Nos acompanhe

Paraíba

Secretário destaca administração de Romero em ações de assentamentos em terras improdutivas

Publicado

em

Ao fazer uma avaliação das atividades agrícolas desenvolvidas   ao longo deste ano em Campina Grande, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Renato Benevides Gadelha, enalteceu a política de assentamento em terras improdutivas. Ele  destaca que as ações empreendidas nesta área pela administração do prefeito Romero Rodrigues têm proporcionado relevantes benefícios às famílias deste município que dependem do campo para sobreviver.

Dentre vários exemplos de sucesso deste trabalho, Renato Gadelha citou o assentamento denominado de “Pequeno Richard”, no Distrito de Catolé de Boa Vista (pertencente a Campina Grande), onde vivem 54 famílias, cujo cultivo da palma forrageira e do sorgo apresenta resultados satisfatórios, além da cultura de subsistência, com destaque para o feijão, milho e a fava.

O secretário da Agricultura municipal acompanhou, na última sexta-feira, 30, o trabalho de preparação da silagem de sorgo feito pelos assentados do “Pequeno Richard”, o que vai garantir a alimentação animal pelos próximos seis meses, segundo previsão dos pequenos criadores locais. Gadelha estava acompanhado do vereador Álvaro Farias, incansável colaborador do homem do campo deste município.

Com relação à produção agrícola em 2019, na modalidade agricultura de subsistência, o secretário Renato Gadelha disse que os resultados são satisfatórios em termos de colheita, graças as ações do prefeito Romero Rodrigues para melhorar a condição de vida dos agricultores, que este ano contou com um bom inverso, cujo período chuvoso se intensificou a partir de meados de junho passado.

O secretário Renato Gadelha assinalou que a Pasta da Agricultura, por recomendação expressa pelo prefeito Romero Rodrigues, preparou este ano para o plantio 1.510 hectares de solo (revolvendo a terra por meio de arado) em toda a área rural do município, principalmente nos assentamentos, dando aos  moradores dependem em muito da agricultura familiar condições para tocar suas lavouras.

“No começo do preparo da terra, em maio, chegamos a pensar que estávamos perdendo tempo e combustível, devido à falta de chuvas. Entretanto, a partir de junho o quadro climático mudou para melhor e, agora, estamos colhendo o que plantamos”, comemorou o Renato Gadelha.

“As dificuldades sempre vão existir, mas as condições de vida dessa gente melhorou substancialmente, a partir da chega de Romero Rodrigues na Prefeitura de Campina Grande, observou o vereador Álvaro Farias. Segundo ele, este quadro tende a melhor cada vez mais, por entender que, o fato o secretário Renato Gadelha se identificado com a vida do campo, faz toda a diferença.

Ao final da visita ao “Pequeno Richard”, o secretário Renato Gadelha reforçou o seu propósito de implantar programas que gerem, efetivamente, renda para as famílias agricultoras, relembrando o projeto agroflorestal que vem sendo discutido em parceria com Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regulação Fundiária (EMPAER) e Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

No primeiro momento, este Projeto deverá beneficiar as áreas rurais dos Distritos de Catolé e de São José da Mata.

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo

Paraíba

Região central de João Pessoa passará a ser monitorada por 85 câmeras de segurança; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A região central de João Pessoa vai ganhar ao menos 85 (oitenta e cinco) câmeras de monitoramento e a instalação de batalhões e delegacias, a exemplo da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância, a Delegacia de Combate a Crimes Homofóbicos, a Delegacia da Mulher da Zona Norte e o Batalhão de Trânsito.

Também como forma de valorização cultural e arquitetônica do Centro Histórico, a sede Grupo de Operações Especiais (GOE), localizada na Avenida Almirante Barroso, vai ser reformada.

O Centro Histórico também vai abrigar delegacias e serviços fornecidos pela Polícia Civil da Paraíba (PC-PB). A mudança de algumas seções da Cidade da Polícia, hoje localizada no Geisel, para a área central de João Pessoa foi anunciada pelo Governo do Estado da Paraíba em janeiro deste ano. O equipamento vai ser instalado no prédio da antiga Codata, localizado na Rua Barão do Triunfo, Centro da cidade.

Continue Lendo