Nos acompanhe

Negócios

Governo fecha parceria com Grupo Ferreira Costa para exposição e venda do artesanato paraibano

Publicado

em

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, participou, na sexta-feira (19), de uma reunião com representantes do Grupo Ferreira Costa em que discutiu os últimos ajustes de uma parceria. O grupo pernambucano cederá um espaço na loja localizada na estrada de Cabedelo para os artesãos exporem e comercializarem seus produtos.

Na oportunidade, Ana Maria Lins agradeceu a parceria firmada entre o Governo do Estado e o Grupo Ferreira Costa. “Essa parceira é mais que bem-vinda, e só mostra a sensibilidade desse grupo empresarial com as ações que vêm sendo adotadas pelo governador João Azevêdo em prol do artesanato paraibano. É um espaço muito importante para os artesãos exporem seus produtos em tempo de pandemia”, afirmou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou que o objetivo da parceria é beneficiar o maior número de artesãos possível. “Vamos fazer um regime de rodízio em que os artesãos terão uma oportunidade de quinze dias, em média, para exporem e comercializarem seus produtos. É uma oportunidade maravilhosa, sobretudo em tempos de pandemia. Ter essa vitrine dentro da Ferreira Costa é uma excelente oportunidade”, disse, ressaltando que serão cumpridas todas as medidas sanitárias.

Já a superintendente de Desenvolvimento de Obras do Estado (Suplan), Simone Guimarães, destacou a estrutura do espaço oferecido pelo Grupo Ferreira Costa. “O papel da Suplan foi fazer uma análise do espaço, avaliar o que será feito. É uma estrutura muito boa, que vai oferecer aos artesãos uma oportunidade ímpar de vendas e de exposição”, acrescentou.

O gerente corporativo de Trade Marketing do Grupo Ferreira Costa, Alexandre Fernandes, explicou que um dos motivos da parceria com o Governo do Estado é a identidade do Grupo com a Cultura Popular. “Faz parte de nossa história preservar e valorizar a cultura popular. Na família, temos a arquiteta Janete Costa, grande cultuadora da genuidade que traz a arte popular. Sempre trabalhamos no resgate desses valores, e a Paraíba gera essa oportunidade”, comentou. (Janete Costa, arquiteta que também dá nome à Casa do Artista Popular, localizada em João Pessoa e que será entregue em breve pelo Governo do Estado, era prima legítima de Ciro Ferreira Costa, proprietário do grupo empresarial).

A previsão é que o espaço dos artesãos paraibanos na Ferreira Costa, localizada na estrada de Cabedelo, comece a funcionar em março. O local tem circulação de 3 mil pessoas diariamente, sendo, antes de tudo, uma grande vitrine para os artesãos paraibanos.

Participaram ainda da reunião a gerente de Assuntos Corporativos do Grupo Ferreira Costa, Cláudia Nascimento, o gerente-geral, Edgard Silva, e a arquiteta Andréa Cabral.

Continue Lendo

Negócios

Recorrer à recuperação tributária pode ser uma solução para as empresas; saiba como

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A recuperação de crédito tributário é um processo complexo, mas fundamental para empresas que buscam otimizar suas finanças. Inicialmente, essa operação é realizada através de um levantamento, comparando as apurações fiscais com o fechamento contábil. É importante destacar que a recuperação de crédito tributário evita a bitributação, que é a cobrança dupla de tributos sobre o mesmo fato gerador, é um direito legal das empresas, permitindo que elas utilizem esses valores para abatimento de dívidas e impostos.

Arthur Bettine, diretor da Organize Contabilidade, explica que: “O crédito tributário pode ser recebido diretamente na conta da empresa, embora tenha um prazo de até cinco anos para realizar esse estorno. Além disso, é possível utilizar esse crédito para compensar outros impostos, permitindo que toda a quantia seja aproveitada no mesmo mês.”

O recurso também pode fortalecer a posição financeira das empresas, gerando estabilidade e crescimento sustentável dos negócios. Ao otimizar o fluxo de caixa, promover a estabilidade financeira e preservar relacionamentos comerciais, a técnica impulsiona o crescimento econômico de maneira mais ampla. As empresas podem reinvestir esse capital em iniciativas de crescimento, como expansão, inovação e desenvolvimento de novos produtos. Isso não só fortalece a posição competitiva das empresas, mas também estimula a criação de empregos e o desenvolvimento econômico local e regional.

A aplicação do regime tributário é relativa ao porte das empresas. No caso do lucro real não cumulativo, por exemplo, as empresas podem aproveitar créditos referentes a diversas operações, como créditos por operação, monofásicos e previdenciários. Já no regime do Simples Nacional, o processo é mais simplificado, porém limitado ao regime cumulativo.Os tipos de créditos tributários estão ligados a impostos como IPI, PIS, COFINS e ICMS – este, diretamente relacionado às operações de circulação de mercadorias, enquanto o crédito de PIS e COFINS pode ser gerado a partir de despesas operacionais e insumos.

Arthur ressalta que “A recuperação de crédito tributário é mais comum no meio empresarial, excluindo pessoas físicas. Setores como indústria, transporte, cosméticos e venda por atacado são alguns dos que mais se beneficiam com o processo, devido à natureza de suas operações e às particularidades dos impostos incidentes sobre essas atividades. Por isso, empresas desses setores têm um forte potencial de recuperação tributária, desde que realizem uma análise minuciosa de suas operações e estejam em conformidade com a legislação vigente.”

Bettine relembra que foi através desse recurso que conseguiu recuperar 1,8 milhões de reais de um cliente que estava em dívidas avaliadas em aproximadamente 2 milhões de reais.

Especialistas em Contabilidade Empresarial – Organize Contabilidade
Para maiores informações:
Eneida, Guilherme e Erick
(11) 91356-4848 | [email protected]

Confira imagem:

Continue Lendo

Negócios

Multifeira Brasil Mostra Brasil será lançada nesta quarta-feira, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Será lançada nesta quarta-feira, em João Pessoa a 29ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil. O lançamento vai acontecer durante um almoço restrito a jornalistas, influenciadores digitais e alguns parceiros do evento.

O evento de lançamento é marcado pelas primeiras informações acerca da BMB 2024. “Já temos inclusive a segunda edição do Salão de Imóveis confirmada”, antecipa o diretor geral e idealizador da Brasil Mostra Brasil Wilson Martinez.

A Brasil Mostra Brasil vai acontecer em João Pessoa de 05 a 14 de julho, no Centro de Convenções. Faltando 50 dias para a abertura, os organizadores já trabalham continuamente fechando os estandes e os projetos que vão compor o mix de atrações do evento.

“Estamos animados com a receptividade até agora, fruto da credibilidade que conquistamos ao longo de quase 30 anos”, arrematou Wilson Martinez, lembrando que os expositores que se antecipam têm mais opção de escolha da localização no estande.

A Brasil Mostra Brasil é um evento que tem como parceiros o Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-JP), Associação Comercial da Paraíba, Fecomércio-PB e Sebrae-PB.

Continue Lendo

Negócios

Espetáculo ‘Bibi, Uma Vida em Musical’ chega a João Pessoa nesta sexta-feira no Teatro Paulo Pontes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos espetáculos mais premiados do teatro brasileiro, ‘Bibi, uma vida em musical’ faz uma nova turnê por cinco cidades do Brasil e chega a João Pessoa na próxima sexta-feira (17/05). O espetáculo será apresentado no Teatro Paulo Pontes,para celebrar o centenário de Bibi Ferreira, uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos.

Em BIBI, uma vida em musical, a história familiar, profissional e amorosa da artista se enredam. A formação em música, dança e línguas estrangeiras foi estimulada pela mãe Aida Izquierdo, bailarina espanhola. A estreia profissional no teatro, aos 19 anos, foi pela mão do pai, o ator Procópio Ferreira, em papel escrito por ele para a filha. Assim, o musical percorre todas as fases da vida de Bibi, da escolha do seu nome, sua preparação para os palcos, os espetáculos musicais como os inesquecíveis ‘Gota d’Água’, de Paulo Pontes e Chico Buarque, ‘My Fair Lady’, ‘Alô Dolly’ e ‘Piaf, a Vida de Uma Estrela da Canção’, seus casamentos, o nascimento da filha única, Tina Ferreira, as viagens para Portugal e Inglaterra a trabalho, a homenagem da escola de samba Viradouro até sua chegada a um teatro da Broadway, aos 90 anos.

O espetáculo celebra ainda o legado de Artur Xexéo, que partiu no ano passado. Um dos maiores jornalistas brasileiros, autor de espetáculos como ‘Cartola – O Mundo é um Moinho’, ‘Eu Não Posso Lembrar Que Te Amei – Dalva e Herivelto’, ‘Hebe, o Musical’, era fã confesso e avaliou a importância de Bibi Ferreira na profissionalização do ator no Brasil, em relação ao seu ofício. “No teatro musical, ela foi, sem dúvidas, a primeira atriz brasileira pronta para o gênero. Antes dela, havia as vedetes de revista, não necessariamente atrizes”, diz o coautor do texto.

Serviço

BIBI, UMA VIDA EM MUSICAL
JOÃO PESSOA (PB)
17 de maio
Sexta-feira 18h30
Teatro Paulo Pontes –
R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho

  • Ingressos de R$ 20.00 a R$ 200.00

Link

Continue Lendo