Nos acompanhe

Paraíba

Matança de gatos na UFPB continua e já são mais de 60 animais mortos

Publicado

em

Em nove meses, mais de 60 gatos foram mortos no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, por envenenamento. A informação é da Comissão de Direito e Bem Estar Animal (CDBA) da instituição que acompanha os casos. A frequência mais acentuada de mortes, segundo a entidade, vem ocorrendo desde fevereiro e só de julho a setembro foram 30 gatos assassinados.

De acordo com o professor e vice-presidente da CDBA, Francisco Garcia Figueiredo, todos os gatos morreram em decorrência de envenenamento por ‘chumbinho’, que é um inseticida agrícola utilizado clandestinamente como raticida. “De julho a setembro foram pelo menos 30 gatos envenenados. Os casos aconteceram nas imediações do CCTA (Centro de Comunicação, Turismo e Artes) da mesma forma que as 23 mortes ocorridas em fevereiro. Então, supostamente a mesma pessoa continua matando os gatos que vivem na UFPB e ainda não se conseguiu identificar o criminoso”, disse o professor.

O professor criticou a falta de interesse da UFPB em combater a prática de envenenamento e maus tratos contra cães e gatos bem como o constante abandono desses animais na instituição. “A gente denuncia os casos à polícia para que sejam investigados e acompanhamos, tanto pela Comissão quanto pela OAB. Mas, infelizmente, a universidade não tem tomado nenhuma medida definitiva quanto a isso”, disse Francisco Garcia.

Segundo professor, no último dia 13 foram 13 animais abandonados, sendo seis cães e sete gatos. Outra situação que configura maus tratos aos cães e gatos que vivem na instituição é a proibição da direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas em não permitir que servidores e alunos alimentem os animais que ficam no local. “Nós tomamos conhecimento dessa situação no CCTA e é uma determinação completamente equivocada. Esses animais já sofreram maus tratos quando foram abandonados na universidade e sofrerão mais se não tiverem comida e água para sobreviver. Quem alimenta esses cães e gatos age de boa vontade”, disse ao Jornal Correio.

Para os estudantes, a presença dos felinos não é um problema. “Eles não me trazem problemas”, comentou o aluno do curso de Administração, Isaías Alves

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo