Nos acompanhe

Paraíba

“Não basta a prisão de Ricardo Coutinho, queremos a renúncia e prisão de João Azevedo”, diz Wallber

Publicado

em

Ao comentar nesta sexta-feira (20) a prisão do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), o deputado estadual Wallber Virgolino disse que de agora em diante os paraibanos devem cobrar a renúncia e prisão do governador João Azevedo (sem partido). “Acho que o momento da retrospectiva 2019, passamos muito tempo tentando evitar uma reforma da previdência maléfica ao servidor público, mas na verdade, o governo que tanto queria essa reforma, deveria na verdade fazer uma reforma em sua consciência”, disparou.

Para o deputado Wallber Virgolino, o governo de João Azevedo nasceu errado e morrerá contaminado. “Nessa retrospectiva, fui um dos homens dessa Paraíba que mais lutou contra a corrupção, que mais cobrou o resultado da Operação Calvário, a prisão de Ricardo Coutinho e da gang dele, mas agora vou além, não queremos apenas a prisão de Ricardo Coutinho, queremos a renúncia e prisão do governador João Azevedo”, afirmou o parlamentar.

Ao defender a prisão de João Azevedo, Wallber Virgolino elencou uma série de possíveis crimes cometidos pelo chefe do executivo estadual. “Comete o crime de associação criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro, não só aquele que na maioria dos atos se beneficiou, mas aqueles que também ajudaram a materializar estes crimes”, explicou o deputado que também é delegado de polícia. “Esperamos que o “Juízo Final”, não seja o fim da Operação Calvário, mas que venha a Operação Apocalipse, para que todos os envolvidos em corrupção na Paraíba paguem pelos crimes cometidos”, concluiu.

Dia estadual do Combate à Corrupção

Wallber Virgolino apresentou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 1.444/2019, criando no dia 17 de dezembro o dia estadual do combate à Corrupção no Estado da Paraíba.

Ricardo ficará preso no Presídio de Mangabeira, em João Pessoa

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) teve a prisão preventiva mantida em audiência de custódia realizada na manhã desta sexta-feira (20) na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa. O juiz Adilson Fabrício decidiu que Ricardo deve ser transferido para a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, no bairro de Mangabeira, na capital paraibana, onde também estão os demais presos na sétima fase da Operação Calvário com prerrogativa de prisão especial.

O presidiário Ricardo Coutinho foi preso no fim da noite da quinta-feira (19) após desembarcar no aeroporto do estado do Rio Grande do Norte, ao retornar de viagem à Europa, e trazido em seguida para o estado da Paraíba. O político é apontado nas investigações da Operação Calvário de comandar organização criminosas que desviou bilhões na saúde e educação da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo