Nos acompanhe

Negócios

Paraíba já tem sete cervejarias artesanais e mercado segue em expansão

Publicado

em

O mercado de cervejas artesanais vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as marcas de cervejas artesanais cresceram 130% nos últimos cinco anos no país. Na Paraíba, esse mercado ainda é bem iniciante, mas já conta com sete cervejarias devidamente registradas, segundo o presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais da Paraíba (ACerva), Dan Melo.

“O mercado consumidor é carente, precisa de cerveja artesanal. A Paraíba, assim como os outros estados, tem crescido os olhos para este mercado, mas, comparando com nossos vizinhos, somos pequenos. A mais nova cervejaria não chega a ter um ano”, disse. O estado de Pernambuco, por exemplo, possui 17 cervejarias registradas no Mapa. Em todo o Brasil são cerca de 700 cervejarias, mas o ministério não faz diferenciação entre cervejaria artesanal, especial, gourmet, ou qualquer outro termo comumente utilizado, informa reportagem do Jornal Correio da Paraíba.

Dan explicou que, entre as cervejarias locais, apenas três trabalham com produção própria e as outras quatro trabalham com modelagem cigana, inclusive a empresa da qual é sócio, a cervejaria Quebra-quilos. A produção cigana ocorre quando a cervejaria não possui fábrica própria. “Temos a receita e todo o processo criativo, mas não temos fábrica própria, então alugamos uma para produzir para nós”, disse.

Segundo ele, a desvantagem da modelagem cigana é que as cervejas que vêm de fora do estado acabam saindo mais caras do que as que são produzidas aqui, pela cobrança de impostos. Os impostos, aliás, são a principal dificuldade do setor, segundo o empresário, pois tornam o valor do produto elevado.

“O maior impasse para o público é o preço. Eu costumo dizer que o preço é justo, pela quantidade de impostos e os custos da produção, mas não é acessível para todos. A gente não atinge certas classes da sociedade”, comentou.

Além disso, por se tratarem de pequenos negócios, a maioria das cervejarias não tem condições de fazer investimentos altos e a concorrência com cervejarias que trabalham na informalidade acaba sendo desleal. “Tem gente que produz em casa, não tem registro nem paga impostos, aí consegue colocar no mercado por um preço bem mais baixo”, afirmou. Dan alertou, no entanto, que a cerveja é um produto altamente perecível e classificado da mesma forma que os alimentos. A fabricação, portanto, deve obedecer a série de cuidados e requisitos de higiene.

Para se destacar na área, a Quebra-quilos optou por carregar uma carga de história e conhecimento, que vai desde o nome da marca, que remete à revolta ocorrida no fim do Segundo Império, até os rótulos das cervejas. “Com o nome, o conceito, os rótulos, queremos proporcionar, além de somente beber, que o cliente possa degustar, entender o conhecimento envolvido, o processo de produção”, disse Dan.

Ele também afirmou que mesmo não sendo produzida na Paraíba, a cervejaria utiliza diversos insumos locais e os artistas, as pessoas que criaram a identidade da marca e também os rótulos, são paraibanos.

ORIGEM DO NOME

Na Revolta de Quebra-quilos, os revoltosos não aceitaram a adoção do sistema métrico francês de pesos e medidas. Além de refletir a identidade nordestina do produto, o nome sugere uma quebra de padrões no modo de fazer cerveja, conforme explicação da marca.

REVENDA DOS PRODUTOS

Além da produção de cerveja, outra forma de explorar esse mercado está na revenda dos produtos. João Pessoa tem pelo menos duas lojas cuja especialidade são as cervejas artesanais, nacionais e importadas, além de diversos bares que oferecem algum desses produtos em seus cardápios, embora com variedade menor.

Um exemplo é a loja Mestre-cervejeiro.com, franquia que possui mais de 60 unidades espalhadas pelo país. O proprietário da unidade de João Pessoa, João Paulo Pontes, contou que ele mesmo era um apreciador desse tipo de cerveja e queria investir em um negócio próprio, quando percebeu o nicho de mercado na cidade e resolveu abrir a loja, há três anos. De lá para cá, o público só aumentou, segundo ele.

O empresário destacou que a loja possui um conceito completamente voltado para a cultura cervejeira, promovendo cursos de degustação e produção de cerveja. “Como sou sommelier, às vezes eu mesmo ministro os cursos, mas muitas vezes trago profissionais de fora também”, disse. E os cursos fazem sucesso. “Até agora, todas as turmas que abrimos foram completamente preenchidas”.

João Paulo estima que a loja comercialize entre 200 e 250 diferentes rótulos de cerveja, sendo que destes, quatro são paraibanos, além de contar com quatro torneiras de choppe. As cervejas são oriundas de diversos estados brasileiros, além de países como Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e Holanda. Os choppes, segundo ele, também têm feito bastante sucesso.

Para João Paulo, o crescimento desse mercado ocorre pela qualidade do produto, seu sabor e sua diversidade de estilos. “Se o cliente quer uma cerveja mais amarga, nós temos opções. Uma cerveja mais maltada, de sabor mais doce, com gosto de café. Temos as fruit beers, que são as cervejas com sabor de frutas”, disse, explicando que há opções para agradar todos os gostos.

Continue Lendo

Negócios

Construtora Bauten chega a Bananeiras com condomínio de luxo de casas prontas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Bananeiras vai ganhar uma novidade no conceito de vivência experiência na serra. A Bauten chega à cidade com um condomínio de casas exclusivo e com poucas unidades, que oferecem uma modalidade de serviços de concierge e comodidade de alto padrão.

Em pré-lançamento, o Casas Tekoá segue o ‘Conceito Boutique’, com imóveis projetados para levar comodidade, conforto e personalização aos seus moradores. Tudo isso imerso em uma alameda verde de palmeiras centenárias.

“Bananeiras se tornou um destino turístico, não só da Paraíba, mas de todo o Brasil. Assim, a cidade é uma excelente opção serrana no cenário nacional, é o expoente para quem busca pelo frio e a interação com a natureza em qualquer estação”, fala Esaú Magalhães, diretor de Novos Negócios da Bauten, sobre a escolha por Bananeiras.

Localizado a 600 metros do centro da cidade, com acesso fácil, o empreendimento tem áreas preservadas em seu entorno, garantindo um contato permanente com a natureza. Um diferencial que aproxima os futuros moradores e visitantes de uma experiência de convívio sustentável com o meio ambiente e qualidade de vida.

As casas apresentam arquitetura contemporânea com conceitos paisagísticos sustentáveis, proporcionando um ambiente de luxo e conforto que se destacam na paisagem urbana, criando uma atmosfera de serra em pleno Centro de Bananeiras. Em uma charmosa alameda localizada na área mais valorizada da cidade, o morador ou visitante terá acesso fácil a comodidades como restaurantes, lojas, parques e a todos os pontos de encontro de Bananeiras.

E quem assina os projetos das casas prontas e do condomínio são os renomados escritórios de Ricardo Nogueira (projeto arquitetônico), Suellen Montenegro (paisagismo) e Anne Furtado (interiores).

Como um dos principais diferenciais, o novo empreendimento oferecerá aos visitantes o serviço de concierge, que vai proporcionar o acesso a uma variedade de serviços e comodidades exclusivas ideais para quem procura uma estadia, como serviços de spa, beleza e estética, academias de qualidade, áreas de lazer, guias e passeios turísticos, experiências gastronômicas com enólogos e chefs de cozinha, café da manhã, lavanderia e camareira. Uma gama extensa de profissionais locais treinados e cadastrados que são referência em suas áreas de atuação. Esses serviços são projetados para aumentar o conforto e conveniência dos residentes.

Os serviços também proporcionam aos futuros moradores do Casas Tekoá a opção de locação e rentabilizar nos dias que não tiverem interesse em uso, mais uma oportunidade de manter o investimento imobiliário em dinamismo.

Selo Floresta Branca – Sustentabilidade

Os imóveis trazem elementos regionais que qualquer pessoa do Nordeste reconhece facilmente e que estão conciliados com os princípios de sustentabilidade da Bauten. Com ares de casa de fazenda arrojada, cruzado por um trecho de rio, o empreendimento é mais um da linha de produtos conhecida como Floresta Branca. Este selo garante que as obras seguem os conceitos de bioconstrução, bioarquitetura, processos construtivos inteligentes e tecnologias sustentáveis. O foco está na qualidade e na atenção aos detalhes.

As inovações também se estendem às técnicas de engenharia. O condomínio residencial respeita a topologia natural do terreno, minimizando a necessidade de movimentação de terra. Ele incorpora a vegetação abundante e se aproveita dela para promover isolamento térmico e privacidade entre as residências, atraindo a fauna local e enriquecendo a biodiversidade. O design de baixo impacto ambiental contribui para a harmonia com o entorno.

Outra preocupação prioritária é com a segurança e a privacidade dos moradores, assim como a gestão eficiente do tráfego e do estacionamento na entrada do condomínio. Os caminhos e passarelas acompanham o relevo, utilizando materiais permeáveis. Assim, o condomínio se torna não apenas um local de residência, mas também um exemplo de integração harmoniosa com o ambiente natural, valorizando os recursos locais.

Continue Lendo

Negócios

Campina Grande inicia semana com 114 oportunidades de emprego através do Sine Municipal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sine Municipal oferece, neste início de semana, 114 oportunidades por meio do cadastro do próprio órgão. Os interessados devem procurar o Sine Municipal e apresentar RG, CPF, comprovante de residência, currículo atualizado e a carteira de trabalho. As oportunidades para Pessoas Com Deficiências (PCD) requerem o laudo médico com atualização há pelo menos três meses.

As vagas podem ser consultadas de forma presencial ou online, através dos links disponíveis na bio do Instagram oficial do Sine, @sinemunicipalcg. O candidato deve acessar o link “Cadastro Online – Currículo Vagas”: https://forms.gle/iwjC8cyZczxkatHr6. É importante que os campos sejam preenchidos com todas as informações solicitadas no formulário.

O Sine Municipal está localizado na rua Santa Clara, s/n, Centro – próximo ao Terminal de Integração de Passageiros. O órgão atende de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e na sexta-feira, de 7h às 13h.

Em Campina Grande, estão à disposição as seguintes vagas:

1 Auxiliar Administrativo – cursando 4º período de direito ou adm (cursando curso superior em direito ou adm)

5 Agente de Coleta de Lixo – (consultar demais requisitos junto ao Sine)

1 Agente Funerário – Tanotopraxista (Experiência na área, certificado de tanotopraxista, disponibilidade de horário)

1 Ajudante de carga e descarga de mercadorias (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Ajudante de Eletricista (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

5 Ajudante de Motorista (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Analista Contábil (ensino superior em Contabilidade + 6 meses de experiência)

8 Armador de Estrutura de Concreto (ensino fundamental completo + 6 meses de experiências)

1 Assistente de prevenção de perdas (ensino fundamental completo + 6 meses de experiências)

1 Atendente de farmácia – Balconista (curso de atendente de farmácia + ensino médio completo + 6 meses de experiência)

2 Atendente de loja e mercados PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função + laudo PCD atualizado )

1 Atendente Odontológico (ensino médio completo + experiência na função)

2 Auxiliar de Cobrança (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

4 Auxiliar de Cozinha (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Auxiliar de linha de produção (ensino médio completo + 6 meses de experiências)

2 Auxiliar de linha de produção (PCD) (ensino médio completo + 6 meses de experiências + Laudo Médico atualizado)

1 Auxiliar de logística (PCD) (ensino médio completo + 6 meses de experiência + laudo atualizado)

1 Auxiliar de Marceneiro (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Churrasqueiro (consultar demais requisitos junto ao Sine)

2 Conferente de carga e descarga (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Consultor de Vendas (ensino médio completo + 6 meses de experiências)

1 Costureiro a máquina na confecção em série (experiência de 6 meses + demais requisitos consultar junto ao Sine)

1 Cozinheiro do Restaurante (ensino médio completo + 6 meses de experiências)

2 Cozinheiro do Serviço Doméstico (ensino médio completo + 6 meses de experiências)

7 Eletricista (curso técnico em eletrotécnica + 6 meses de experiência)

1 Enfermeiro Auditor (Enfermeiro Graduado + Experiência na área)

5 Estoquista (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Estoquista PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência + laudo atualizado)

2 Faturista (ensino superior em andamento em Administração ou Contabilidade + 6 meses de experiência na função)

1 Fiscal de prevenção de perdas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

5 Garçom (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Gesseiro (6 meses de experiência + consultar requisitos junto ao Sine)

1 Impressor flexográfico (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal)

2 Jardineiro (curso fundamental + 6 meses de experiência)

1 Mecânico de automóveis (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + 6 meses de experiência)

1 Mecânico de automóveis (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + com ou sem experiência)

1 Mecânico de manutenção de Caminhão a Diesel (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + 6 meses de experiência)

1 Mecânico de suspensão (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + 6 meses de experiência)

2 Montador de móveis de madeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Montador Instalador de Acessórios (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal)

1 Motorista de Ambulância (CNH D + ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Motorista de automóveis (CNH A/B + ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Motorista de Caminhão (CNH D + ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

2 Operador de caixa (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

1 Operador de caixa PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência)

7 Operador de empilhadeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

5 Operador de Telemarketing Ativo Home Office (ensino médio completo + requisitos junto ao Sine)

1 Pasteleiro (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Pintor de Automóveis (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Recepcionista Atendente (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

2 Supervisor de vendas – Comercial (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Técnico em Farmácia (curso técnico completo em Farmácia + 6 meses de experiência)

1 Técnico em manutenção de equipamentos de informática (ensino técnico completo em Manutenção e Suporte em informática + 6 meses de experiência)

2 Vendedor em Comércio Atacadista (ensino médio completo + experiência em vendas de atacado)

3 Vendedor interno (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

2 Vendedor porta a porta (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

1 Vendedor pracista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função)

Continue Lendo

Negócios

Sine-JP disponibiliza 488 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A semana inicia com oportunidades para quem almeja ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho, na capital paraibana. O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (17), 488 novas vagas, em diferentes funções para pessoas com e sem experiência e exclusivamente para pessoas com deficiência.

Para candidatar-se a vaga, é preciso se dirigir à sede do serviço, com os documentos pessoais e comprobatórios de experiência, caso seja necessário.

A maioria das vagas são para carpinteiro e carregador em armazém, totalizando 80 delas. Os interessados devem ter experiência comprovada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Ensino Fundamental completo. Também estão disponíveis oportunidades para armador (30 vagas) e pedreiro (30 vagas), entre outros.

O setor de serviços também está com vagas abertas para atendente balconista (5 vagas) e atendente de lanchonete (6 vagas). Para quem não tem experiência comprovada na CTPS, há opções para trabalhar como auxiliar de linha de produção, entregador de gás, operador de empilhadeira, operador de telemarketing ativo, pedreiro de fachada e servente de obras.

As informações sobre todas as vagas disponíveis para a semana e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade, no endereço www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/.

Serviço – O Sine-JP fica na Avenida João Suassuna, 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Varadouro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo