Nos acompanhe

Paraíba

Calvário: Senadora lamenta desvio na Saúde e quer transparência sobre o envolvimento de secretários

Publicado

em
Diante dos últimos fatos ocorridos na Paraíba através da operação Calvário, que investiga uma organização criminosa suspeita de desvio de dinheiro público da saúde, a senadora paraibana Daniella Ribeiro, líder do Progressistas no Senado Federal, lamentou que a situação tenha chegado a esse ponto, mas relembrou que, desde 2011, ela e outros parlamentares paraibanos alertarem o então governador Ricardo Coutinho sobre a Cruz Vermelha.
“Ainda deputada, fui à tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba para falar sobre o histórico da Cruz Vermelha, sobre a qual havia registros de irregularidades em contratos firmados em outros estados brasileiros. Também participei de audiência no Senado, à época, para discutir tais contratos. Outros colegas deputados fizeram o mesmo alerta, mas fomos ignorados pelo então chefe do Executivo estadual”, pontuou Daniella.
A senadora também destacou que, ainda em 2011, pediu uma audiência pública para discutir os pontos do contrato firmado entre a Cruz Vermelha e o Governo da Paraíba, mas nenhum representante compareceu para dar explicações. “O objetivo era mostrar claramente como esse contrato foi firmado, quais as cláusulas existentes, quanto de dinheiro seria repassado. Eram explicações não apenas para mim ou para os demais deputados, mas principalmente para o povo paraibano”, declarou.
Daniella lamentou o suposto de desvio de recursos públicos da Saúde, como apontam as investigações do Ministério Público, através do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). “Enquanto tivemos o derrame de dinheiro público por um lado, como investiga o MP, por outro tivemos paraibanos sofrendo durante os últimos oito anos com a falta de leitos no Hospital de Trauma, com a falta de remédios. Tivemos médicos denunciando falta de material de trabalho básico no Trauma, o que os obrigou a usar furadeira doméstica em cirurgias porque não havia o craniótomo. Nesse tempo que a Cruz Vermelha administrou o Trauma, o desvio de recursos custou vidas de paraibanos que morreram esperando o atendimento que não chegou. Morreram aguardando liberação de macas. Enquanto gestoras aumentavam seus patrimônios com carros de luxo blindados e casas cinematográficas, o povo paraibano foi penalizado na assistência à Saúde, sem piedade”, afirmou.
A senadora também criticou a omissão do atual governador da Paraíba, João Azevedo, diante da operação e da prisão da, agora ex-secretária, Livânia Farias. “O povo paraibano merece resposta. O governo deve explicações sobre diversos pontos, desde o fato de manter a Cruz Vermelha até o suposto envolvimento de secretários. Vamos cobrar transparência e não vamos permitir que o dinheiro público continue a ser desviado de suas finalidades específicas”, afirmou. Segundo as investigações, os desvios podem ter sido de 1,1 bilhão.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitos paraibanos participam da XXV Marcha Brasília em Defesa dos Municípios a partir desta 2ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Capital Federal, Brasília, recebe, nesta segunda-feira (20/05), prefeitos paraibanos que, unidos a outros milhares de chefes de Executivos Municipais de cidades brasileiras, participarão da XXV Marcha Brasília em Defesa dos Municípios que acontece até o dia 23 de maio de 2024 e terá foco na desoneração.

Palco de avanços e conquistas para todos os Municípios do Brasil, a Marcha é considerada o maior evento municipalista da América Latina que, nesta edição, também reúne lideranças políticas de todo o país para a discussão das pautas que interessam a toda a população.

Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a edição de 2024 conta com um andar inteiro para a discussão política, com destaque para o palco principal, em que, além das discussões a respeito de Reforma Tributária, a redistribuição dos royalties de petróleo e os desastres enfrentados pelos Municípios do país.

Assim, a Marcha trata diretamente de assuntos que influenciam no cotidiano dos cidadãos e é também um espaço para a capacitação de gestores públicos através de arenas técnicas, na programação paralela. As apresentações serão no piso técnico com cerca de 50 temas sendo debatidos em 7 salas técnicas.

Com pautas prioritárias para os Municípios, a Marcha também é um espaço para a discussão e busca pela aprovação de matérias em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que ajudam a aperfeiçoar o pacto federativo.

Continue Lendo

Paraíba

Boletim médico confirma previsão de alta para Luciano Cartaxo; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O boletim médico mais recente divulgado nesta segunda-feira (20/05) sobre o estado de saúde do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) informa que o o parlamentar segue internado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley (Unimed).

Segundo o documento, Cartaxo está num apartamento onde apresenta boa evolução e estabilidade clínica. Com perspectiva de alta hospitalar em breve.

Luciano Cartaxo foi internado neste fim de semana após fortes incômodos provocados supostamente por uma virose gastrointestinal.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Divergências na Cúpula Nacional do PT leva legenda a adiar mais uma vez decisão sobre João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presença de divergências, até o momento consideradas intransponíveis, levou a Cúpula Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) a adiar mais uma vez a decisão final sobre os rumos da sigla, em João Pessoa, nesta segunda-feira (20/05).

O adiamento foi definido na manhã desta segunda-feira (20/05), após vários outros adiamentos impostos pela Cúpula Nacional petista.

A reunião realizada na quinta-feira (16/05), foi marcada por climão, discussões e tendência à candidatura própria na Capital paraibana nas Eleições 2024 e foi realizada de modo online.

Estatuto

De acordo com informações, o próprio GTE teria ignorado o Estatuto da legenda e, mesmo após desistência pública do deputado estadual Luciano Cartaxo em relação à disputa interna para definir o nome do partido a disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), ainda o estaria considerando no páreo, fato que teria irritado a também deputada estadual Cida Ramos que seria o único nome legitimamente posto à espera da definição de uma candidatura própria da sigla.

Durante a reunião, o ponto vencido foi o de apoio ao projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), indicando assim, a tendência de lançamento de uma candidatura própria na corrida eleitoral pessoense.

O racha

O racha no PT de João Pessoa se deu pelo acirramento da disputa interna entre a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo que, desejam, respectivamente representar a legenda na corrida eleitoral ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A preço de hoje, Cida Ramos é o único nome disposto à pré-candidatura uma vez que Cartaxo renunciou oficialmente à disputa na segunda-feira (11/03) e disse que não mais se candidataria a prefeito pelo PT nas Eleições 2024.

A situação se complicou porque Cartaxo, apesar da renúncia pública e oficial, decidiu buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional para ser o nome do PT na corrida eleitoral pessoense.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho que, agora mora em Brasília, e mantém relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal. E, conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

O ex-governador Ricardo Coutinho decidiu atender ao pedido de Cartaxo e, junto com a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram, através de um ‘Manifesto’, declarar apoio público ao projeto do deputado estadual de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

Com isso, a disputa interna ficou fora de controle e carente de uma intervenção da cúpula nacional petista.

Continue Lendo