Nos acompanhe

Paraíba

Ministério Público Federal expede recomendações sobre comunidades ciganas na Paraíba

Publicado

em

As unidades do Ministério Público Federal (MPF) em Sousa e Patos, no Sertão paraibano, em parceria com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba (PRDC), expediram, nesta semana, um conjunto de recomendações sobre a situação das comunidades ciganas que residem nos municípios de Sousa, Patos e Condado.

As recomendações são dirigidas a diversos órgãos da administração pública municipal, estadual e federal, e envolvem questões como: acesso à água; educação (inclusão, matrículas e propostas pedagógicas), infraestrutura; racismo institucional; registro civil; regularização fundiária em terras públicas; saúde; segurança alimentar; trabalho e emprego; saneamento e violação de domicílio, destaca publicação do MPF.

Receberam as recomendações as prefeituras de Condado, Patos e Sousa, as secretarias de Educação, Saúde, Ação Social, Direitos Humanos e Cidadania e de Infraestrutura dos três municípios; O Governo do Estado da Paraíba; a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, o secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba, o superintendente da Polícia Federal, o secretário de Políticas para a Igualdade Racial e o secretário de Justiça e Cidadania, o ; aos presidentes das respectivas Companhias de Água e Esgoto; o superintendente do Patrimônio da União no Estado da Paraíba e ao Instituto de Terras do Estado da Paraíba; o secretário de Políticas para a Igualdade Racial; o secretário de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.

Energia elétrica nos ranchos – Na segunda-feira (21), o MPF em Sousa visitou os dois ranchos ciganos localizados no município. A visita ocorreu como parte da programação do Maio Cigano – ação nacional promovida pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR) do Ministério Público Federal. O objetivo da inspeção foi atestar o cumprimento da ordem judicial de caráter liminar, proferida em 6 de abril de 2018, dentro da Ação Civil Pública n. 0800216-51.2018.4.05.8202, que determinou, no prazo de 15 dias, que a Energisa Paraíba restabelecesse o fornecimento de energia elétrica aos integrantes dessas comunidades.

No primeiro rancho visitado, foi constatado que a Energisa deu cumprimento à decisão judicial em favor da maior parcela dos consumidores indicados na ação. Contudo, verificou-se a existência de outros moradores, cujo acesso à energia elétrica ainda estava para ser restabelecido. A equipe do MPF detectou a existência de fiação cortada nas residências, impedindo o acesso à rede geral de distribuição.

No segundo rancho não foram encontradas pendências por parte da Energisa. No entanto, constatou-se desnivelamento dos medidores instalados, o que dificulta o acesso aos dados de consumo individual por eles registrados.

Maio Cigano – Ação coordenada da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR/MPF), o  Maio Cigano, prevê a realização de uma audiência pública, na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, no dia 28 de maio, a partir das 19h. A ação ainda prevê a edição e distribuição de cartilhas sobre os direitos dos povos ciganos e os instrumentos para sua efetivação, além da realização de audiências públicas nas unidades do MPF em todo o Brasil e a expedição de recomendações e de nota técnica a respeito do Estatuto do Cigano, projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), em tramitação. O Maio Cigano integra o calendário do Projeto MPF Cidadão 30 anos.

Confira as íntegras das recomendações expedidas.

Condado

Patos

Sousa

Continue Lendo

Paraíba

Deputado paraibano viaja aos EUA e acompanha sessão no Congresso sobre “censura” no Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um grupo de parlamentares de oposição do Congresso Nacional viajaram aos Estados Unidos para participar, nesta terça-feira (07/05), da sessão na Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara dos Deputados norte-americana que tinha como tema “Brasil: a crise da democracia, liberdade, e do Estado de Direito?”.

Entre os congressistas, o deputado federal paraibano Cabo Gilberto (PL) também viajou com a comitiva para acompanhar a audiência que ouviu testemunhas sobre supostos ataques à liberdade de expressão e excessos do judiciário brasileiro, citando as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Além de Cabo Gilberto, outros nove deputados e senadores brasileiros compareceram na condição de convidados, sem a autorização de testemunhar, no Congresso dos Estados Unidos. A missão foi custeada com recursos da Câmara dos Deputados.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Cúpula Nacional do PT deve decidir rumos da legenda em João Pessoa durante reunião nesta quarta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Cúpula Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) deve se reunir nesta quarta-feira (08/05) para decidir os rumos da legenda em João Pessoa com vistas às Eleições 2024.

A reunião havia sido marcada para a segunda-feira (06/05), porém, foi decidido que João Pessoa entraria na pauta apenas na primeira data subsequente. A informação sobre o adiamento foi confirmada pelo deputado federal petista Luiz Couto.

Leia também: Luiz Couto confirma que GTE do PT se reunirá nesta quarta para definir o rumo da legenda em JP

A Capital paraibana, João Pessoa, ao lado de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR) forma a lista das Capitais onde a decisão final sobre candidatura da legenda caberá ao Diretório Nacional.

O PT Municipal está rachado em território pessoense e, portanto, partirá do Diretório Nacional a decisão se a legenda lançará ou não candidatura própria na cidade ou se apoiará outra sigla no pleito de outubro.

O racha

O racha no PT de João Pessoa se deu pelo acirramento da disputa interna entre a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo que, desejam, respectivamente representar a legenda na corrida eleitoral ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A preço de hoje, Cida Ramos é o único nome disposto à pré-candidatura uma vez que Cartaxo renunciou oficialmente à disputa na segunda-feira (11/03) e disse que não mais se candidataria a prefeito pelo PT nas Eleições 2024.

A situação se complicou porque Cartaxo, apesar da renúncia pública e oficial, decidiu buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional para ser o nome do PT na corrida eleitoral pessoense.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho que, agora mora em Brasília, e mantém relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal. E, conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

O ex-governador Ricardo Coutinho decidiu atender ao pedido de Cartaxo e, junto com a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram, através de um ‘Manifesto’, declarar apoio público ao projeto do deputado estadual de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

Com isso, a disputa interna ficou fora de controle e carente de uma intervenção da cúpula nacional petista.

Continue Lendo

Paraíba

PRF da Paraíba busca parceria com Complexo Solar Santa Luzia para mudança energética

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou uma visita ao Complexo Solar Santa Luzia, onde está instalada a Usina Fotovoltaica da Empresa Rio Alto. O objetivo do encontro foi estabelecer parceria para a elaboração de projetos que visam a transição da matriz energética da PRF no estado.

Presentes na visita, realizada na terça-feira (07/05), estavam o Superintendente Regional, o policial Pedro Ivo, o Chefe do Núcleo de Comunicação, Lucas Chaves, e o integrante da Superintendência Executiva, Carrazzoni. Durante a visita, a equipe teve a oportunidade de conhecer as instalações e compreender o funcionamento de todo o processo de geração de energia solar.A importância da energia solar fotovoltaica foi destacada durante a visita. Esta fonte de energia renovável e limpa utiliza a radiação solar para gerar eletricidade, contribuindo assim para a redução da dependência de fontes não renováveis e para a diminuição da emissão de carbono.

O estabelecimento de parceria entre a PRF e o Complexo Solar Santa Luzia representará um passo importante na direção da sustentabilidade e da adoção de práticas mais eco-friendly na gestão energética da Instituição. Essa iniciativa não apenas traz benefícios ambientais, mas também pode resultar em economia financeira a longo prazo, além de contribuir para a conscientização sobre a importância da utilização de energias renováveis em larga escala.

Confira imagens:

Continue Lendo