Nos acompanhe

Paraíba

Ricardo acompanha a retomada das obras da Avenida Perimetral Sul

Publicado

em

O governador Ricardo Coutinho acompanhou, na segunda-feira (16), a retomada das obras da Avenida Perimetral Sul que vai beneficiar cerca de 300 mil pessoas e está recebendo mais de R$ 18 milhões de investimentos, com recursos do Tesouro Estadual. A obra havia sido embargada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, sob a alegação de que o Governo do Estado não tinha documentos como Licença de Instalação da Obra e Certidão de Autorização, argumentação que não se sustentou já que toda a documentação que atesta a regularidade das obras foi apresentada.

Na oportunidade, o governador Ricardo Coutinho ressaltou que a obra de mobilidade urbana está sendo feita para melhorar a vida dos moradores da Grande João Pessoa interligando a BR-101 até a PB-008. “A obra não vai parar, estamos dando continuidade e a Perimetral Sul será concluída no início do próximo ano. É uma via fundamental de escoamento do trânsito na Capital e não pode ser motivo de disputas partidárias. Tivemos problemas com a primeira empresa, fizemos uma nova licitação e ampliamos a extensão da obra que segue seu ritmo. A Perimetral Sul vai facilitar a vida de cerca de 300 mil pessoas, sendo uma obra estratégica para a região metropolitana, trazendo mobilidade urbana e desenvolvimento para esta área”, observou.

Ricardo Coutinho também destacou que o Governo do Estado é responsável pelas grandes obras de mobilidade urbana feitas na cidade de João Pessoa, a exemplo do Trevo das Mangabeiras e do Viaduto do Geisel. “O Governo fez as maiores obras de mobilidade urbana da Capital, dessa forma, estamos proporcionando mais qualidade de vida para o povo e gerando empregos através das nossas obras”, concluiu.
A Perimetral Sul compreende uma extensão de 12,6 km que começa nas proximidades da Gráfica Santa Marta, na BR-101, e prossegue pelo bairro Gervásio Maia/Colinas do Sul/Valentina de Figueiredo/Muçumagro/entroncamento com a PB-008. A obra está prevista para ser concluída em fevereiro de 2018.

Para o diretor de operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Armando Marinho, a ação vai facilitar o trânsito na área, que deve ter um fluxo médio de 5 mil veículos por dia. “Retomamos a obra aqui na Perimetral Sul com todo vigor e em ritmo acelerado para que possamos entregá-la em curto prazo, beneficiando a população pessoense”, frisou.
“Essa é uma obra de grande dimensão do Governo do Estado e que será, sem dúvida, uma das avenidas mais belas da nossa capital. A Perimetral Sul vai ter uma enorme relevância para a mobilidade urbana em João Pessoa”, afirmou o deputado estadual Hervázio Bezerra.

Até ciclofaixa – O local passa por pavimentação asfáltica, adequação do alinhamento de ruas, complementação e melhoramento do sistema de drenagem de águas pluviais e subterrâneas, padronização de calçadas laterais, implantação de paradas de ônibus, sinalização e iluminação ornamental. Também está sendo projetada a implantação de uma ciclofaixa ao longo da avenida.

A auxiliar de serviços gerais Ingrid Alves é moradora do Gervásio Maia e comentou que o local era cheio de buracos e constantemente os ônibus quebravam no percurso. “Hoje já está melhorando porque o asfalto está chegando. Mas antes era uma dificuldade, porque demorava demais para o ônibus passar e como o motorista tinha que ir devagar, a gente chegava atrasada no trabalho. Estou torcendo para que a Perimetral Sul fique pronta logo”, falou.

“Essa obra vai acabar com o sufoco que a gente passa diariamente. Aqui é ruim até mesmo para socorrer uma pessoa doente, porque a ambulância não pode correr por causa dos buracos. A Perimetral vai ser um presente para os moradores dessa região”, disse a dona de casa Icilma Cristina.

Continue Lendo

Paraíba

Aliado de Cícero admite abandonar projeto para apoiar pastor Sérgio na disputa pela PMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Coronel Sobreira (MDB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), admitiu, nesta quinta-feira (22/02), a possibilidade de abandonar o projeto de apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), migrar para o Partido Novo e apoiar o pastor Sérgio Queiroz, caso ele resolva entrar na disputa pelo comando da Prefeitura Municipal nas Eleições 2024.

Sobreira adiantou que deverá participar da consulta interna na Cidade Viva e dirá “sim” à iniciativa da pré-candidatura de Queiroz a prefeito da Capital paraibana.

O MDB, na CMJP, conta atualmente com uma bancada formada, ao todo, por três vereadores que fazem parte da base aliada de Cícero: Coronel Sobreira, Marcelo da Torre e Mikika Leitão. Sobreira, no entanto, aparentemente por identidade religiosa, se mostrou eufórico com a possibilidade de ter um evangélico à frente da Administração Pública Municipal pessoense.

Os comentários do vereador foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (22/02).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: MDB segue ‘sem rumo’ na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do MDB, senador Veneziano Vital do Rêgo, afirmou nesta quinta-feira (22/02) que o rumo da legenda com vistas às Eleições 2024 ainda não está definido.

Segundo Veneziano, não há uma data marcada, mas, uma reunião deve ser realizada até meados do próximo mês de março.

O senador assegurou, porém, que não há razão para precipitação.

Os comentários de Veneziano foram registrados no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, de João Pessoa, nesta quinta-feira (22/02).

Confira o áudio:

 

Obstáculo

O vereador Marcelo da Torre (MDB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em entrevista recente, afirmou que tanto dele como os vereadores Mikika Leitão e Coronel Sobreira faziam coro junto à torcida dos que querem que o MDB permaneça ao lado da gestão do prefeito Cícero Lucena (PP).

Leia também: Emedebista ameaça deixar partido caso Veneziano não formalize apoio à reeleição de Cícero

Marcelo chegou a afirmar que caso o apoio político ao prefeito de João Pessoa não seja confirmado por Veneziano, uma “debandada” poderia ser registrada na legenda em João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador apresenta Projeto de Lei para multar usuários de drogas em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador bolsonarista, Tarcísio Jardim (PL), apresentou um Projeto de Lei (PL) que prevê aplicação de multa aos usuários de drogas em João Pessoa, Capital paraibana.

O PL nº 1631/2024, apresentado na terça-feira (20/02), e que “Institui sanções administrativas a serem aplicadas pelo Município às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos fazendo uso de drogas ilícitas, e dá outras providências” é, porém, similar ao apresentado no dia 29 de janeiro de 2024, pelo deputado estadual bolsonarista Wallber Virgolino (PL), que “Dispõe sobre as sanções administrativas aplicadas às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos fazendo uso de drogas ilícitas em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no âmbito do Estado da Paraíba“.

As iniciativas, porém, são avaliadas por especialistas como inconstitucionais uma vez que a Lei de Drogas (11.343/2006) já trata a questão em âmbito federal, também em desfavor de “quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar“, como diz o “Art. 28.“, prevendo, inclusive, multa, não cabendo, portanto, aos municípios legislar sobre o tema.

Clique aqui e confira a íntegra do PL apresentado por Tarcísio Jardim em 20 de fevereiro de 2024.

Clique aqui e confira a íntegra do PL apresentado por Wallber Virgolino em 29 janeiro de 2024.

Clique aqui e confira a íntegra da Lei Federal em vigor desde 23 de agosto de 2006.

O vereador argumenta que a iniciativa é uma “tendência que já vem ao redor do país“.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo