Nos acompanhe

Paraíba

Arthur Cunha Lima integra comissão que validará itens de autoavaliação do TCE-GO

Publicado

em

O conselheiro Arthur Cunha Lima, entre os dias 9 e 11 de outubro, integra a comissão de representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para avaliar as atividades do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). A comissão vai verificar os itens do Questionário de Autoavaliação respondido pelo TCE-GO.

A comissão é composta pelos conselheiros Arthur Paredes Cunha Lima (TCE-PB) e Itacir Todero (TCE-CE), e pelo auditor José Luciano de Souza Andrade (TCE-PB). O grupo começou os trabalhos na manhã desta segunda- feira (09), visitando o gabinete da presidência, a Secretaria de Controle Externo e o Instituto Leopoldo de Bulhões. A conselheira do TCE-GO Carla Santillo, a diretora de Planejamento Gleice de Mello Prates e os secretários Administrativo e de Controle Externo Cássio Rezende e Adriana Moraes acompanharam os membros da comissão.

Após a visita, Arthur Cunha Lima elogiou a corte. “ Notamos que o TCE-GO está avançando e que a equipe está comprometida com o constante aprimoramento”, disse.

Depois, o grupo se reuniu para analisar as evidências elencadas pelo Tribunal, sendo que os primeiros itens em cheque são relativos à Secretaria de Controle Externo.

A vistoria em curso faz parte do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), índice estabelecido pela Atricon no intuito de fortalecer o sistema nacional de controle externo e contribuir para que os TCs atuem de maneira harmônica e uniforme, aprimorando a qualidade e agilidade das auditorias e dos julgamentos. O objetivo é valorizar o controle social e oferecer serviços de excelência a partir de um padrão de fácil verificação e confirmação. A ferramenta é parte do Projeto Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC) e viabiliza medir o desempenho dos TCs comparativamente às boas práticas internacionais e diretrizes estabelecidas pela Atricon.

Continue Lendo

Paraíba

Municípios sertanejos discutem Sistema de Informação para a Infância e Adolescência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Jarques Lucio, de São Bento, município localizado no Alto Sertão paraibano, realizou uma reunião com representantes de outros municípios da mesma Região para discutir melhorias no Sipia-CT (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar), através do Codemp (Consórcio de Municípios do Médio Piranhas).

O encontro aconteceu na Escola Municipal Dr. Jarques da Silva e contou, inclusive, com capacitações presenciais com participação da gestão municipal, do Codemp, de conselheiros tutelares de todos os municípios integrantes da 8ª região socioassistencial, dentre outros.

“Foi um dia muito importante para São Bento. Todos juntos pelo nosso território”, registrou Jarques.

Sipia-CT

O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (Sipia-CT) é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

A base do Sipia-CT é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

Confira imagens:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Dr. Jarques (@drjarques)

Continue Lendo

Paraíba

Na Tribuna da Câmara, Cabo Gilberto cobra ações efetivas do Governo no combate ao crime na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) foi à Tribuna da Câmara Federal cobrar do Governo da Paraíba o cumprimento de promessas de campanha em relação à melhorias das condições de trabalho e salariais para os trabalhadores do setor da Segurança Pública paraibana e ao combate do aumento da criminalidade em território paraibano.

Cabo Gilberto afirmou durante o seu discurso que o governador João Azevêdo (PSB) “não atende o clamor da sociedade” e “fica fazendo cara de paisagem como se nada acontecesse” enquanto não honra as promessas que ele mesmo fez.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Raniery Paulino passa a integrar o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado estadual e atual primeiro suplente de deputado federal pelo Republicanos, Raniery Paulino, aceitou e já assumiu um cargo no Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), em Brasília.

Raniery, que deve ser beneficiado com o cumprimento de um acordo feito com a cúpula do seu partido pouco antes das Eleições 2022, assumindo também o mandato na Câmara como deputado federal, revelou que a conquista do cargo junto ao Confea se deu por reconhecimento de seus esforços e não por indicação política, uma vez que sempre trabalhou muito em defesa dos integrantes de categorias como a da Engenharia.

Através das redes sociais, o guarabirense, que já está em Brasília dando expediente desde a segunda-feira (06/02), agradeceu ao Confea pela confiança depositada em seu trabalho e renovou, na mesma ocasião, a sua disposição para a construção de uma sociedade melhor.

“Obrigado a imprensa paraibana pelos inúmeros registros da nova missão que assumi. Agradeço ao Confea a confiança na minha força de trabalho. Sempre defendi a valorização das categorias profissionais, com CREA-PB [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba] firmamos muitas parcerias exitosas, como a Lei de minha autoria que instituiu o BIM (Building Information Modeling). Renovo minha disposição para construirmos uma sociedade melhor, especialmente para as futuras gerações”, disse Raniery.

Continue Lendo