Nos acompanhe

Paraíba

Convênio garante até 40% de descontos em colégio para filhos de advogados

Publicado

em

Os profissionais da advocacia que já usufruem dos benefícios do Clube de Serviços da Caixa dos Advogados, que oferece condições especiais e descontos em diversos segmentos comerciais, contam com mais uma importante opção na área de educação. Em parceria com a Subseção da OAB de Campina Grande, a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB) firmou convênio com o Colégio Imaculada Conceição, permitindo que advogados e advogadas campinenses possam obter descontos de até 40% nas mensalidades de filhos ou demais dependentes.

Pelo convênio, além dos descontos nas mensalidades dos filhos e demais dependentes de advogados e advogadas, a Subseção da OAB de Campina Grande colocará à disposição do Colégio Imaculada Conceição suas comissões temáticas com a finalidade de fomentar nos alunos a proteção do interesse público primário, da supremacia da Constituição Federal, do primado dos Direitos Humanos e a luta pela concreção dos ideais democráticos de igualdade, liberdade e fraternidade.

O convênio celebrado prevê que os descontos devem varia de acordo com a quantidade de filhos, podendo chegar a 40%. Para ter direito ao benefício, o profissional da advocacia deve comparecer a CAA/PB para pegar a declaração. As matrículas no educandário já começaram e mais informações sobre o benefício podem ser obtidas pelos telefones 3133-3400 e 3201-7100.

Na reunião que culminou na assinatura do convênio para o ingresso do Colégio Imaculada Conceição no Clube de Serviços da CAA/PB, estiveram presentes Carlos Fabio e Orlando Virginio Penha, presidente e vice-presidente da entidade; Jairo Oliveira, presidente da Subseção da OAB de Campina Grande, além dos advogados Ricardo Pereira e Alberto Jorge; representando a escola, a Irmã Eliane Nascimento (Diretora Financeira) e a Assistente Social, Fernanda Guedes.

De acordo com Carlos Fábio, o ingresso de novas parcerias visa reforçar a rede de convênios com opções em setores estratégicos, como os de supermercado, telefonia e farmácia, dentre outros. “Queremos ultrapassar a marca de 400 empresas conveniadas em breves dias, ampliando ainda mais o leque de opções para os advogados paraibanos”, destacou.

Saiba mais –  O Clube de Serviços da CAA/PB está à disposição dos advogados paraibanos no sitewww.caapb.org.br. Também pode ser encontrado no aplicativo da entidade para smartphones e tablets, tanto para os dispositivos que utilizam sistemas IOS ou Android.

O Clube de Serviços é um espaço criado pela Caixa dos Advogados da Paraíba para abrigar uma rede de convênios que disponibiliza benefícios especiais pelo sistema de livre escolha com profissionais e serviços nas mais diferentes áreas. Os convênios oferecem condições especiais aos associados e descontos que podem chegar a 40%.

Continue Lendo

Paraíba

Com presença da ministra das Mulheres, ALPB lança Campanha Brasil Sem Misoginia na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta quinta-feira (25), para lançamento da campanha “Brasil Sem Misoginia”, desenvolvida pelo Ministério das Mulheres. O evento, proposto pela deputada Dra. Paula, aconteceu no plenário “Deputado José Mariz” e contou com a presença da ministra das mulheres, Aparecida Gonçalves, que foi recepcionada pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino, e toda a bancada feminina da “Casa de Epitácio Pessoa.

No encontro, o parlamentar destacou a importância de a Assembleia da Paraíba estar recebendo a ministra Aparecida Gonçalves. “Cabe a nós, enquanto Poder Legislativo, dar a nossa contribuição em busca de uma Paraíba e de um Brasil cada vez melhor e mais justo para todas as mulheres paraibanas e brasileiras”, disse.

Ao justificar o evento, a deputada Dra. Paula disse que a presença da ministra Aparecida Gonçalves na Assembleia Legislativa da Paraíba, para lançar a campanha “é muito importante, para que todos tenham consciência que a violência contra a mulher não pode permanecer”.

Antes da sessão especial, a ministra Aparecida Gonçalves concedeu entrevista coletiva no Auditório “Deputado João Eudes”. Na oportunidade, ela destacou a importância do lançamento da campanha nos estados, para “dialogar, fazer o debate, chamar a população e as autoridades para de fato enfrentar o ódio contra as mulheres, o Feminicídio e a violência sexual”.

A ministra declarou que o Governo Federal estabeleceu três eixos de prioridade no Ministério das Mulheres: igualdade, a partir da Lei da Igualdade Salarial; inclusão das mulheres mais pobres no mundo do trabalho, na cidadania, não é só a questão dos programas sociais; e a questão do enfrentamento à misoginia, a violência contra as mulheres.

Brasil Sem Misoginia, de acordo com assessoria do Ministério das Mulheres, é uma proposta de mobilização nacional de todos os setores brasileiros — governos, empresas, sociedade civil, ONGs, movimentos sociais, entidades, instituições de ensino, torcidas organizadas, times de futebol, grupos religiosos, artistas, entre outros — com o objetivo de “enfrentar a misoginia – o ódio e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres”.

A deputada Camila Toscano, presidente da Comissão de Direito das Mulheres da Assembleia Legislativa, lembrou que o combate à misoginia “é um debate permanente na Casa Epitácio Pessoa. “Eu acho que a presença da ministra aqui na Casa engrandece muito o nosso trabalho, engrandece muito as mulheres desta Casa, o trabalho que a gente tem feito nisso. É muito importante ouvir o que o Governo Federal está fazendo, o que o Governo Federal está pensando e também trazer um pouco do que nós estamos fazendo e dos nossos pensamentos para esse tema tão importante. Eu acho que é um dia que vai marcar a história da Assembleia Legislativa da Paraíba com toda certeza” afirmou.

Para a deputada Cida Ramos, que presidiu a CPI do Feminicídio, a presença da ministra Aparecida Gonçalves na ALPB é de fundamental importância para as mulheres paraibanas sobretudo as vítimas de violências. “A CPI do Feminicídio tirou encaminhamentos, recomendações a todos os poderes”, frisou. “Essa audiência pública é importante para que a gente hoje reafirme essa luta, esse enfrentamento que não é só no campo da construção de programas, ações e serviços no campo da cultura, mudar essa cultura machista, essa cultura misógina, a violência política de gênero”, acrescentou.

A Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destacou que a ministra vem à Paraíba no intuito de fortalecer os vínculos e as lutas, mas principalmente os organismos de defesa das mulheres. “A ministra vem pedir apoio do Legislativo para a campanha Brasil sem Misoginia, um problema que é a raiz de muita violência contra as mulheres. Ela também falará com as gestoras do Fórum coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Fórum de Gestoras Municipais da Paraíba) para coordenar que esses organismos e coordenadorias sejam transformadas em secretarias, e estimular para que os municípios onde ainda não temos esses equipamentos e serviços possam ser institucionalizados, porque isso garantirá a possibilidade das políticas transversais com outras áreas”, explicou.

Também prestigiaram o evento as deputadas Daniele do Valle, Silvia Benjamim e Jane Panta; os deputados Galêgo de Sousa e Professor Francisco; a Primeira-Dama do Estado, Ana Maria Lins; a jornalista Nena Martins, secretária de Política Pública Para Mulheres da Prefeitura de João Pessoa; a defensora pública Francisca de Fátima Almeida Diniz, coordenadora do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública da Paraíba; a promotora de Justiça Rosane Maria de Araújo, da Promotoria de Justiça e Violência Doméstica do MPPB; a juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB); o juiz da Violência Doméstica de João Pessoa, André Carvalho, representando o desembargador João Benedito, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); e a prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino, representando as gestoras municipais do estado; além de representantes de diversos órgãos público estadual e municipais e de entidades representativas das mulheres paraibanas.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba terá 89 locais de aplicação de provas do Concurso Público Nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. Na Paraíba, foram definidos 89 locais de aplicação e 1501 salas. Em todo o país, serão 3.665 locais de aplicação de provas e 75.730 salas.

A Uninassau, em João Pessoa, será o local de aplicação que mais receberá candidatos para fazer a prova do CPNU no estado, com o total de 4.288. No total, 43.847 pessoas se inscreveram no CPNU no estado.

Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação. Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Essas ações visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.

Consulta aos locais de prova

Os candidatos já podem conferir o seu local de prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, no dia 05 de maio.

O coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal, reforça a importância dos candidatos checarem todas as informações do cartão. “Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto. Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa – às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso – então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica o coordenador-geral.

“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece Retamal.

Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.

Provas em todos os estados do Brasil

A realização do CNPU acontecerá em cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A realização da prova em 228 cidades espalhadas pelo país possibilita a democratização do acesso às vagas do serviço público, pois é mais prático e barato para a população realizar o certame próximo de suas casas.

O objetivo é aumentar a representatividade da força de trabalho, trazendo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame, para que isso se reflita na Administração Pública Federal.

Os 228 municípios que receberão o CNPU estão divididos em todos os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal.Na região Nordeste, o Concurso Nacional será aplicado em em 61 municípios: dois em Alagoas, 18 na Bahia, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

Continue Lendo

Paraíba

Procura para instalação gratuita de parabólica digital tem baixa procura em 29 municípios da PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Siga Antenado, entidade responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias de baixa renda, já chegou ao marco de 2,5 milhões de kits instalados gratuitamente em residências de todo país. Essa tecnologia garante aos beneficiários que atualmente assistem à TV via satélite pelo sinal analógico, acompanhem pelo sinal digital com melhor qualidade de som e imagem e com uma variedade de mais de 80 canais, incluindo programações locais em diversas regiões do Brasil.

Mais de 1,6 milhão de instalações foram realizadas na região Nordeste. Apesar desses números significativos, em várias cidades brasileiras, a população não tem atendido aos convites da Siga Antenado para agendar e instalar os equipamentos e, assim, não ficar sem assistir à TV quando o sinal analógico for completamente desligado.

Na Paraíba, mais de 82 mil famílias já estão experimentando uma melhor experiência televisiva. O agendamento está sendo liberado em fases nas cidades e, até o momento, a previsão é atender mais de 92 mil lares. A Siga Antenado está com agendamento aberto em 83 municípios, mas, em 29 deles, o percentual de instalação ainda está abaixo do esperado pela entidade, sendo importante a atenção da população para não correr o risco de ficar sem acesso aos canais de televisão.

Os 29 municípios com agendamento aberto e que tiveram menor adesão são: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Caiçara, Caldas Brandão, Campina Grande, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Gurinhém, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lagoa Seca, Mamanguape, Mari, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado. Os moradores desses municípios devem ficar atentos e entrar em contato com a Siga Antenado através dos canais disponibilizados de forma mais breve possível.

Os pré-requisitos para receber o benefício é estar inscrito em algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma parabólica tradicional em pleno funcionamento. Para conferir se tem direito e fazer o agendamento, basta acessar o site www.sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

Continue Lendo