Nos acompanhe

Paraíba

Ministério Público pede investigação federal da Operação Gabarito

Publicado

em

O promotor de Justiça Arlan Costa Barbosa, responsável pela denúncia dos investigados na Operação Gabarito, que investiga um grupo suspeito de fraudar pelo menos 98 concursos, deu um parecer pedindo que a Justiça Federal investigue os casos. O pedido foi protocolarizado na 4ª Vara Criminal de João Pessoa na terça-feira (7), exatos seis meses depois da deflagração da primeira fase da operação, informa reportagem do G1.

DELEGADO CONTA DETALHES DA OPERAÇÃO

Segundo o promotor, o pedido de declínio de competência da Justiça Estadual se deve pelo fato de que existem vários concursos à nível federal que teriam sido fraudados pela organização criminosa.

“Na denúncia inicial, as informações eram de que o grupo estaria atuando nos concursos do Ministério Público do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Bayeux, porém com a análise do material enviado pela polícia e com o depoimento dos investigados, ficou claro que a organização era muito maior do que se esperava e que atuavam em muito mais concursos do que os que estavam na denúncia”, explica o promotor.

Anotação apreendida pela Polícia Civil na 1ª fase mostra concursos que grupo planejava fraudar em 2017 (Foto: Reprodução/Relatório da Polícia Civil) Anotação apreendida pela Polícia Civil na 1ª fase mostra concursos que grupo planejava fraudar em 2017 (Foto: Reprodução/Relatório da Polícia Civil)

A Operação Gabarito foi deflagrada no dia 7 de maio e desarticulou uma organização criminosa tratada como “empresa” pelos mais de 82 suspeitos envolvidos, sendo 31 já presos pela polícia. O grupo é suspeito de fraudar concursos em pelo menos 15 estados, e aprovar mais de 500 pessoas, movimentando mais de R$ 29 milhões em 12 anos de atuação.

Ainda de acordo com Arlan Costa, a possibilidade de desmembramento da investigação deve ser descartada uma vez que há uma conexão probatória de que os investigados fazem parte de um grupo maior com atuação interestadual.

Para o advogado Iarley Maia, que faz parte da defesa de um dos suspeitos investigados, o pedido de federalização da investigação já havia sido feito por vários outros advogados dos suspeitos. “É um parecer óbvio, uma vez que se tem concursos a nível federal com suposta fraude, a Justiça Federal é quem tem competência para estes casos”, explica.

O delegado Lucas Sá, da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, que é responsável pelo caso, avalia que o parecer pode prejudicar as investigações.

“No caso da transferência da operação para a esfera federal, o processo vai ser analisado novamente, desde o início, e provavelmente muitos dos suspeitos que já estão presos podem ser soltos. O mais grave disso tudo é que além destes presos, existem outros investigados que nunca tiveram a prisão decretada e que podem estar atuando fraudando concursos recentes”, diz.

Continue Lendo

Paraíba

Educação: “Manobra ardilosa”, diz deputado sobre dispensa de convocação de secretários pela ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual George Morais (Unão) criticou duramente, nesta quarta-feira (08/05), a aprovação de um Requerimento que dispensa a convocação secretários pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Morais afirma que, diferentemente do que foi dito, não existe sequer sugestão de transformação de convocação em convite.

Uma fuga. Uma manobra ardilosa“, frisou o parlamentar que, garantiu, irá representar a secretaria perante o Ministério Público Estadual (MPE) para que haja punição de representantes da Pasta por crime de responsabilidade pelo desrespeito à Casa Legislativa.

Leia também: Tangente: ALPB aprova requerimento e desobriga participação de secretários de Educação em sabatina

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

ALPB concede título de cidadão paraibano ao jornalista Danilo Alves

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (7), sessão especial para conceder o título de Cidadania Paraibana ao Jornalista Danilo Miranda de Medeiros Alves. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Anderson Monteiro, que destacou a contribuição que o jornalista dá ao estado com o seu trabalho.

Anderson Monteiro também expressou a satisfação ao propor o título de cidadão para Danilo Alves. “A Paraíba se envaidece, se engrandece com esses filhos adotivos, vamos dizer assim, que vêm ao nosso Estado para nos orgulhar. E é muito bom. Eu cito aqui, o trabalho que ele fazia no calendário do Jornal da TV Cabo Branco, um trabalho de cobrança, de você ir e ver como é que estão as obras públicas, estabelecer um calendário e voltar ali depois de três meses para ver se foi entregue. Enfim, um trabalho brilhante. A Paraíba reconhece o trabalho dele e hoje a Assembleia Legislativa tem esse momento muito feliz de fazer esse reconhecimento”, ressaltou o parlamentar.

O vice-prefeito Léo Bezerra elogiou a ALPB pelo título concedido e enfatizou a relevância desse momento para todos os paraibanos. “É o reconhecimento de um trabalho de um jovem que veio à Paraíba para mostrar o seu potencial, e é isso que ele tem feito no decorrer da sua vida. Então, eu fico muito feliz hoje, representando a prefeitura do município, estar ao lado dele, representando e agradecendo a Assembleia pelo título tão importante, porque eu tenho certeza que vai ficar na história, não só de Danilo, mas de todos os paraibanos”, destacou.

O jornalista Danilo Alves disse estar muito grato por receber o título de cidadão paraibano e destacou o acolhimento e a paixão que sente pela Paraíba, desde que chegou em 2007 para estudar jornalismo em Campina Grande.

“Eu estou muito feliz, muito grato por esse título. É muito fácil você se encantar pela Paraíba, você se apaixonar pela Paraíba por tudo que ela tem, desde suas belezas naturais, a sua história, mas principalmente pelo povo paraibano. Eu sempre me senti muito acolhido, muito abraçado, muito acarinhado e pra quem é de fora, pra quem vem de longe ou nem tão longe, sabe o quanto é difícil você sair de casa, você ficar longe da família, longe daquelas pessoas que passaram a vida cuidando de você e fazendo você crescer. Meu sentimento é de gratidão”, ratificou o homenageado.

A mãe de Danilo Alves, Livalda Miranda, agradeceu aos parlamentares da Casa pela homenagem. “Eu estou muito emocionada e agradecida, porque o povo paraibano é a família do meu filho, muito querido, muito acolhido aqui nesta terra. Agradeço essa bela homenagem, pois Danilo sempre estudou aqui, teve uma trajetória aqui, e continuou trabalhando e criou esse vínculo familiar, de tanto carinho, de tanto amor e acolhimento ao povo paraibano”, disse.

Estavam presentes compondo a mesa o presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API) e Diretor de Comunicação da ALPB, Marcos Wéric, o advogado e colunista Inaldo Dantas, o representante Comercial da TV Cabo Branco, Paulo Eduardo, e o professor Gilson Solto Maior.

SOBRE O HOMENAGEADO

Danilo Miranda de Medeiros Alves, nasceu em 24 de setembro de 1988 na cidade de Recife, Pernambuco. É filho de João Marcelo Alves e Livalda Miranda de Medeiros Alves. Em 2006 foi aprovado no vestibular para o Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Em 2011 concluiu o curso, logo foi contratado pela TV Tambaú, afiliada SBT em João Pessoa, como repórter. Ficou na emissora até 2013, quando convidado a integrar a equipe de jornalistas da Rede Paraíba de Comunicação.

De volta a Campina Grande, realizou o sonho de apresentar (como substituto) o Globo Esporte (programa que era apaixonado desde criança). Em 2016 veio a chance de voltar para a capital, desta vez na TV Cabo Branco, onde à frente do Calendário JPB, se aproximou ainda mais da comunidade. Em outubro de 2019, assumiu o comando o JPB1, um dos telejornais mais importantes do estado.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta terça-feira (7), em Brasília, com o secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, ocasião em que pleiteou investimentos em obras de segurança hídrica.

Dentre as pautas apresentadas pelo gestor estadual estão a assinatura de termo de compromisso para abertura de licitação das obras das adutoras do Brejo, que atenderá as populações das cidades de Esperança, Remígio, Arara e Areia; e de Campina Grande, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); a destinação de recursos para a conclusão da 2ª etapa do canal Acauã-Araçagi e aprovação do plano de trabalho do 3º lote; e a ampliação do sistema de abastecimento de água nos municípios de Solânea e Bananeiras.

“São obras extremamente importantes para a população dessas regiões do estado, que se somam aos investimentos que estamos fazendo que superam R$ 2 bilhões em segurança hídrica, a exemplo das adutoras do Cariri e Curimataú. Nossa gestão tem tido um foco especial nessa área e temos contado com a parceria do governo federal para assegurarmos a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, frisou o chefe do Executivo estadual.

Também participaram da reunião Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Wilson Santiago (secretário da Representação Institucional), Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).

Continue Lendo