Nos acompanhe

Paraíba

Wilson Filho defende medidas adotadas pelo Governo do Estado e PMJP após avanço da Covid-19

Publicado

em

Nas últimas horas, os números da pandemia forçaram as autoridades a tomarem medidas mais rígidas no intuito de evitar um colapso nos serviços de saúde no Estado e garantir a tranquilidade da população. Durante cinco dias consecutivos, a Paraíba registrou mais de 1 mil novos casos de Covid-19, diariamente, e somou 84 óbitos nesse período. Os hospitais públicos e privados na Região Metropolitana de João Pessoa já registram uma ocupação de 89,4% e no Sertão esse número chega a 88%.

Diante da situação, o governador João Azevêdo e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (22) e confirmaram toque de recolher em João Pessoa a partir desta terça-feira (23) e o fechamento da orla, por um período de 15 dias. O decreto com todas as medidas será publicado na edição do Diário Oficial desta terça-feira. O governador João Azevêdo declarou que o documento irá ‘priorizar a vida’: “Vai priorizar a vida acima de tudo, preservar e olhar os segmentos econômicos, é isso que vamos buscar”.

O deputado estadual e líder governista na Assembleia, Wilson Filho, disse que é imprescindível o apoio às medidas do governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa. “Foram medidas difíceis de serem tomadas, porém o momento exige para preservar vidas. São decisões complexas e muito bem pensadas, planejadas com base na ciência”, lembrou.

Para Wilson, desde o início da pandemia a Paraíba vem conseguindo manter o controle da situação, porém nos últimos dias parte da população relaxou nas medidas de prevenção. “Temos que reconhecer que comemoramos a vitória antes do tempo. Muita gente passou a ignorar a necessidade do uso de máscaras, saiu de casa sem necessidade e ainda esteve em muitas aglomerações durante o verão. Vale ressaltar que esse cenário ainda não está refletindo as consequências do carnaval”, afirmou.

Wilson lembrou que nos últimos 12 meses contribuiu de forma veemente com a autoria de 15 leis estaduais relativas à pandemia. “Conseguimos avançar bastante e a Paraíba deu sinais de que estava vencendo o coronavírus, mas infelizmente uma pequena parcela da população comemorou antes do tempo e agora estamos vivenciando o resultado”, ressaltou o deputado.

Solidariedade

O deputado demonstrou solidariedade a todos que de alguma forma sofrerão perdas com as novas medidas e principalmente aos que perderam seus familiares e amigos durante a pandemia. Desde o início da pandemia já são 4.356 óbitos na Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Nilvan vai à Justiça e se torna o primeiro a denunciar suposto uso criminoso de IA na pré-campanha

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O comunicador e pré-candidato a prefeito de Santa Rita, Nilvan Ferreira (Republicanos), foi à Justiça e se tornou o primeiro a denunciar formalmente suposto uso criminoso de Inteligência Artificial (IA) já no período de pré-campanha eleitoral neste ano de 2024 na Paraíba.

Nilvan sustenta que teriam sido espalhados pela internet áudios e vídeos supostamente adulterados com a voz do comunicador emitindo frases que ele não teria dito e que o feito teria objetivo único de prejudicar a sua intenção em disputar o comando da Prefeitura Municipal santarritense.

Na ação, o pré-candidato acusa formalmente o vereador vereador Jackson Alvino como responsável pela suposta trama.

Que investigue a origem a partir do primeiro que fez a postagem, que foi um rapaz que é chefe de Gabinete do presidente da Câmara de Santa Rita. Coloca o Jackson também no meio“, frisou Nilvan.

Os comentários de Ferreira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (16/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A eleição ainda nem começou e já temos a primeira condenação para Jaqueline Viana, pré-candidata a prefeita na cidade de Cabedelo nas Eleições 2024.

Esposa do ex-prefeito preso na Operação Xeque-mate, Leto Viana, Jaqueline, à época vereadora, também foi presa na mesma operação.

Dessa vez, a condenação veio pela Justiça Eleitoral, por propaganda antecipada após a divulgação de um vídeo nas redes sociais da pré-candidata a Prefeitura.

Ainda foi imposta uma multa no valor de R$ 5 mil para coibir atos dessa natureza, com base no artigo 36, parágrafo 3°, da Lei n° 9.504/97.

A Justiça também determinou a remoção da internet do vídeo em um prazo de 05 dias.

Julgo procedente a presente Reclamação Eleitoral, condenando a promovida ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), no intuito de coibir atos dessa natureza, com fulcro no artigo 36, § 3º, da Lei n.º 9.504/97, bem como determino a remoção da internet do vídeo da transmissão do Podcast gravado pela promovida, em 05 dias“, diz o documento.

Clique aqui e confira a íntegra do Processo nº 0600006-18.2024.6.15.0057.

Continue Lendo

Paraíba

Ao lado do pré-candidato Gilbertão, Efraim visita Codevasf em busca de recursos para Sousa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho (União Brasil/PB) esteve, nesta quarta-feira (15/05), na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília, para tratar com o diretor presidente, Marcelo Moreira, sobre investimentos para o município de Sousa ( PB). Acompanhado de Gilbertão, pré-candidato a prefeito da cidade, o senador discutiu a alocação de recursos hídricos para diversas áreas essenciais.

Entre os principais temas abordados, destacam-se os recursos hídricos, saneamento básico e distribuição de água potável para Sousa. O pré-candidato a prefeito, Gilbertão, questionou ao presidente diretor uma solução urgente diante desses problemas: “Presidente Marcelo, essa realidade do município de Sousa não é de hoje, vem de anos. Diante deste cenário, estamos aqui buscando soluções concretas para sanar esse problema, que tem sido a angústia de nossos sousenses”, declara.

Efraim enfatizou a necessidade de solucionar o problema do abastecimento de água na cidade, que persiste como um desafio significativo em pleno século XXI.

O presidente da Codevasf disse que ainda este ano teremos boas notícias. “Estamos concluindo o estudo, o termo de referência para fazer uma licitação da viabilidade técnica e do projeto base de abastecimento de água e saneamento do município de Sousa. Essa é uma reivindicação do senador Efraim que devemos licitar em junho deste ano, ou seja, até o final do ano temos um horizonte para poder estar contratando essa obra até 2025”.

Para o senador Efraim essa visita foi primordial e esclarecedora para os sousenses:

“Viemos procurar informação para um tema crítico, que é o sistema de abastecimento de água e distribuição de esgoto na cidade de Sousa, um tema que está no dia a dia e impacta a vida das pessoas. Diante desse cenário, a captação de recursos hídricos e a distribuição eficiente de água emergem como questões cruciais para garantir o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da comunidade”.

A visita também contou com a participação do diretor de de Irrigação, Napoleão Casado, que tem acompanhado de perto os projetos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e também do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. Juntos, eles discutiram o plano de desenvolvimento para a região e a implementação de perímetros irrigados, uma iniciativa vital para fortalecer a agricultura e assegurar a sustentabilidade hídrica.

Com essas ações, Efraim demonstra seu compromisso de promover melhorias significativas em Sousa, garantindo que a cidade receba os investimentos necessários para o seu progresso e bem-estar.

Continue Lendo