Nos acompanhe

Paraíba

Imortal: A vitória de Roberto Cavalcanti foi maiúscula

Publicado

em

Lena Guimarães – Correio da Paraíba

Hoje, excepcionalmente, estou ocupando o espaço que é do meu Boss – é assim que chamo Roberto Cavalcanti, o presidente do Sistema Correio, cronista com legião de leitores e escritor aprovado -, que deu uma merecida pausa neste fim de semana, após 150 sob holofotes como candidato à cadeira de n° 27 da Academia Paraibana de Letras (APL).

Ele foi o escolhido por nada menos que 80% dos acadêmicos. Mas a dimensão da vitória fica clara é quando avaliamos os concorrentes: o ex-senador, empresário da área de Educação e escritor Ney Suassuna, e o arquiteto e cronista Germano Romero, filho do último ocupante da cadeira em pauta, o advogado e cronista Carlos Romero, que faleceu em janeiro, aos 94 anos.

Germano Romero pode contar com sua “boadrasta”, como chama a violinista Alaurinda, viúva de seu pai, muito bem relacionada no universo da música e admirada por ser “extremamente elegante” em todos os gestos.

A Academia Paraibana de Letras é formada por 40 integrantes. Com uma cadeira vaga, seriam 39 os votantes. Mas quatro não puderam comparecer. Dos 35 votos registrados, Roberto Cavalcanti recebeu 28 (80%), Carlos Romero, 5 (14,28%), e Ney Suassuna, 2 (5,71%).

A vitória de Roberto Cavalcanti foi maiúscula. E o mais importante: foi resultado apenas do reconhecimento de sua produção literária e de seu compromisso com a cultura.

Vou dizer o que ele jamais diria: sendo dono do maior Sistema de Comunicação da Paraíba, poderia ter usado a força das suas duas emissoras de televisão – TV Correio/Record e a TV Maior -, dos seus dois jornais diários – o Correio da Paraíba e o Já, os únicos impressos privados em circulação -, suas 16 emissoras de rádio distribuídas por toda a Paraíba, sem falar nos portais na internet e na revista Premium.

Poderia ter convocado os renomados profissionais da empresa para avalizarem sua candidatura. E pela forma como se relaciona com todos, haveria competição para a tarefa. Pelo contrário, pediu isenção total.

Roberto Cavalcanti não foi à TV, aos jornais, às rádios, aos portais. Não saiu um artigo sobre sua postulação e seus méritos para ocupar uma cadeira na APL. Quem se der ao trabalho de verificar as edições desses 150 dias de campanha não encontrará preferência no noticiário.

Durante todo o período, o leitor do jornal Correio da Paraíba pode apreciar os textos de Germano Romero, seu concorrente, na página de opinião, onde escreve há anos, e escreveu inclusive no dia da eleição.

O valor dos concorrentes fez com que outros veículos de comunicação abrissem espaços para a disputa. As redes sociais registraram algumas alfinetadas. Roberto Cavalcanti nunca respondeu nenhuma.

No dia da eleição, este jornal fez uma matéria, com a participação dos três candidatos. Até as fotos foram do mesmo tamanho.Respeito aos concorrentes.

Impossível não destacar o clima na Academia durante a votação. Ney Suassuna chegou e logo deu um abraço em Roberto Cavalcanti, declarando que ele era o favorito, mas que lutaria até o fim. Depois chegou Germano Romero para recepcionar os eleitores.

Os acadêmicos entravam e cumprimentavam os três candidatos. Votavam e iam para o cafezinho, onde as conversas eram diversificadas e não se ouvia uma única palavra contra qualquer dos postulantes. Previsões, sim. E já antecipavam a vitória de Roberto Cavalcanti.

O novo imortal chega à APL com votação consagradora. Mas, ganhar com ética engrandeceu ainda mais sua conquista.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo