Nos acompanhe

Paraíba

Corregedoria e OAB conhecem primeira versão do Sistema de Publicações do TJPB

Publicado

em

Maior publicidade dos atos; celeridade processual; facilidade de navegação. Estas foram algumas das vantagens pontuadas acerca do Sistema Integrado de Publicações (SIP), durante a apresentação de sua primeira versão, ocorrida na tarde desta terça-feira (24) a membros da Corregedoria Geral de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB – PB). A demonstração da plataforma, que substituirá o sistema do Diário da Justiça eletrônico (DJe) atual e viabilizará a publicação online de todos os atos praticados pelos magistrados, foi feita por analistas da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba.

De acordo com o gerente de Sistemas do TJPB, José Teixeira de Carvalho Neto, o novo sistema visa cumprir a Resolução nº 234 do CNJ e o novo CPC, que versam sobre a publicação dos atos praticados pelo magistrado, como despachos, decisões, sentenças, acórdãos, além de editais, atos de distribuição, entre outros.

Coordenador do projeto que deu origem ao SIP, José Teixeira Neto explicou que, durante a concepção do sistema, foram estudadas, junto aos magistrados, estratégias que acelerassem o acesso dos advogados e partes aos teores dos atos. “Com o SIP, haverá desobstrução do cartório, através da diminuição do fluxo de pessoas no balcão de atendimento. É um grande benefício desta solução”, afirmou.

Ele explicou que, hoje em dia, principalmente em relação aos processos físicos, as partes se dirigem até o balcão para adquirir a cópia de uma sentença, por exemplo, ou têm de esperar, pelo menos 48 horas, para ter alguma informação a respeito, no Diário da Justiça eletrônico (DJe). “Com este sistema, essas informações estarão disponíveis, em média, duas ou três horas após a prática do ato”, exemplificou o gerente.

Mas as vantagens não atingem somente as publicações dos processos físicos. Os atos praticados no Processo Judicial eletrônico (PJe) também ganharão mais publicidade e serão disponibilizados no SIP, o que não ocorre no atual DJe. O sistema novo contempla as novas perspectivas quanto a estas publicações, estabelecidas pelo CNJ e pelo novo CPC, conforme informou José Neto.

Após a primeira demonstração, o SIP ainda deverá passar por um ciclo de ajustes e refinamentos, que deve durar, aproximadamente, dois meses, conforme esclareceu o gerente de Sistemas. “Após as soluções da parte técnica, ainda será preciso aguardar as questões administrativas, aprovação de resolução, estratégias de treinamento de servidores no Estado e todo um calendário que foge à área de TI”, adiantou.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador José Aurélio da Cruz, e os juízes-corregedores Ricardo Freitas e Silmary Alves acompanharam toda a exposição, tirando dúvidas e fazendo intervenções. A magistrada esclareceu que, atualmente, existe o Diário, o Inteiro Teor, para os advogados, e o Registro Virtual de Sentença, e que o SIP vai unir todos estes sistemas, facilitando a vida de servidores, magistrados e jurisdicionados.

“O SIP vem concretizar o que temos em nomenclatura como ‘unidade judiciária’: gabinete e cartório trabalharão em uma única frente, com o objetivo de uma prestação jurisdicional aberta, clara, completa – porque o Inteiro Teor estará disponibilizado – e que atinja um serviço público de qualidade para o jurisdicionado, que vai ter acesso amplo a todas estas decisões por meio do Sistema”, avaliou a juíza-corregedora Silmary Alves.

Enquanto órgão de orientação e fiscalização, a Corregedoria cuida da parte administrativa e das rotinas de trabalho de prática cartorária, conforme explicou a juíza-corregedora. “Nesta perspectiva, ajudar na gestão cartorária é uma das principais missões da Corregedoria. O SIP vai demandar alterações nas rotinas, tanto de gabinete quanto de cartório, então haverá modificações no Código de Normas, assim como recomendações e portarias que serão editadas pela Corregedoria, para facilitar o andamento das atividades”, esclareceu.

Para o presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB-PB, Ricardo Magalhães, as mudanças vão beneficiar os advogados, que além de terem acesso ao que é registrado no PJe, também terão a disponibilização destes expedientes no novo Diário.

“Além disso, é um sistema mais fácil e o servidor terá menos passos para fazer aquilo que ele já faz, então a execução será mais rápida, trazendo, assim, celeridade à Justiça”, disse.

O supervisor do Diário da Justiça eletrônico do TJPB, Martinho Sampaio, participou da primeira demonstração e pode ver de perto os benefícios. “O novo sistema vem para melhorar. Vai diminuir o tempo gasto com alguns atos e mudar a própria forma de visualização do Diário, facilitando a publicação das matérias. Os gabinetes também terão muita facilidade. Teremos duas edições do Diário: uma, comportando toda a parte judiciária e, a outra, a administrativa”, analisou.

Público-alvo do SIP: Qualquer pessoa física ou jurídica que necessite de acesso às publicações oficiais do TJPB; as unidades judiciárias (1º e 2º Graus), que serão a fonte das publicações, e as unidades administrativas que, de alguma forma, colaboram

Continue Lendo

Paraíba

Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir de agora, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade já podem se vacinar contra a gripe. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância dessa medida. “A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”.

Vale lembrar que a Região Norte do país iniciou a vacinação contra a gripe em novembro do ano passado, tornando-se pioneira nessa antecipação. Por esse motivo, essa região não está incluída nesta nova etapa da campanha.

Início da campanha em públicos prioritários aconteceu em março 

campanha de vacinação contra a gripe em 2024 começou mais cedo nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com as vacinas sendo distribuídas para as Unidades Federadas e seus respectivos municípios logo no início de março, focada em grupos prioritários.

Com a ampliação, o Ministério da Saúde busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno.

Mesmo com a ampliação para todas as pessoas acima de 6 meses, o Ministério da Saúde ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

Estados e municípios 

Com a ampliação da campanha, os estados e municípios têm autonomia para definir os públicos, de acordo com seus estoques de vacina.

Continue Lendo

Paraíba

TSE confirma que Sara Cabral não pode se candidatar e nem mesmo votar nas Eleições 2024; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma, através da emissão de Certidão de Quitação Eleitoral, que a ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral está impedida de disputar as Eleições 2024, de regularizar a própria situação perante a Justiça Eleitoral e até mesmo de votar, enquanto durar o impedimento.

Sara Cabral foi punida com a suspensão dos direitos políticos até o ano 2025 por ter provocado danos ao erário nos anos 2000 através da utilização de recursos federais.

De acordo com o documento emitido nesta sexta-feira (03/05), Sara Maria Francisca Medeiros Cabral “não está quite com a Justiça Eleitoral na presente data, em razão de SUSPENSÃO DE POLÍTICOS(IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA), não podendo exercer o voto ou regularizar sua situação eleitoral enquanto durar o impedimento“.

Leia também: Justiça confirma suspensão dos direitos políticos de Sara Cabral até 2025; confira

Leia também: TCU anula condenação e retira nome de Sara Cabral de políticos com ‘contas irregulares’

Sara havia sido liberada recentemente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para disputar as Eleições 2024, porém, ela foi condenada em pelo menos um dos outros 20 (vinte) processos que enfrenta na Justiça como ex-prefeita de Bayeux.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Continue Lendo

Paraíba

Bruno Cunha Lima detalha investimentos e ações à cidade após garantia de operação de crédito

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), ressaltou os avanços que a cidade irá receber após a garantia de operação de crédito externo pelo Senado Federal e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

O contrato garante até US$ 52 milhões para financiar parcialmente o Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Socioambiental de Campina Grande, conhecido como ‘Transforma Campina’.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, nesta sexta-feira (03/05), Bruno deu detalhes das ações e obras que serão realizadas com os recursos.

“Essa ação que foi conquistada também através do Senado com a participação de Efraim e Veneziano, que liderou e relatou o processo no plenário, nós garantimos os recursos necessários para fazer a feira e o Mercado Central, segunda etapa do canal de Prado, Bodocongó, um grande condomínio logístico para atrair empresas de distribuição para gerar emprego e renda à Campina, o Parque da Estação Nova, a despoluição do Açude Velho, enfim… são diversas obras que simbolizam emprego, renda e desenvolvimento à cidade e esse é o evento que a boa política faz”, detalhou.

Ouça:

Um dos articuladores no Senado para a aprovação do crédito, Efraim Filho (União Brasil), afirmou que a concessão do empréstimo cessa as tentativas de parlamentares da oposição na Câmara da cidade de tentar prejudicar o desenvolvimento da população.

“Por uma questão de hierarquia das leis, o pronunciamento federal nacional se sobrepõem e é realmente uma atitude muito mesquinha daqueles que querem atrapalhar a gestão prejudicando as pessoas. Isso é inconcebível nos dias de hoje. A própria imprensa e as redes sociais se encarregarão de separar o joio do trigo e de dar à população a verdadeira dimensão de quem quer fazer o bem para Campina Grande e o medo de quem quer atrapalhar com medo de mais uma vez perder as eleições”, disse.

Ouça:

Continue Lendo