Nos acompanhe

Negócios

Universidade desenvolve motor a etanol com mesmo consumo de motores à gasolina

Publicado

em

Após 14 anos de estudo, pesquisadores da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – conseguiram acabar com o conceito que o etanol consome 30% a mais em relação à gasolina graças às modificações no sistema de combustão do motor. A nova tecnologia será apresentada no “IV Seminário Sobre Etanol Eficiente” realizado pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética no dia 25 de outubro, em Jundiaí

O motor movido a etanol com eficiência igual a do diesel e consumo de combustível inferior ao da gasolina acaba de ser desenvolvido por pesquisadores da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo acaba de ser concluído e prova que esta tecnologia pode facilmente ser adaptada em automóveis de pequeno e grande portes no país desde que haja interesse dos órgãos públicos e privados.

A viabilidade do motor movido a etanol será apresentada durante o “IV Seminário Sobre Etanol Eficiente”, organizado pelo INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética -, que será realizado no dia 25 de outubro, no Tech Center Mahle (Rodovia Anhanguera, sentido interior-capital, Km 49,7), das 8h30 às 17h, em Jundiaí (SP). O programa completo do evento e as inscrições estão disponíveis no site www.inee.org.br.

A pesquisa em laboratório, desenvolvida sob a coordenação do professor e engenheiro mecânico José Guilherme Coelho Baêta, do Centro de Tecnologia da Mobilidade da UFMG e palestrante no Seminário, resultou na criação de um motor 1.0, de 185 cavalos de potência e movido a etanol com eficiência superior aos movidos a gasolina e equivalente, em eficiência, aos que utilizam diesel. O estudo acaba com o conceito de que o etanol consome 30% a mais se comprado a gasolina. “O etanol sempre superou a gasolina em termos de eficiência energética. A novidade aqui é a paridade de consumo de combustível”, explica o professor.

Depois de 14 anos de estudos em busca de tornar o uso do etanol mais viável, pela primeira vez os pesquisadores conseguiram atingir o máximo de sua eficiência, inclusive superando os demais combustíveis. Os pesquisadores modificaram todo o sistema de combustão do motor e reduziram o tamanho da câmara de combustível para facilitar a queima do etanol com cargas elevadas.

O professor Baêta explica que o combustível fóssil tem uma vida útil pequena, de 40 anos, aproximadamente, e que no futuro não será possível depender só de sistemas elétricos. Por isso, é preciso desenvolver tecnologia a partir do uso de matrizes energéticas renováveis. “Cerca de 45% da matriz energética de combustível no Brasil vem de fontes renováveis, enquanto que em outros lugares do mundo este índice gira entorno de 11%. Isso significa que temos condições de sermos autossuficientes, adaptados à realidade do clima tropical”, compara.

Falta de incentivo
Desde o Proálcool – Programa Nacional do Álcool -, financiado pelo Governo Federal entre as décadas de 1970 e 1990 para substituir o petróleo por álcool combustível (termo usado para o etanol na época), não se investiu mais em larga escala em estudos e no desenvolvimento de tecnologias em projetos envolvendo o motor a etanol. O desinteresse das indústrias e universidades contribuíram para que o setor automobilístico brasileiro não se modernizasse de acordo com o potencial energético, tornando-se cada vez mais dependente da tecnologia estrangeira.

Como cada região do planeta dispõe de matrizes energéticas diferentes, as tecnologias desenvolvidas também são diferentes para adaptá-las. Segundo o professor Baêta, as montadoras da frota brasileira são multinacionais e as tecnologias dos veículos são trazidas de fora, desenvolvidas de acordo com os recursos energéticos estrangeiros e não com os renováveis que o Brasil dispõe.

“Ficamos atrasados no desenvolvimento de tecnologias nacionais e isso é uma ignorância do mercado, que não valoriza o que é daqui. Precisamos quebrar paradigmas e deixar de exportar nossas riquezas como matéria prima e, sim, exportar produtos já transformados aqui”, conclui o professor.

Seminário
O seminário discute ainda a utilização do etanol na frota da agroindústria brasileira, visando a redução de custos e de impactos ambientais, a utilização de tecnologias variadas e os desafios e perspectivas de uso do Certificado de Redução de Emissões (CRE) que será criado pelo programa RenovaBio.

Continue Lendo

Negócios

Conheça 5 benefícios do chá gelado aprenda a prepará-lo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Conhecido por seus diversos benefícios à saúde física e mental, o chá tem alcançado amantes por todo o mundo. No Brasil, o consumo da bebida cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial que obteve aumento de 13%, segundo dados da consultoria Euromonitor Internacional. Na Tea Shop João Pessoa, é possível encontrar mais de cem mesclas para consumo de chá frio e quente e consultoras  preparadas para orientar e recomendar o blend ideal para a necessidade e paladar de cada cliente.
Com clima tropical e temperaturas altas, o chá gelado que ganha cada vez mais espaço na rotina das pessoas. Saborosos, refrescantes e pouco calóricos, ele cai bem nesta época do ano.
Confira alguns benefícios da bebida:
1 – Refrescam o corpo: A sensação de frescor e diminuição da nossa temperatura corporal contribuem para o bem-estar e alívio do corpo, nos mantendo ativos por mais tempo.
2 – Facilitam a hidratação: Às vezes, pode ser um desafio beber a quantidade ideal de água todos os dias. Por isso, o chá pode ser um  aliado, já que fornece sais minerais e nutrientes.
3 – Auxiliam na dieta: Além de pouco calóricos, os chás são diuréticos e podem ser 100% naturais, trazendo os benefícios das frutas e ervas in natura. O chá oolong, por exemplo, é conhecido por suas propriedades digestivas enquanto o chá verde ajuda na sensação de desinchaço.
4 – São opções saudáveis para as crianças e idosos: Os chás gelados, por serem saborosos, refrescantes e aromáticos, podem substituir bebidas industrializadas, como refrigerantes e sucos de caixinha. Além disso, quando escolhemos chás premium, temos certeza que a mescla não terá adição de açúcar e conservantes – sendo uma alternativa saudável para a lancheira dos pequenos.
5 – Combinam com drinks e receitas refrescantes: Seja fazendo um sorvete, um smoothie, um drink ou um soft drink, os chás trazem sabor para as receitas sem adição de calorias, além de facilitar o preparo.
Aprenda a preparar:
Escolha o tipo de chá: Priorize chás em folhas, de produção artesanal e que leve somente ingredientes naturais;
Entenda a quantidade: No preparo gelado, deve ser acrescentado 3g de chá para 100ml de água quente;
Cuidado com a temperatura e tempo de infusão: É preciso seguir a temperatura da água para cada família de chá, além do tempo que a mescla deve ficar infusionando. Isso garante que as folhas não irão ficar amargas ou perder os benefícios;
Acrescente gelo: Depois de tirar da infusão, basta passar o chá da caneca ou bule para um copo com bastante gelo e esperar um minuto e provar.
Para quem quer conhecer o mundo dos chás, a Tea Shop em João Pessoa está localizada no Empresarial Buenos Ayres – R. Marcionila da Conceição, 5050 – Cabo Branco, João Pessoa – PB, 58045-000 -, loja 4 — . Mais informações pelo instagram @teashop_cabobranco.

Continue Lendo

Negócios

Sine-JP disponibiliza 118 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A semana inicia com oportunidades para quem busca se posicionar no mercado de trabalho, na capital paraibana. O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (30), 118 vagas, que abrangem mais de 30 funções diferentes. Para concorrer, os candidatos podem agendar o atendimento pela internet.

No destaque, a lista traz 15 oportunidades para atendente de lanchonete, com exigência de, pelo menos, três meses de experiência na função e Ensino Médio completo.

Há também 11 funções que não exigem experiência: são 10 vagas para eletricista (habilitado tipo B); 09 para eletricista de instalações (habilitado tipo A); 06 para auxiliar administrativo (estágio); 04 para instrutor de cursos livres; 02 para vendedor interno; 02 para auxiliar operacional de logística; 01 para engenheiro de produção (estágio); 01 para costureira em geral; 01 para assistente administrativo (estágio); 01 para assistente de vendas; 01 para auxiliar de logística (exclusiva para pessoa com deficiência); e 01 para motorista de automóveis.

Entre outras oportunidades, há ainda 04 para atendente de telemarketing; 04 para auxiliar administrativo; 02 para gerente de produção; 01 para motoboy; 01 para representante comercial autônomo; 01 para estoquista; 01 para auxiliar de cozinha; 01 para podólogo; 01 para técnico em eletrônica; e 01 para supervisor comercial.

O detalhamento sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas, pode ser conferido no Painel da Empregabilidade, no endereço agendamentosinejp.joaopessoa.pb.gov.brNo site, também é possível agendar atendimento, seja para cadastro ou atualização cadastral, bem como para serviços relacionados ao seguro-desemprego.

Serviço – O Sine-JP fica na Avenida João Suassuna, 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Varadouro. O horário de atendimento é das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo

Negócios

Última semana de janeiro acumula 106 oportunidades de trabalho em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última semana do mês de janeiro, a Prefeitura de Campina Grande oferece 106 oportunidades no município. As vagas podem ser acessadas por meio do Sine Municipal de forma presencial e online. Para concorrer a uma das vagas, é necessário procurar o órgão, munido da seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho.

Os profissionais interessados nas vagas para banco de talentos, estágios, saúde e educação superior devem fazer cadastro no link: https://unifacisa.solides.jobs/. Os candidatos a qualquer uma das demais oportunidades também podem realizar o procurar o Sine Municipal através do instagram oficial: @sinemunicipalcg.

Interessados devem acessar o sistema online, através do links para Novo Cadastro e/ou Atualização Cadastral: https://forms.gle/h8yVfRj2eCNurJij6, e Cadastro de Currículo Online: https://forms.gle/ehtTJHd2zXovA1Pu5. É importante que os campos sejam completamente preenchidos, com todas as informações solicitadas no formulário.

O Sine Municipal está localizado na Rua Santa Claro, S\N, Centro – próximo ao terminal de integração de passageiros. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h.

Estão à disposição dos trabalhadores em Campina Grande as seguintes vagas:

Ajudante de carga e descarga de mercadorias (ensino fundamental incompleto + 6 meses de experiência na função) 10 vagas

Analista de suprimentos (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Analista de Inbound Marketing (ensino superior completo em Marketing e\ou publicidade, comunicação em geral + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Assistente administrativo (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Assistente de almoxarifado (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Arquivista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Artífice de manutenção (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Assistente administrativo (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Auxiliar de cozinha (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Auxiliar de limpeza (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Carpinteiro (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Churrasqueiro (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Confeiteiro (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Consultor de vendas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Consultor comercial (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Controlador de pragas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Costureiro de máquinas industriais (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Cozinheiro de restaurante (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Cozinheiro do serviço doméstico (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Coordenador de atendimento (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Coordenador(a) de curso Sistemas da Informação (ensino superior em sistemas de informações e\ou áreas afins + título de mestrado + título de doutorado é um diferencial + 6 meses de experiência na função ou na docência do ensino superior) 1 vaga

Coordenador de enfermagem PA Pediatria SADT (curso superior completo em enfermagem + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Coordenador de curso de Enfermagem (ensino superior em enfermagem e\ou áreas afins + título de mestrado + título de doutorado é um diferencial + 6 meses de experiência na função ou na docência do ensino superior) 1 vaga

Coordenador de curso de Odontologia (ensino superior em odontologia + título de mestrado + título de doutorado é um diferencial + 6 meses de experiência na função ou na docência do ensino superior) 1 vaga

Coordenador de hotelaria (ensino superior completo em hotelaria\ turismo e\ou afins completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Coordenador administrativo (ensino superior completo em administração e\ou áreas afins) 1 vaga

Designer Gráfico – Marketing (Curso de designer gráfico e\ou habilidade comprovada + 6 meses de experiência) 1 vaga

Estagiário em arquitetura (ensino superior em curso em arquitetura + cursando acima do 4º semestre) 1 vaga

Eletricista de manutenção industrial (ensino técnico completo em eletroeletrônicos e\ou instalações industriais + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Embalador à mão (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Empregado nos serviços gerais do lar (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência) 2 vagas

Enfermeiro de centro de imagem (curso superior completo em enfermagem + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Enfermeiro(a) assistencial – BANCO DE TALENTOS – (ensino superior completo em enfermagem + 6 meses de experiência na função) 10 vagas

Fiscal de obras (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Fiscal de prevenção de perdas (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Fisioterapeuta (curso superior completo em fisioterapia + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Farmacêutico clínico (ensino superior completo em Farmácia + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Faturista hospitalar (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Gerente de loja e supermercado (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Instalador, reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados (ensino médio + 6 meses de experiência) 1 vaga

Motorista de caminhão (ensino médio completo + 6 meses de experiência + CNH tipo D) 2 vagas

Nutricionista (ensino superior completo em nutrição + 6 meses de experiência na função) 3 vagas

Operador de caixa (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 4 vagas

Operador de empilhadeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Padeiro (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Servente de limpeza (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Supervisor administrativo (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Supervisor de vendas de serviço (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Técnico em refrigeração e instalação (ensino técnico em refrigeração e afins + 6 meses de experiência) 1 vaga

Técnico de informática e suporte (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Técnico de enfermagem – BANCO DE TALENTOS – (ensino técnico completo em enfermagem + 6 meses de experiência na função) 10 vagas

Técnico em Segurança do Trabalho (ensino técnico completo em Segurança do Trabalho + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Técnico de saúde bucal (ensino técnico completo em saúde bucal e\ou consultório odontológico + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Telefonista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Vendedor interno (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Vendedor pracista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 14 vagas.

Continue Lendo