Nos acompanhe

Paraíba

UPA realiza encerramento do curso de capacitação para atendimento em Libras

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua capacitando os trabalhadores de diversos serviços da rede municipal para o atendimento de usuários na linguagem brasileira de sinais. Dessa vez foram capacitados os diversos profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, localizada em Cruz das Armas.

O encerramento do curso de capacitação acontecerá nesta sexta-feira (10), a partir das 8h30, na área externa da UPA Cruz das Armas. Na ocasião será realizada uma apresentação de uma peça teatral intitulada ‘Acessibilidade, Inclusão e Saúde’ escrita e encenada pela turma concluinte do Curso de Libras, além da realização de outras atividades na linguagem de sinais.

De acordo com a diretora geral da UPA, Roberta Barros, o principal objetivo da capacitação é melhorar a qualidade ao acesso à saúde por parte das pessoas surdas. “A partir de agora nossos profissionais poderão prestar uma assistência completa e inclusiva a esses usuários”.

O curso de Capacitação em Libras foi ministrado pelas profissionais e intérpretes da SMS e teve duração de dois meses e meio, contabilizando 20h. No curso foi ensinado o módulo básico, com introdução ao assunto e o processo linguístico.

Mãos que Multiplicam Saúde – Buscando fortalecer a rede de atenção à pessoa com deficiência através da inclusão, a Área Técnica da Pessoa com Deficiência da SMS criou o projeto ‘Mãos que Multiplicam Saúde’. A iniciativa tem como objetivo formar e qualificar os profissionais da saúde na linguagem de sinais.

Criado em 2014, o projeto possui quatro interpretes que ministram o curso e já capacitou em torno de 200 profissionais da rede municipal de saúde, tendo garantido mais acessibilidade e inclusão no atendimento clínico de usuários com deficiência auditiva.

Atendimento Qualificado – Atualmente o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo tem intérprete em tempo integral no serviço. Em seis unidades de saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Oceania e Célio Pires de Sá (Valentina) e no Samu também têm profissionais com qualificação em Libras, que auxiliam no acolhimento e primeiros contatos. Além desses, na Atenção Básica existem quatro intérpretes de Libras para acompanhamento dos pacientes em exames e consultas.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do Podemos em CG diz desconhecer articulações de Romero com vistas às Eleições 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Podemos de Campina Grande, Alcindor Vilarim, disse desconhecer quaisquer movimentos do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) com vistas às Eleições 2024 na cidade.

Vilarim ainda garantiu que a legenda que comanda não está articulando alguma campanha majoritária em território campinense.

Os comentários do presidente da sigla foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (26/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

“São testemunhas do quanto eu tenho trabalhado para ajudá-lo”, diz Marinaldo sobre Bruno em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), vereador Marinaldo Cardoso, foi à Tribuna da Casa Legislativa, subiu o tom e mandou recado aos que estão tentando “azedar” a relação política dele com o atual prefeito Bruno Cunha Lima (União).

Desde o início dessa gestão todos são testemunhas do quanto eu tenho trabalhado para ajudá-lo“, disse Marinaldo em relação à parceria política com Bruno.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (26/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

“Temos conversado com eles”, diz Cícero sobre busca pelo apoio do PT ao seu projeto de reeleição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena (PP) confirmou a existência de conversas com auxiliares do presidente Lula em busca de apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) ao seu projeto de reeleição.

Segundo Cícero, a conversa tem sido direcionadas inclusive a ministros da gestão petista.

Temos conversado com eles, com ministros do governo de Lula mostrado essa coincidência de ações“, frisou o gestor.

O comentário de Cícero foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (26/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo