Nos acompanhe

Paraíba

Workshop esclarece mitos sobre o processo eletrônico de votação

Publicado

em

Com o apoio da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) promoveu, na sexta-feira (9), um workshop sobre a segurança do processo eletrônico de votação. O evento foi realizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB) e teve como objetivo difundir informações sobre os sistemas de controle e transparência do processo eleitoral que tornam o voto eletrônico seguro.

“Estamos aqui para levar o conhecimento do trabalho de segurança realizado pela Justiça Eleitoral para a população”, afirmou o presidente do TRE-PB, Carlos Martins Beltrão Filho. O juiz membro e diretor da EJE-PB, Antônio Carneiro de Paiva Júnior, destacou a importância da disseminação das informações fornecidas no workshop. “Falar de processo eleitoral é falar de segurança, especialmente das urnas. É importante que cada um dos participantes desse evento seja multiplicador dessas informações”, enfatizou.

O secretário de tecnologia de informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino, destacou que o Brasil tem a maior eleição informatizada do planeta, com mais de 147 milhões de eleitores, uma média de 500 mil candidatos por eleição, 500 mil urnas e uma base de dados de mais de 100 milhões de eleitores cadastrados por biometria. Ele evidenciou a segurança por trás do processo eleitoral eletrônico.

“Temos a maior eleição informatizada, extremamente segura, evidenciada por 23 anos de utilização da urna eletrônica, onde sequer existe um caso de fraude identificado. A urna dispõe de vários dispositivos de segurança, como a criptografia, as assinaturas digitais, a identificação biométrica do eleitor. O processo eleitoral é baseado em dois pilares: a segurança e a transparência. Isso faz com que nosso sistema eleitoral seja mais confiável”, enfatizou.

Mitos e verdades sobre o voto eletrônico

O projeto da urna eletrônica é de empresas privadas. MITO. O projeto de desenvolvimento da urna eletrônica é totalmente brasileiro, desenvolvido por técnicos e engenheiros do TSE. “As empresas envolvidas na realização dos projetos, as que ganham as licitações, não conseguem nem ligar a urna sem uma chave de acesso colocada por nós”, garantiu Giuseppe Dutra Janino.

Ele explicou ainda que a Justiça Eleitoral precisa chegar onde o cidadão está: “o Brasil tem cerca de 1.500 pontos de difícil acesso, por isso a urna eletrônica é preparada para resistir a diferenças de temperaturas, impacto, poeira, etc”.

É possível haquear a urna eletrônica. MITO. A urna eletrônica não está ligada a nenhum dispositivo de rede. “Ela não pode ser invadida por nenhum meio de comunicação. Ela é um dispositivo stand-alone [autossuficiente], que para ter acesso é preciso abrí-lo”, explicou.

É possível alterar os dados no momento da transmissão. MITO. No final da apuração, a urna imprime o resultado da votação naquela seção. A partir desse momento, o resultado é de conhecimento público e já pode ser verificado, pois é gerado um código bidimencional, QR code, para que o cidadão possa captar a informação de cada seção eleitoral. Quando o flash card [a memória] da urna chega no TRE com todas as informações, só o órgão tem a chave para criptografar a informação e depois divulgá-la. Assim, o cidadão pode conferir os dados da seção com os divulgados pelo TRE. “Até agora, ninguém conseguiu quebrar os dispositivos de segurança da transmissão dos dados da urna. São computados 25 mil votos por segundo. Não é possível alterar os dados no momento da transmissão”, alertou.

É possível auditar a urna eletrônica? VERDADE. Há possibilidade de verificação dos códigos e softwares. Os programas utilizados são abertos durante seis meses para a população e partidos políticos. Depois disso, ele passa por um processo de lacração, no qual é calculado o dígito verificador e vários órgãos assinam digitalmente esse programa. Toda vez que a urna é ligada, ela verifica esses códigos. “O software da urna é acessível e auditável”, garantiu.

Uma pessoa pode votar por outra? MITO. Não é possível, a partir da premissa de que não existem duas pessoas com as mesmas digitais no mundo. O sistema de biometria tem o objetivo de identificar o eleitor na seção eleitoral. O banco de dados da biometria tem mais de 100 milhões de cidadãos cadastrados. Ele que recebe a informação, mapeia as digitais, faz reconhecimento facial e verifica se existem coincidências. “Até hoje, mais de 27 mil duplicidades ou pluralidades foram identificadas. Isso mostra o quanto o sistema traz benefícios para a Justiça Eleitoral e para o país, eliminando a prática de falsidade ideológica”, avaliou.

TSE realiza teste público de segurança. VERDADE. Desde 2009, o TSE abre os sistemas utilizados no processo eleitoral para que hackers tentem quebrar por meio de planos de ataques, com o objetivo de aprimorar os dispositivos de segurança. “É uma evidência de maturidade do processo eleitoral de votação e incentivo à participação popular no processo de transparência”, destacou.

Brasil é referência mundial no processo eleitoral eletrônico? VERDADE. Atualmente, 25 países no mundo usam as urnas eletrônicas. Nos Estados Unidos, 12 estados utilizam a urna e não há a impressão do voto. “Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Havard, nos Estados Unidos, e de Sidney, na Austrália, mostrou que as eleições no Brasil possuem alto nível de integridade”, ressaltou.

Assista ao workshop na íntegra clicando aqui.

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra inspeciona prédios que vão abrigar secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa está revitalizando e recuperando alguns prédios e edificações no Centro Histórico onde irão funcionar secretarias e órgãos da administração municipal. Nesta terça-feira (21), o vice-prefeito Leo Bezerra, acompanhado do secretário de Gestão Governamental (Seggov), Diego Tavares, fez uma visita à região central da cidade para conferir de perto esse trabalho. O superintendente do Patrimônio da União na Paraíba (SPU), Giuseppe Marinho, também esteve acompanhando a agenda de visitas.

Leo Bezerra lembrou que o programa ‘Viva o Centro’, uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa, cujas ações visam impactar a região central da cidade nas áreas de economia, segurança, infraestrutura, habitação, cultura, turismo e mobilidade, está promovendo investimentos que somam R$ 400 milhões. “Estamos investindo fortemente na recuperação dos espaços e edificações do nosso Centro Histórico, que está recebendo o maior pacote de medidas da sua história. E hoje realizamos uma visita bastante produtiva no Centro, na companhia do secretário Diego Tavares, a quem agradecemos pelo compromisso e trabalho que tem realizado. Visitamos alguns prédios históricos e as ruas do bairro para planejarmos mais melhorias para nossa cidade”, afirmou.

De acordo com o secretário Diego Tavares, a Prefeitura da Capital já concluiu a reforma do Hotel Globo e tem obras em execução para reestruturar o antigo Clube Cabo Branco, na Duque de Caxias, que vai sediar a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope); e o Conventinho, que irá se transformar em Escola de Artes, Biblioteca Municipal, Galeria de Artes e ainda terá um anfiteatro e auditório.

“Essas são algumas das intervenções que se somam a outras em curso e que estão sendo tocadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, permitindo dar uma cara nova ao nosso Centro Histórico”, acrescentou.

Mobilidade urbana – Também em parceria com o Estado, a Prefeitura está investindo ainda em ações que buscam melhorar a mobilidade urbana no Centro Histórico da Capital.

Entre as ações previstas, destaque para a instalação de sinalização viária na área de todo o Centro Histórico; reforma do Terminal do Varadouro, incluindo cabines, banheiros, entre outros equipamentos que beneficiem a população; remanejamento de linhas de ônibus para a realização de embarque no Terminal de Integração, além da implantação da Zona Azul, com o edifício garagem no Mercado Central.

O Projeto ‘Vias de Acesso’ é outra linha de frente, que visa requalificar a malha viária que liga a cidade alta e a cidade baixa, com recuperação do calçamento histórico e melhorias na iluminação e na acessibilidade das calçadas.

Continue Lendo

Paraíba

Comissão de Educação da ALPB aprova nova convocação dos Secretários da Educação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta terça-feira, 21/05, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou nova convocação do Secretário Antônio Roberto de Araújo Souza e das Secretárias Executivas da pasta, as senhoras Pollyana Loreto e Maria Elizabete de Araújo.

O requerimento foi apresentado pelo deputado George Morais (União Brasil), líder da oposição na Assembleia, tendo sido aprovado pelos deputados Anderson Monteiro (MDB), Chió (Rede) e Cida Ramos (PT). O último membro titular da Comissão de Educação, deputado Chico Mendes (PSB), estava ausente da reunião.

O requerimento que torna obrigatória a presença dos gestores da educação paraibana perante a respectiva Comissão foi motivado pela necessidade de “debater o atual momento da educação no Estado da Paraíba”.

“A Comissão de Educação cumpre seu relevante papel e, nos termos regimentais, convoca os Secretários de Estado para prestar esclarecimentos e informações sobre a situação da educação paraibana, visando colaborar com a construção de soluções diante dos problemas apresentados no ensino público”, afirmou o deputado George Morais.

Caberá à Comissão fixar as novas datas para comparecimento dos Secretários de Estado, que serão ouvidos individualmente.

Clique AQUI e confira o documento

Continue Lendo

Paraíba

Instituto de Desenvolvimento Brasileiro divulga cronograma do concurso da Prefeitura de Bayeux

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) divulgou o cronograma sugestivo para o concurso da Prefeitura de Bayeux. De acordo com o cronograma, o resultado definitivo das provas objetivas será divulgado em 2 de julho, seguido pelo edital de convocação para a prova de aptidão física no dia 3 de julho, que está marcada para 21 de julho.

O resultado final do concurso deve ser anunciado em 16 de setembro de 2024, e a data da homologação ainda deve ser definida. Os candidatos devem ficar atentos às datas e prazos estabelecidos para não perderem nenhuma etapa do concurso.

Classificados

A Prefeitura de Bayeux divulgou, na última terça-feira (14), a lista de classificados no concurso público realizado pelo IDIB, banca responsável pelo certame. Ao todo, o certame teve cerca de 20 mil inscritos. Nesta segunda-feira (13), o IDIB liberou o gabarito preliminar das provas aplicadas nos dias 11 e 12 de maio.

Sobre o concurso

O concurso irá disponibilizar 568 vagas, sendo 46 destinadas a Pessoas Com Deficiência (PCD). O certame também contará com 2.845 vagas para formação de cadastro de reserva.

Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 2.500 para os níveis fundamental, médio e superior, onde os inscritos irão concorrer aos seguintes cargos: agente administrativo, agente de trânsito, assistente social, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de merendeira, auxiliar de serviços gerais, calceteiro, condutor socorrista, educador físico, eletricista, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, merendeira, monitor escolar, motorista, nutricionista, odontólogo, procurador municipal, professor a2, professor b – artes, professor b – ciências, professor b – educação física, professor b – ensino religioso, professor b – geografia, professor b – história, professor b – inglês, professor b – língua portuguesa, professor b – matemática, professor de libras, psicólogo, recepcionista, técnico de enfermagem psf, técnico de enfermagem sms e técnico de informática.

Clique AQUI e confira o documento

Continue Lendo