Nos acompanhe

Paraíba

João Pessoa apresenta índice de apenas 0,5% de infestação do Aedes, segundo LIRAa

Publicado

em

A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (6), o resultado do quarto Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. De acordo com os dados, o Índice de Infestação Predial (IIP) na Capital é de 0,5%. Ou seja, a cada 200 imóveis, apenas um apresenta risco de reprodução do mosquito.

O estudo aponta as áreas com maior risco para presença de focos e reprodução do Aedes aegypti no município. O resultado do levantamento indica, mais uma vez, que João Pessoa está com baixo risco para a reprodução do mosquito, com índice abaixo de 1%. A pesquisa aconteceu no período de 23 a 27 de outubro e foi o último de quatro levantamentos realizados anualmente.

Para a realização do LIRAa são pesquisadas 29 áreas que correspondem a 64 bairros, sendo que nenhum bairro apresentou índice de alto risco, com IIP igual ou maior que 4%. Nove bairros apresentaram índice entre 1% e 1,7%, sendo considerados áreas de médio risco de infestação. São eles: Cruz das Armas, Oitizeiro, Alto do Mateus, Varjão, Valentina Figueiredo, Planalto da Boa Esperança, Varadouro, Jaguaribe e Ilha do Bispo.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nilton Guedes, observou-se, neste último levantamento, que há a presença do mosquito Aedes aegypti nas 29 áreas pesquisadas. “Isso mostra que há uma dispersão do mosquito e por isso estamos trabalhando na eliminação dos focos em todos os bairros. Porém, também é importante ressaltar que a participação da população é fundamental para evitar a proliferação do mosquito”, destacou.

Além de apontar as áreas com maior incidência do Aedes aegypti, a pesquisa identifica quais os tipos de depósitos são predominantes como criadouros do mosquito. Conforme o levantamento, as áreas onde há maior índice de infestação predominam os descartáveis e depósitos de armazenamento de água para consumo humano, a exemplo de tambores, tanques e latas.

Serviço – A população também pode ajudar no combate ao Aedes aegypti denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones: 0800-282-7959 e 3214-5718, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Dicas para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
Limpe ralos e canaletas externas;
Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Continue Lendo

Paraíba

Parceria entre Sine Municipal e Nexct Orbitall oferta 170 vagas para contratação imediata

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal, está ofertando 170 novas vagas para telemarketing com contratação imediata.

Os interessados pela vaga poderão se inscrever através do link https://linkme.bio/comunicasine disponibilizado na bio do Instagram do Sine Municipal.

Dentro os requisitos da vaga estão ser maior de 18 anos, ensino médio completo com noções de informática e pacote office.

As vagas estarão disponíveis para inscrição nesta quinta e sexta-feira (25 e 26 de abril), de forma on-line via link, e aos que tiverem interesse poderão se dirigir diretamente ao Sine Municipal munidos de currículo atualizado, RG, CPF e Carteira de Trabalho.

O Sine Municipal está localizado na Av. Santa Clara, s/n – Centro, Campina Grande/PB, com horário de funcionamento de segunda a quinta-feira , das 7h às 17h, e sexta-feira das 7h às 13h.

Continue Lendo

Paraíba

Sábado: empresários e empreendedores participam de evento com networking, debates e palestras em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB) realiza, neste sábado (27), a partir das 9h, no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa, o evento “Conexões Reais”, iniciativa que promoverá networking, debates e palestras para empresários e empreendedores focando na importância das relações interpessoais diante de um mundo, cada vez mais, virtual. Entre os palestrantes, está a empresária e influenciadora de educação financeira, Nathalia Arcuri.

O evento contará com uma área gourmet, com produtos e comidas feitas pelas integrantes da AME-PB”; apresentações culturais; além de debates com temas diversificados, pela manhã e à tarde: “Mulheres Empreendedoras: Mesa Redonda sobre Saúde Integral e Empoderamento”; “Empreender nas Cidades”; “Empreendedorismo em todas as Idades”; e “Inovação Sustentável”.

Já as palestras serão realizadas à tarde, a partir das 15h. A primeira será a da empresária Roberta Penteado, que é consultora de diversidade e inclusão, mentora de carreiras em inteligência emocional e liderança, além de ser sócia da Lanchonete Temática Mundo Animal, em João Pessoa. Com formação em Relações Internacionais, complementada por uma pós-graduação em Inovação, e mais de duas décadas de experiência como Superintendente da Caixa Econômica Federal em São Paulo, é reconhecida com o Prêmio Excelência Mulher 2016.

Às 16h, será a palestra de Nathalia Arcuri, que falará sobre como “Prosperar com Sabedoria”. Nathalia é a fundadora da Me Poupe!, empresa de impacto social de alcance massivo cujo objetivo é colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas. Atual celebridade mais influente do Brasil (IPSOS 2023 celebrities report), a empresária é formada em jornalismo e especializada em planejamento financeiro e economia comportamental. Ela ainda lidera o maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube, o Me Poupe!.

O “Conexões Reais” também tem um caráter social. Os organizadores estão recebendo doações de alimentos e de absorventes íntimos que serão entregues ao projeto ‘Jampa Invisível’, destinado a auxiliar pessoas em situação de rua, na capital paraibana. Os ingressos do “Conexões Reais” estão sendo vendidos pelo Sympla (https://bit.ly/3PU0aZp).

Continue Lendo

Paraíba

Terezinha e Mônica vencem consulta pública da UFPB e devem encabeçar lista tríplice

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram as vencedoras da consulta pública para a eleição da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizada na quinta-feira (25/04).

A dupla, que integrou a Chapa 1, recebeu 67,95% dos votos. Já as outras duas chapas concorrentes formadas pelos professores Lucídio Cabral e João Euclides (Chapa 2) e, Valdiney Gouveia e Rita de Cássia Pereira (Chapa 3), receberam, respectivamente, 25,37% e 6,67% dos votos.

Terezinha e Mônica, portanto, devem encabeçar a lista tríplice que, formalmente, será oficializada após reunião dos conselhos universitários da própria UFPB, e ser enviada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, por sua vez, decidirá qual dupla assumirá a gestão da UFPB entre os anos de 2025 e 2028.

Expectativa

A partir de agora, a comunidade acadêmica vive um segundo momento de expectativa, uma vez que, na última eleição para escolha do reitor e vice, realizada em 2020, a mesma chapa foi campeã de agora, não assumiu aos respectivos cargos porque o então presidente Jair Bolsonaro (PL), optou por nomear os últimos colocados na consulta, Valdiney Gouveia e Liana Filgueira.

A decisão do então presidente foi recebida com surpresa e uma onda de protestos. Já a gestão de Valdiney e Liana foi marcada pela fama de perseguidora e repressora junto aos que fazem a UFPB.

Leia também: Após confusão, Conselhos Deliberativos da UFPB adiam decisão sobre pedido de destituição de reitor

Leia também: Frente Nacional pede destituição de Valdiney Gouveia e de reitores não eleitos que foram empossados

Leia também: Bolsonaro surpreende e nomeia chapa menos votada para comando da Reitoria na UFPB

Leia também: UFPB: universitários iniciam onda de protestos contra nomeação de Valdiney Gouveia

Leia também: Conselho Universitário repudia a nomeação do professor Valdiney Gouveia como novo reitor da UFPB

O chamado ‘Conselhão’, nome popular dado aos Conselhos Superiores da UFPB formado pelo: Consuni (Conselho Universitário), Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o Conselho Curador chegaram a receber um dossiê que pedia a destituição do reitor Valdiney Gouveia e da vice-reitora Liana Filgueira.

Continue Lendo