Nos acompanhe

Paraíba

Empreendedores investiram em redes sociais para aquecer procura por serviços no final do ano

Publicado

em

O segmento dos pequenos negócios foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Com o desafio de manter as portas fechadas por um bom tempo, foi necessário se reinventar e neste final de ano, ainda é preciso jogo de cintura para equilibrar os gastos e ganhos e manter as contas no verde.

Uma pesquisa do Sebrae mostrou que 58,9% das pequenas empresas no Brasil interromperam as atividades temporariamente, enquanto 31% delas precisaram mudar o funcionamento neste período e adotar novas estratégias para manter a clientela.

É o caso da consultora de imagem Simone Morais. Ela viu a procura por seus serviços diminuir consideravelmente, e ao mesmo tempo, o valor da matéria-prima subir e impactar no preço do produto final. Com o cenário pouco otimista, ela precisou buscar uma maneira de se reinventar. A forma escolhida por ela foi investir no engajamento nas redes sociais: responder comentários, usar de forma estratégica as ferramentas disponíveis e expor o máximo do seu trabalho nas plataformas online.  “O uso do Instagram se tornou cada vez mais indispensável para o contato com os clientes”, analisa.

A empresária Diva Monteiro também viu na internet uma alternativa para manter a proximidade com os clientes em um período em que o distanciamento social é obrigatório. Proprietária de um salão de beleza, ela percebeu uma queda no movimento neste mês de dezembro e tem produzido conteúdo online. “Nas redes sociais tenho trabalhado com dicas de maquiagem, além de usar os funcionários para falar sobre cuidados com o cabelo. Trabalhamos muito com vídeo e isso tem uma boa aceitação, as pessoas sempre comentam”, pontuou.

Diva conta que a pandemia e as medidas sanitárias que orientavam pelo fechamento dos estabelecimentos iniciaram um mês após o salão completar um ano de existência. Desde então, tem reconhecido os desafios de ter seu próprio negócio. “Precisamos nos reinventar. É preciso fé e serenidade para empreender, pois vivemos em uma gangorra: uma hora estamos bem, outra não. O que vale é enfrentar e acreditar no sonho”, afirma.

Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) defende que sejam criadas formas para diminuir os efeitos da crise econômica no país em decorrência da pandemia da covid-19. “Mais do que qualquer grande empresário, o dono de um pequeno negócio sente na pele a consequência de um desequilíbrio financeiro. É necessário garantir o mínimo de segurança para esses profissionais, para que empreender não seja visto como um risco”, destacou.

O estudo do Sebrae apontou que 52,2% dos empreendedores gostariam que houvesse uma linha de crédito sem juros para ajuda-los nesse período pandêmico. Eduardo lembrou iniciativas suas nesse mesmo sentido. “Já apresentei na Assembleia Legislativa da Paraíba a proposta para criação de um auxílio específico para os trabalhadores do setor de eventos, bem como, uma de linha de crédito junto ao Empreender-PB voltada para as empresas do segmento. Devemos tentar contemplar também as outras áreas”, ressalta.

Especialista em Inteligência em Gestão e Marketing, Manu Lira salienta que no cenário de lockdown e fechamento das empresas, aqueles que conhecem as necessidades do seu cliente tiveram uma vantagem clara para realizar os atendimentos.  “No ambiente atual, os clientes se preocupam menos com a variedade de produtos e mais com a disponibilidade. E isso pode mudar a maneira na qual muitos varejistas atuam”, avalia.

A pandemia mudou o jeito de Raphaella trabalhar. Ela faz doces, cestas de café da manhã e receitas tradicionais há três anos e apenas em datas especiais. Nesse Natal, reduziu a quantidade dos alimentos, aderiu ao delivery e pacotes promocionais.  Para ela, o ‘novo normal’ trouxe efeitos positivos e negativos: “Me deparei com diversos desafios, problemas, mas também com histórias de superação, pessoas presenteando parentes e amigos queridos à distância com mensagens de amor e afeto. Foi uma experiência difícil, mas emocionante”, revela.

Impacto da pandemia nos pequenos negócios – O Estudo do Sebrae aponta que entre as empresas que continuaram funcionando, 41,9% realizam agora apenas entregas via atendimento online. Outros 41,2% estão trabalhando com horário reduzido, enquanto 21,6% estão realizando trabalho remoto.

Continue Lendo

Paraíba

Ministério Público fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público da Paraíba vai promover, na próxima segunda-feira (20/05), às 9h, no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa, no centro da capital, uma audiência pública para discutir temas relacionados com os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A audiência faz parte da Notícia de Fato nº 002.2024.018626, que trata do atendimento às pessoas com TEA, e será realizada de forma conjunta com os promotores da Saúde, Educação e Consumidor da Capital.

Durante a audiência, será ministrada uma palestra sobre o “Transtorno do Espectro Autista: o verdadeiro diagnóstico”, com a médica psiquiatra e diretora técnica do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Camila de Almeida França Falcão.

Serão convidados para participar da audiência pública representantes das Secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e do setor educacional.

De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para desenvolver independência e qualidade de vida.

Continue Lendo

Paraíba

Diretório provisório do Novo PTB fará coleta de assinaturas na PB para registro partidário no TSE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão Provisória do novo Partido Trabalhista Brasileiro na Paraíba (PTB-PB) realizará uma campanha estadual para coletar  assinaturas necessárias para efetuar o registro partidário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PTB é uma das legendas que fez história na política nacional brasileira e teve como grandes expoentes os filiados e ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, além do ex-governador Leonel Brizola.

A legenda precisa coletar, pelo menos, 591.148  (quinhentas e noventa e uma mil, cento e quarenta e oito) assinaturas, em dois anos, para que o retorno oficial da sigla ao cenário político no Brasil possa ser oficializado. O número corresponde a 0.5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados.

Na Paraíba, o ex-deputado estadual Chico Lopes comandará o evento que contará com participação de lideranças políticas e de diversos representantes de movimentos sociais.

A coleta de assinaturas acontecerá no dia 28 de maio, a partir das 10h, nas dependências do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge), em João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba é escolhida para teste de projeto que visa garantir eficiência em gestão pública na Saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No próximo mês, uma nova fase se inicia para o Sistema Único de Saúde (SUS), marcada pelo lançamento do piloto do Projeto de Monitoramento das Recomendações Elegíveis de Auditoria, liderado pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS). Com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde por meio de recomendações pactuadas com os auditados, a iniciativa será testada primeiramente na Paraíba, bem como nos estados do Paraná, Minas Gerais e  Rondônia.

O marco inicial será dado com a fase in loco, cujo propósito é garantir a implementação das medidas corretivas e melhorias sugeridas pela auditoria. Essa abordagem visa manter o processo como uma continuidade integrada, evitando que seja percebido como algo separado ou independente.

Recomendações elegíveis

As recomendações elegíveis dentro do contexto da auditoria referem-se àquelas que são consideradas fundamentais ou estruturantes para as políticas ou programas do SUS. Elas têm o potencial de impactar positivamente a execução das melhores práticas nos estabelecimentos de saúde e nas condições de vida da população, bem como nas linhas de atenção à saúde, investimento na saúde, gestão de saúde e na educação em saúde.

Essas recomendações são identificadas durante o processo de auditoria, que visa avaliar a conformidade, a eficiência dos serviços de saúde. São consideradas elegíveis aquelas que, se implementadas, podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, bem como aprimorar a gestão e governança no âmbito do SUS.

De acordo com o diretor do DenaSUS, Alexandre Rodrigues, essas recomendações podem incluir desde a implementação de novos protocolos de atendimento para reduzir tempos de espera até alocação de recursos em hospitais regionais. “Tais recomendações são priorizadas pela sua capacidade de gerar impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população”, elucida.

Monitoramento e relatório de auditoria

A Coordenação-Geral de Auditoria (CGAUD), vinculada ao DenaSUS, assumirá o papel de conduzir o monitoramento após a conclusão das auditorias. “O ciclo de auditoria é delineado como um processo contínuo, abrangendo diversas etapas, desde o planejamento até o monitoramento. Essa abordagem estruturada visa garantir a integridade nos processos de auditoria, contribuindo para aprimorar a gestão pública e combater irregularidades”, explicou o coordenador-geral de Auditoria, Jomilton Costa.

O relatório de auditoria é uma peça fundamental nesse processo. Nele são apresentados resultados, conclusões e recomendações que contribuem para a melhoria da gestão do SUS e o fortalecimento da governança e controle interno.

Continue Lendo