Nos acompanhe

Paraíba

Professores da rede municipal da PMJP concorrem a Prêmio Nacional de Educação

Publicado

em

Três educadores da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão concorrendo ao Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Os docentes desenvolveram projetos de incentivo à leitura e respeito à diversidade.

Professora da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro dos Funcionários, na Capital, Lindalva Nunes Gouveia trabalhou para alunos do Ensino Fundamental II um projeto voltado à diversidade, tendo como base os pensamentos do antropólogo Darcy Ribeiro.

O projeto venceu a etapa estadual e está entre os concorrentes da etapa regional do prêmio. Outro trabalho representante da rede municipal da PMJP que também está na disputa regional é o projeto de contação de histórias. Voltado para os alunos do ensino infantil, a autora do projeto, Kiara Cavalcante, explicou que o trabalho buscou o desenvolvimento das crianças do berçário a conhecer novas palavras e desenvolver o sistema cognitivo a partir da participação nas atividades.

“Trabalhei com elas a dramatização das histórias, através de bonecos, materiais lúdicos. A gente trabalhou com histórias de escritores da nossa literatura, como Machado de Assis, e também eu criei as minhas próprias histórias a partir de temas trabalhados na creche. Então, a gente percebeu que as crianças melhoraram a oralidade, percepção de cores, formas e o vocabulário”, explicou Kiara Cavalcante. Ela ensina há quatro anos no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Renato Lucena Nóbrega, no Varadouro.

O outro projeto da rede municipal que concorreu ao Prêmio Professores do Brasil é o desenvolvido pela professora de artes Amanda Caline da Silva, na Escola Municipal Antonia do Socorro da Silva Machado, no Paratibe. O trabalho abordou a questão da identidade a partir dos tipos de cabelo e foi contemplado na categoria destaque.

Prêmios – A 10ª edição do prêmio e vai oferecer R$ 255 mil e tem seis categorias e três etapas de avaliação: a estadual, com 162 vencedores; a regional, com 30, e a nacional, com seis. Além disso, os professores vencedores vão ganhar viagens pelo Brasil e exterior e as escolas onde os projetos foram desenvolvidos serão contempladas com equipamentos de informática e materiais para aulas de atletismo.

Incentivos – A PMJP, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), oferece durante todo o ano formações continuadas para todos os educadores e demais profissionais da rede de educação do Município.

De acordo com o gerente de Gestão Curricular da Sedec, Gilberto Freire, são oferecidas formações gerais até atividades que trabalham temas diversos, voltados para a promoção de cultura de paz, preservação do patrimônio, robótica, xadrez, literatura de cordel e ainda o respeito à diversidade.

“Nós promovemos essas formações para todos os professores através de convênios com empresas e universidades e buscamos sempre diversificar os temas. Assim, os professores têm total liberdade para desenvolver os seus projetos e isso é o que dá o dinamismo maior a nossa rede”, frisou Gilberto Freire.

 

Continue Lendo

Paraíba

Sargento Neto recorre a Cássio para resolver impasse de Romero em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Sargento Neto (PL), em mais uma tentativa de resolver o impasse referente ao posicionamento político do deputado federal Romero Rodrigues (PSC) nas eleições deste ano em Campina Grande, se reuniu nesta segunda-feira (06/05) com o ex-senador Cássio Cunha Lima.

Entre os temas discutidos, o parlamentar uniu esforços para a reconciliação do atual prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) com Romero para que o deputado apoie o projeto de reeleição na Rainha da Borborema.

O ex-prefeito de Campina Grande também é cotado para ser o pré-candidato nas eleições pelo grupo de oposição.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (07/05), Sargento Neto deu detalhes do encontro e espera um posicionamento de Romero para os próximos dias.

“Esse impasse entre Bruno e Romero também entrou na pauta pra tentar ver se há um consenso, mas aí está naquela mesma decisão, a gente espera que nesses próximos dias possa ser feito um anúncio e Romero possa se posicionar, é isso que todo mundo está cobrando, tanto a situação como a oposição porque vem retardando também as decisões de alguns grupos e isso é muito ruim, isso não é bom para Campina Grande. Essa é a visão que nós temos”, explicou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Não temos problema nenhum com o adiamento”, diz Cida Ramos ao discordar de Jackson

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual Cida Ramos (PT) se manifestou sobre os adiamentos que a cúpula Nacional do Partido dos Trabalhadores tem aprovado para discutir e definir os rumos políticos da legenda em João Pessoa nas Eleições 2024.

Cida Ramos discorda da fala do presidente estadual da legenda, Jackson Macêdo que, por sua vez, acredita que os adiamentos prejudicam a legenda não apenas na esfera municipal como também, na estadual.

Leia também: “Essa indefinição é muito ruim para o PT”, diz Jackson sobre demora na definição dos rumos da sigla

Segundo Cida, é certo que a direção nacional está utilizando o tempo necessário para resolver impasses que alcançam não apenas João Pessoa mas, também, as cidades de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

“Não temos problema nenhum com o adiamento”, enfatiza a parlamentar que reitera ser a única concorrente oficial ao posto de representante do PT na corrida eleitoral de 2024 na Capital paraibana.

Os comentários de Cida foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (07/05).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Emerson Panta anuncia concurso com 100 vagas para criação da Guarda Civil Municipal de Santa Rita

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Santa Rita divulgou nesta segunda-feira (06), a abertura do tão aguardado concurso público para a criação da Guarda Civil Municipal. Sob a liderança do prefeito Emerson Panta, a iniciativa visa fortalecer a segurança pública no município.

O concurso oferece 100 vagas, sendo 40 para contratação imediata e 60 para cadastro reserva. Os candidatos passarão por um processo seletivo rigoroso, incluindo exame intelectual, exame médico, teste físico, investigação social e curso de formação.

As inscrições iniciam no próximo dia 15 de maio e se estendem até o dia 20 de junho. Essas e demais informações podem ser vistas no edital do concurso.

“A criação da Guarda Civil Municipal é uma medida crucial para reforçar a segurança em Santa Rita. Estamos empenhados em garantir a proteção e o bem-estar de nossos cidadãos”, afirmou Panta.

Esse é um projeto que sonhamos juntos, e hoje, estamos podendo anunciar e evidenciar a importância de levar mais qualidade para o nosso povo”, finalizou.

O Secretário Municipal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ardnildo Morais, destacou a importância do concurso: “Com a formação da Guarda Civil Municipal, teremos uma equipe dedicada e capacitada para atuar na preservação da ordem pública e na promoção da segurança em nossa cidade”.

O edital do concurso está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal de Santa Rita, e as inscrições estarão abertas a todos os interessados em contribuir para a proteção da comunidade.

Continue Lendo