Nos acompanhe

Paraíba

Colapso: Romero reúne equipe, define medidas e assina decreto de calamidade pública

Publicado

em

O prefeito Romero Rodrigues reuniu parte de sua equipe, na manhã desta quinta-feira, 21, na Central de Abastecimento Farmacêutico, na Avenida Noujain Habbib, no Catolé. O principal objetivo do encontro de trabalho, que contou também com a participação do vice-prefeito Enivaldo Ribeiro, foi a definição de uma série de ações emergenciais, no âmbito do Município, para minimizar o problema causado pelo colapso no abastecimento d´água em Campina Grande, desde a última sexta-feira, 15.

Entre as principais medidas anunciadas pelo prefeito na reunião destaca-se a confecção de um decreto de calamidade pública no Município. Por força do instrumento legal, a Prefeitura pode adquirir bens e serviços sem as amarras burocráticas de um processo licitatório que, em média, leva 60 dias. De imediato, Romero Rodrigues autorizou a aquisição de 10 mil botijões de água, que serão distribuídos nas redes de educação, saúde e assistência social da Prefeitura.

“O objetivo é garantir, emergencialmente, água potável para a população, através das unidades escolares, de creches e CRAS”, explicou o prefeito campinense, observando que, ao mesmo tempo, determinou a contratação imediata de 30 carros-pipa para abastecimento dos setores mais críticos da cidade. Hospitais terão prioridade.

Segundo ele, embora a responsabilidade institucional e operacional seja da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a Prefeitura não se omitirá de dar sua contribuição diante da situação de caos criada pelo colapso no abastecimento.

Além dos 30 veículos contratados, a Prefeitura intensificará o trabalho nos sete carros-pipa que já possui e conseguiu, a partir do gesto de solidariedade do Exército, mais dois caminhões para reforçar a tropa de contingência. O comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, de Campina Grande, participou da reunião, na companhia do capitão Xavier, oficial responsável por esse tipo de logística.

Por força decreto assinado pelo prefeito Romero, além dos poços que pertencem à Prefeitura – dois no Parque do Povo e outros no Parque da Liberdade no Distrito dos Mecânicos -, até mesmo aqueles de caráter privado passam também a ser fontes de abastecimento para a população. “Água é um bem universal, portanto todos estão convocados a participar desse esforço”, ressaltou Romero.

Palestra em Curitiba

No início da tarde desta quinta, o prefeito Romero Rodrigues embarca para Curitiba (PR), onde participará, como palestrante-convidado, do II Congresso Mundial Smart City Expo.

Nesta sexta-feira, ele fará uma palestra no evento sobre o Projeto Minha Árvore, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). O congresso reúne seis mil profissionais de todo o Brasil e exterior, que apresentação, debaterão e projetarão iniciativas e soluções criativas para as cidades.

Mesmo com o compromisso em Curitiba, Romero deixou um comitê para gerenciar e implementar as medidas definidas na reunião com sua equipe. O vice-prefeito Enivaldo Ribeiro ficará na supervisão direta das medidas e o secretário Geraldo Nobre, da Sesuma, atua como coordenador operacional.

 

Equipe

Participaram da reunião com o prefeito os secretários Diogo Flávio Lyra Batista (Gabinete), Geraldo Nobre (Sesuma), Luzia Pinto (Saúde), Iolanda Barbosa (Educação), Fábio Agra Medeiros (Agricultura), Joab Pachêco (Finanças), o procurador geral do Município, José Mariz, e o coordenador de Comunicação, Marcos Alfredo.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo