Nos acompanhe

Paraíba

Plataforma Vamos! realiza debate na UFPB, nesta terça-feira

Publicado

em

A Frente Povo Sem Medo – Paraíba, em parceria com o Observatório de Políticas Culturais (Observacult/UFPB), tem o prazer de lhe convidar para a realização do debate “Democratização da Cultura e da Comunicação: desafios e perspectivas”, que será realizado no dia 31 de outubro (terça-feira), às 10h, na Praça da Alegria (CCHLA-UFPB).

A mesa-redonda contará com a participação do vereador do Recife, Ivan Moraes Filho, militante histórico do Direito Humano à Comunicação no estado de Pernambuco; a jornalista Janaine Aires, pesquisadora do tema Coronelismo Eletrônico (PEIC/UFRJ); o pesquisador André Antério, integrante do Observatório de Políticas Culturais (UFPB); e Natália Freire Moura, integrante do Observacult/UFPB e do Grupo de Estudos Culturais (GEC-UFPB).

Na ocasião, será lançado o livro “Sempre foi pela família: mídia e políticas no Brasil”, das pesquisadoras Janaine Aires e Suzy dos Santos, da UFRJ. Conheça o livro!

O debate abordará questões nacionais e locais para a luta pela democratização da comunicação e da cultura, avaliando os avanços conquistados e os desafios impostos pelo atual contexto político brasileiro pós-Golpe.

O debate é uma realização conectada à Plataforma Vamos, lançada nacionalmente pela Frente Povo Sem Medo, com objetivo de aglutinar propostas em níveis nacional e estadual para a construção de um programa político com ampla participação popular.

 

Veja o perfil dos/as debatedores/as:

Ivan Moraes Filho
Atualmente, é vereador do Recife pelo PSOL-PE. Com uma larga trajetória na luta pelo Direito Humano à Comunicação, Ivan Moraes foi um dos fundadores do Fórum Pernambucano de Comunicação e integrante do Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda.

Janaine Aires
A jornalista é fundadora do Observatório da Mídia Paraibana. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC/UFRJ), instituição na qual desenvolve seu doutorado pesquisando o tema Coronelismo Eletrônico. Em 2017 lançou o livro “Sempre foi pela família: mídias e políticas no Brasil”, em co-autoria com Suzy dos Santos.

André Antério
Produtor cultural, é também pesquisador vinculado ao Observatório de Políticas Culturais (UFPB) e graduando em Ciências Sociais. Recentemente, esteve a frente do primeiro mandato da Sociedade Civil na presidência do Conselho Municipal de Políticas Culturais de João Pessoa, experiência pioneira no estado da Paraíba.

Natália Freire Moura
Produtora cultural, publicitária, é também integrante do Observatório de Políticas Culturais (Observacult/UFPB) e do Grupo de Estudos Culturais
(GEC/UFPB). É membro da governança do APL de TICC e colaboradora da Escola Viva Olho do Tempo e da Revista Nordeste.

Continue Lendo

Paraíba

“Não temos problema nenhum com o adiamento”, diz Cida Ramos ao discordar de Jackson

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual Cida Ramos (PT) se manifestou sobre os adiamentos que a cúpula Nacional do Partido dos Trabalhadores tem aprovado para discutir e definir os rumos políticos da legenda em João Pessoa nas Eleições 2024.

Cida Ramos discorda da fala do presidente estadual da legenda, Jackson Macêdo que, por sua vez, acredita que os adiamentos prejudicam a legenda não apenas na esfera municipal como também, na estadual.

Leia também: “Essa indefinição é muito ruim para o PT”, diz Jackson sobre demora na definição dos rumos da sigla

Segundo Cida, é certo que a direção nacional está utilizando o tempo necessário para resolver impasses que alcançam não apenas João Pessoa mas, também, as cidades de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

“Não temos problema nenhum com o adiamento”, enfatiza a parlamentar que reitera ser a única concorrente oficial ao posto de representante do PT na corrida eleitoral de 2024 na Capital paraibana.

Os comentários de Cida foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (07/05).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Emerson Panta anuncia concurso com 100 vagas para criação da Guarda Civil Municipal de Santa Rita

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Santa Rita divulgou nesta segunda-feira (06), a abertura do tão aguardado concurso público para a criação da Guarda Civil Municipal. Sob a liderança do prefeito Emerson Panta, a iniciativa visa fortalecer a segurança pública no município.

O concurso oferece 100 vagas, sendo 40 para contratação imediata e 60 para cadastro reserva. Os candidatos passarão por um processo seletivo rigoroso, incluindo exame intelectual, exame médico, teste físico, investigação social e curso de formação.

As inscrições iniciam no próximo dia 15 de maio e se estendem até o dia 20 de junho. Essas e demais informações podem ser vistas no edital do concurso.

“A criação da Guarda Civil Municipal é uma medida crucial para reforçar a segurança em Santa Rita. Estamos empenhados em garantir a proteção e o bem-estar de nossos cidadãos”, afirmou Panta.

Esse é um projeto que sonhamos juntos, e hoje, estamos podendo anunciar e evidenciar a importância de levar mais qualidade para o nosso povo”, finalizou.

O Secretário Municipal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ardnildo Morais, destacou a importância do concurso: “Com a formação da Guarda Civil Municipal, teremos uma equipe dedicada e capacitada para atuar na preservação da ordem pública e na promoção da segurança em nossa cidade”.

O edital do concurso está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal de Santa Rita, e as inscrições estarão abertas a todos os interessados em contribuir para a proteção da comunidade.

Continue Lendo

Paraíba

Deputada defende medidas contra evasão escolar e pela alfabetização na idade certa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante a 19º Sessão Ordinária da Casa de Epitácio, na manhã desta terça-feira, 07 de maio, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), repercutiu o sucesso do lançamento do Programa ‘Pé de Meia’, na Paraíba.

A parlamentar reforçou a importância de políticas públicas eficientes, no combate à evasão escolar, principalmente, após a pandemia. “A poupança do Ensino Médio irá beneficiar, só na regional de Patos, cerca de oito mil jovens, que estão no Ensino Médio. Temos convicção de que este incentivo colherá significativos frutos, transformando o futuro e a realidade de milhares de famílias paraibanas e brasileiras”, comemorou.

O lançamento do programa Pé de Meia, ocorreu na última quinta-feira, 02 de maio, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana e do governador João Azevêdo (PSB).

Alfabetiza Mais Paraíba

Ainda na tribuna, a parlamentar sertaneja destacou um ano de implantação do programa ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, dentro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

“Na próxima quinta-feira, o governador João Azevêdo irá prestar contas e celebrar um ano de implantação deste programa, que junto com o Pé de Meia, tornam-se dois grandes programas de referência na educação paraibana. Não podemos permitir que alunos saiam do ensino fundamental e cheguem ao ensino médio, com dificuldade na leitura, compreensão de textos, e na escrita”, completou Francisca.

O Alfabetiza Mais Paraíba tem investido, desde 2023, cerca de R$ 23 milhões, em regime de colaboração com os 223 municípios paraibanos, através de atividades técnicas e estratégias pedagógicas.

Ouça o pronunciamento:

Continue Lendo