casas e ruas são resultado da cheia do Rio Picuí, que tem seu nascedouro em Nova Palmeira, após 20 anos do último registro do tipo, em 2004.

Continue Lendo

Paraíba

Oposição protocola ato contra secretárias de Educação que faltaram convocação na Assembleia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O grupo de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), liderado pelo deputado estadual George Morais (União Brasil), protocolou representação na Casa contra as secretárias executivas de Estado da Educação, Pollyanna Loreto e Maria Elizabete de Araújo, por não terem comparecido à convocação para prestar esclarecimentos sobre a atuação da pasta.

Durante entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação nesta segunda-feira (20/05), o parlamentar justificou a ação. “Apresentamos representação contra as secretárias executivas por entendermos que houve crime de responsabilidade em razão da ausência injustificada, não plausível, às convocações”.

Segundo o deputado, “uma delas, a senhora Pollyanna Loreto, quando já havia sido intimada, inclusive houve a publicação no Diário Oficial do Poder Legislativo, que torna públicos os atos e então oficializa, já havia sido intimada pessoalmente e eletronicamente, além do Diário Oficial, e, na véspera da convocação, emitiu um bilhete aéreo para comparecimento em um evento no município de São Paulo. Então isso mostra uma fuga deliberada”.

Referente a secretária Maria Elizabete, George relacionou a ausência da gestora ao projeto aprovado na Casa que transformou a convocação em convite.

“Ela não compareceu sob a justificativa de que foi aprovado aquele famoso ‘requerimento jabuti’. Para os ouvintes entenderem, o ‘jabuti’ é o apelido que se dá àquele requerimento que diz ‘nada com nada”, acrescentou.

 

Continue Lendo

Paraíba

Inscrições abertas: Inova Jampa debaterá uso de dados como meio de competitividade e influência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Estão abertas as inscrições para o Inova Jampa, que vai discutir sobre ‘BigData – Dados Como Moeda de Poder: Estratégias de Competitividade e Influência no Mercado e na Política’. O evento acontece na próxima quarta-feira (22), a partir das 18h, na Casa Fiep, em João Pessoa.

Os interessados podem realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/inova-jampa__2475837?token=b145e9c38e37570a3976af50be7ee902.

O debate sobre o papel dos dados na sociedade contemporânea contará com a participação de Alek Maracaja, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-PB) e membro do Farol Digital; e do jornalista e empreendedor Heron Cid, presidente da Associação de Mídia Digital (Amidi).

Os palestrantes irão explorar como os dados podem ser usados estrategicamente para impulsionar a competitividade das empresas e influenciar o cenário político. “Essa discussão sobre o poder dos dados é especialmente relevante em um mundo cada vez mais digitalizado, onde a informação se tornou uma commodity valiosa e dados são o novo petróleo”, destacou Alek Maracaja.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Veículos “destruídos” em acidentes são expostos em avenidas de João Pessoa para alertar motoristas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma verdadeira “guerra” está sendo travada no trânsito da Paraíba, com nada menos que 260 pessoas mortas nos quatro primeiros meses deste ano. E há ainda os milhares de sequelados no mesmo período. Este é o foco de uma ação desenvolvida nesta terça-feira (20) pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em parceria com BPTran, Detran, Semob, Corpo de Bombeiros e Guarda Metropolitana.

Para chamar a atenção sobre o problema, estão sendo expostos em quatro avenidas de João Pessoa veículos “destruídos” em acidentes, tanto carros quanto motos. O objetivo é alertar as pessoas para a necessidade de respeitar as leis de trânsito. Em meio a esta ação, também será realizada nesta terça-feira uma Sessão Especial na sede do Legislativo Municipal para alertar sobre o problema. O evento vai ocorrer a partir das 11h.

Confira os locais dos acidentes:

  1. Rotatória localizada entre a UFPB e a entrada dos Bancários;
  2. Avenida Epitácio Pessoa, na altura da Usina Cultural Energisa;
  3. Avenida Tancredo Neves, em frente à Escola Estadual Fernandes Vieira;
  4. Avenida Cruz das Armas, no canteiro em frente à Maternidade Frei Damião;

Importante:
Em todas as avenidas escolhidas para a ação, foram colocados nos postes ‘post banners’ com alertas para os motoristas. Eles trazem mensagens sobre a necessidade de respeito à sinalização de trânsito, alertas sobre uso de celular e proibição de dirigir alcoolizado. Um banner, no local do acidente simulado, também alerta que aquela vítima poderia ser você.

Colisões reais

Os carros e motos danificados após colisões reais foram espalhados pela Capital e expostos em pontos estratégicos e planejados para o maior alcance de pessoas: Avenida Tancredo Neves, no bairro dos Ipês; Avenida Cruz das Armas, no bairro de mesmo nome; Avenida Epitácio Pessoa, Tambiá; e no último girador da Via Expressa Padre Zé, na Cidade Universitária. Os locais também ganharam placas da Campanha Maio Amarelo chamando a atenção sobre a importância de seguir as leis e as boas práticas no trânsito.

Alerta

O presidente da CMJP, vereador Dinho (PSD) alertou para os números alarmantes de acidentes de trânsito na Paraíba. “Hoje, a gente traz aqui essa simulação de acidente, chamando a atenção da população, justamente para alertar sobre os números alarmantes. Foram quase 800 mortes só o ano passado e este ano mais de 260 vítimas fatais. São números de uma guerra civil e precisamos dar um basta nisso, a população precisa se conscientizar, a paz no trânsito precisa reinar. Estamos aqui fazendo a nossa parte e impactando a população para chamar atenção para a paz no trânsito neste Maio Amarelo”, arguiu.

Dinho ainda lembrou que a Câmara vai discutir os índices alarmantes de acidentes no trânsito, através de uma audiência pública que será realizada nesta terça-feira (21), as 11h, no plenário do Legislativo Municipal.

Parcerias

A ação do Maio Amarelo, com a simulação dos acidentes, foi promovida pela CMJP em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran – PB); Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), o BPTran-PB, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros Militar; o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; o Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity – Trauminha de Mangabeira; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Continue Lendo