Nos acompanhe

Negócios

Empresários de todo Brasil discutem projeções para o varejo em 2018

Publicado

em

Além de debates sobre as reformas estruturantes, o III Fórum Nacional do Comércio propõe discussões a respeito de inovação, sistema financeiro e a retomada do crescimento econômico

Com a perspectiva de crescimento de 2,5% no volume de vendas até o fim de 2017, empresários de todo país se reúnem durante dois dias, em Brasília, para discutir os principais gargalos do setor de comércio e serviços e o papel do varejo na retomada do crescimento econômico. Este e outros temas serão tratados no III Fórum Nacional do Comércio, evento promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, nos dias 24 e 25 de outubro, no Royal Tulip.

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o encontro com empresário, políticos e lideranças do setor é uma oportunidade para discutir os novos rumos do varejo. “A retomada gradativa da economia e o crescimento do varejo andam juntos no Brasil. Por isso é tão importante traçar estratégias e alinhar expectativas para o futuro”, destacou Honório Pinheiro.

Representando o setor que emprega 19,1% dos trabalhadores formais de todo país e responde por 47,4% do PIB nacional, a CNDL provocará um importante debate que tem impacto diretos no varejo: as reformas estruturantes. Com o tema “As Reformas Estruturadoras para um Brasil Novo”, um painel reunirá os relatores da modernização trabalhista, o deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), da reforma tributária, Carlos Hauly (PSDB/PR) e reforma previdenciária, Arthur Maia (PPS/BA).

Segundo o deputado, Luiz Carlos Hauly, a reforma será uma transformação que terá consequências positivas na vida do empresário varejista. “Com a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), o varejista terá uma grande simplificação tributária, além do benefício do Super Simples que será mantido. Com o IVA serão eliminados tributos como o ISS municipal, o ICMS o IPI, PIS/Cofins, ACID, PASEP, Salário educação o IOF e CSL. As empresas deixarão de pagar várias guias de impostos e terão um ganho extraordinário com essa simplificação, com essa proposta”, detalhou o relator.

Já para o deputado, Arthur Maia, a reforma da previdência terá como consequência a diminuição do gasto previdenciário no Brasil. “A diminuição desse percentual que hoje atinge 55% do nosso orçamento haverá de trazer uma estabilidade econômica que é extremamente positiva para o ambiente de negócios”, avaliou Maia.

Debates

O III Fórum Nacional do Comércio abordará outras três importantes discussões sobre inovação, sistema financeiro e retomada do crescimento econômico. Representantes de instituições financeiras como Banco do Nordeste, Banco do Brasil, BRB e Caixa Econômica Federal participarão do painel “O Sistema Financeiro e o Desenvolvimento do Varejo”.

Para falar sobre a inovação no ambiente do varejo, o painel “Crescendo com a Inovação”, contará com a participação do CEO da Sambatech, Gustavo Caetano, e o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino

Já as economistas-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, e do SPC Brasil, Marcela Kawauti comandarão o painel “O Setor de Comércio e Serviço e Retomada do Crescimento Econômico”.

O evento é realizado pela CNDL em parceria com a CDL/DF e conta com o apoio do Sebrae Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco de Brasília, Rede, SIPAG.

Serviço:

O que: II Fórum Nacional do Comércio

Quando: 24 e 25 de outubro

Onde: Royal Tulip, Brasília

Continue Lendo

Negócios

‘Barítono’: Lulu Santos fará show da nova turnê em João Pessoa no mês de agosto; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor e compositor Lulu Santos se apresentará com a nova turnê ‘Barítono’ no dia 10 de agosto, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa.

De volta ao Brasil, depois de estrear nos Estados Unidos, Lulu Santos trará no repertório as canções de maiores sucessos da carreira do artista e recentes lançamentos.

Dono de hits como ‘Tempos Modernos’, ‘O Último Romântico’, ‘Tudo Azul’, ‘Toda Forma de Amor’, ‘Um Certo Alguém’, ‘Assim Caminha a Humanidade’, ‘Aviso aos Navegantes’, ‘Sereia’ e ‘De Repente Califórnia’.

Os ingressos estão disponíveis compra no site da Bilheteria Digital.

Clique AQUI e confira

SHOW: LULU SANTOS – BARÍTONO – 70 ANOS
DATA: 10 DE AGOSTO DE 2024, SÁBADO
HORÁRIO: 21h00 (Portões abertos às 20h00)
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
LOCAL: TEATRO PEDRA DO REINO
ENDEREÇO: Rod. PB-008, KM 5, s/n – Polo Turístico Cabo Branco, João Pessoa/PB

Continue Lendo

Negócios

Restaurante do BA’RA Hotel terá almoço especial com valor único para o Dia das Mães

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Afeto e tradição se encontram no segundo domingo do mês de maio, quando celebra-se o Dia das Mães no Brasil. Na data especial, os restaurantes investem em menus e programações especiais para encantar as homenageadas do dia. Em João Pessoa, a trattoria Iocá Casa & Massa, localizada dentro do BA’RA Hotel, preparou uma celebração do amor e da boa gastronomia no dia 12 de maio.

Além de um menu saboroso pensado para a data, as mães presentes também receberão uma lembrança especial do momento. O almoço acontece das 12h às 16h, com valor único de R$ 98,90. “Nosso intuito é desenvolver uma atmosfera acolhedora em que as pessoas possam se sentir em casa e um dos diferenciais na nossa celebração é um brinde pensado especialmente para que elas possam levar um pedacinho do BA’RA com elas”, adiantou o chef Gustavo Acuio.

Ao chegar na trattoria, o público terá à disposição um buffet livre de saladas, antepastos e sobremesas para se servirem à vontade. Em seguida, poderão escolher entre quatro opções de pratos principais para diferentes paladares, incluindo uma opção vegetariana.

Para aqueles que preferem pratos com proteína animal, a casa oferece as seguintes sugestões: Filé Mignon com purê de amêndoas e roti de frutas vermelhas; Lombo de atum marinado, camarão e polvo em arroz negro cremoso de moqueca; ou Sobrecoxa de galinha confitada, cremoso de milho verde e molho pardo. Já a opção vegetariana inclui Pupunha grelhada na manteiga da terra, tartar de manga com crocantes de arroz e creme de parmesão.

Para finalizar o almoço especial, o público também pode se deliciar com as sobremesas originais do Iocá Casa & Massa. Estarão disponíveis à vontade as sobremesas Entremet de laranja com goiabada, Tarte de chocolate, maracujá e manjericão, e Choux com morango e especiarias.

Aberto ao público em geral, o estacionamento e Kids Club será cortesia da casa. As reservas podem ser feitas pelo telefone (83) 98234-8933.

Continue Lendo

Negócios

Grupo que comprou a Cimento Elizabeth na PB poderá ser o novo líder do mercado de cimento no Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A CSN Cimentos Brasil, empresa do grupo controlado pelo empresário Benjamin Stinbruch que, em 2021 comprou a empresa Cimento Elizabeth, localizada no município de Alhandra, na Paraíba, poderá assumir a liderança do mercado de cimento brasileiro.

De acordo com as informações divulgada pelo Estadão, a CSN deu um grande passou na quarta-feira (01/05) para a compra da InterCement, ao firmar um acordo com direito de exclusividade na negociação. A InterCement é a cimenteira da Mover Participações (ex-Camargo Corrêa), holding dos negócios dos herdeiros do empresário Sebastião Camargo (falecido em 1994). As negociações exclusivas têm prazo até 12 de julho (72 dias).

Assim, se confirmada, a aquisição pode garantir à CSN a posição de líder nas vendas de cimento no Brasil, ameaçando o domínio de décadas da Votorantim Cimentos. O negócio envolve 100% do capital da InterCement Participações, holding que controla duas fabricantes de cimento e concreto: a InterCement Brasil, com 15 fábricas no País, e a Loma Negra, dona de 9 unidades de produção na Argentina.

O negócio terá de passar, no entanto, pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que poderá exigir da CSN alguns remédios para evitar concentração de mercado. Por exemplo, a venda de algumas fábricas, principalmente nos Estados do Rio e de Minas Gerais, onde passaria a ter maioria de unidades fabris.

Com a aquisição, a cimenteira de Steinbruch poderá atingir, no mínimo, 35% do mercado brasileiro, fatia semelhante à da Votorantim Cimentos, atual líder de mercado, se não sofrer restrições do Cade. Em 2023, a CSN Cimentos alcançou 21% (com 13 milhões de toneladas vendidas), enquanto a InterCement Brasil, em terceiro lugar, obteve 14% do mercado (vendas de 8,6 milhões de toneladas).

Ao assumir a InterCement – operação dada como fato praticamente consumado com o acordo de ontem, segundo pessoas próximas das negociações -, a CSN passa a ser a número 1 no mercado de cimento da Argentina. O negócio no país vizinho é operado pela quase centenária Loma Negra, uma marca emblemática local que o então grupo Camargo Corrêa adquiriu em 2005. A empresa detém cerca de 48% das vendas de cimento: 6,42 milhões de toneladas no ano passado.

Continue Lendo