Nos acompanhe

Paraíba

Bruno assina acordo técnico com o Programa Famílias Fortes, do governo federal

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande realizou na manhã desta quarta-feira, 16, no Palácio do Bispo, a cerimônia de assinatura do acordo técnico do Programa Nacional Famílias Fortes. O documento firmado pelo prefeito Bruno Cunha Lima com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos garante recursos ao Município para o fortalecimento dos vínculos e o bem-estar de membros de grupos familiares carentes ou em situação de risco.

O convênio foi assinado no Gabinete do Prefeito por Bruno e pela secretária Nacional da Família, Ângela Gandra. Marcelo Couto Dias, da diretoria de Formação, Desenvolvimento e Fortalecimento da Família do ministério, também prestigiou a solenidade.

O prefeito esteve acompanhado pela primeira-dama do Município, Juliana Figueiredo Cunha Lima. Em sua última viagem à Brasília, Juliana já havia manifestado à secretária Ângela Gandra o desejo da gestão de Bruno de se integrar ao programa.

Segundo Bruno Cunha Lima, Campina Grande é referência nacional em vários programas sociais. “E faremos agora, nesta parceria com o governo federal, uma política pública dedicada especificamente ao fortalecimento dos laços familiares, identificando, acolhendo e tratando os problemas das nossas famílias”, afirmou em seu discurso.

Na visão do prefeito, “quando a família vai mal, toda a sociedade sofre com isso”, daí a necessidade de se estimular o convívio familiar saudável e respeitoso por meio de ações do Programa Nacional Famílias Fortes.

Antes de Bruno, a primeira-dama Juliana Cunha Lima se pronunciou. Emocionada, agradeceu o apoio da Secretaria Nacional da Família em trazer mais esta ação em favor do povo campinense, destacando que “as famílias vão ganhar muito, especialmente aquelas que sofrem com relacionamentos traumáticos”, destacou.

Por sua vez, Ângela Gandra destacou que a gestão de Campina Grande, por meio do prefeito Bruno, demonstra o “seu olhar humanizado” sobre as questões sociais e revelou o seu contentamento pela acolhida que a política pública familiar está recebendo na cidade. Da mesma forma, Marcelo Dias, da diretoria de Formação, Desenvolvimento e Fortalecimento da Família, ressaltou em discurso a importância da prevenção de comportamentos de risco, sobretudo do segmento infantil.

Presenças

Prestigiaram a solenidade o procurador geral do Município, Aécio Melo; Roberto Santa Cruz (assessor especial do prefeito); secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Gilbran Asfora; secretário de Assistência Social, Walker Neves; vereadores Marinaldo Cardoso, Rostan Paraíba, Rui da Ceasa, Saulo Noronha, Eva Gouveia, Carol Gomes, Fabiana Gomes, Rubens Nascimento, Waldeny Santana, Alexandre do Sindicato, Aldo Cabral, Sargento Neto e Luciano Breno.

Continue Lendo

Paraíba

Veganismo: conheça o movimento que vem ganhando a cada dia mais força no Brasil

Publicado

em

Uma pesquisa feita pelo Ibope e encomendada pelo Good Food Institute Brasil revelou que, em 2020, quase metade da população (47%) reduziu o consumo de carne nos últimos anos no Brasil. Essa mudança de hábitos se deu por muitos fatores como, por exemplo, a preocupação com o meio-ambiente e sustentabilidade e, principalmente, pelo interesse crescente das pessoas por assuntos ligados ao vegetarianismo e ao veganismo.

Apesar de dialogarem entre si, há diferenças significativas entre o estilo de consumo desses dois grupos. De maneira geral, o vegetariano não consome proteína animal, já o vegano, além de seguir uma dieta restrita de carne, leite e derivados, também busca minimizar o uso de produtos produzidos a partir de origem animal, como roupas de couro, ou cosméticos testados em animais. Até o momento, cerca de 7 milhões de brasileiros se declararam veganos (Ibope/2020).

Essa mudança na alimentação da população fez com que restaurantes e supermercados se atentassem e oferecessem opções de produtos veganos em seus menus e prateleiras. O Açougue Vegano, primeira rede de restaurantes veganos do Brasil, foi criado junto com o crescimento desses movimentos e oferece versões à pratos tradicionais que atrai até quem não abdicou do consumo de carne. Cerca de 58% dos clientes da rede não são vegetarianos e nem veganos.

Com receitas saborosas que vão desde refeições conhecidas pelos brasileiros, como a feijoada e o strogonoff, a rede possui uma variedade de pratos congelados, sanduíches e porções para agradar todos os gostos. Entre as especialidades da rede, está a coxinha de jaca, feita com batata e jaca verde refogada, o X-Vegan Melt, com hambúrguer produzido com grão de bico e a tradicional Moqueca de Banana, feita com leite de coco e azeite de dendê .

Sobre o Açougue Vegano

Criada no Rio de Janeiro em 2016, é a primeira rede de franquias de restaurantes veganos do Brasil. Nasceu do encontro entre os amigos Celso Fortes e Michelle Rodriguez que, na época estudantes de gastronomia, começaram a elaborar receitas que fossem realmente saborosas e convencessem os paladares mais exigentes de que a carne não é assim tão essencial. As receitas impressionam até quem não abdicou do consumo da carne, que inclusive hoje representa 58% dos clientes da rede. Entre elas, a coxinha de jaca, premiada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, o espetinho de soja, a feijoada vegana, a moqueca de banana da terra, além de uma linha de congelados para ser preparada em casa. Entrou para o franchising em 2019 e, atualmente, possui sete lojas.

Continue Lendo

Paraíba

São João de Cabedelo terá como atração o Trem do Forró, em 2022

Publicado

em

O prefeito de Cabedelo, no Litoral Norte da Paraíba, Vitor Hugo, vai anunciar, nesta quinta-feira (19), a programação dos festejos juninos da cidade. Na oportunidade, será lançado o Trem do Forró, um projeto fechado com a agência Nova Receptivo, empresa com sede em Campina Grande.

De acordo com esta matéria publicada pelo Turismo em Foco, a CBTU-JP – Companhia Brasileira de Trens Urbanos deve disponibilizar uma locomotiva com quatro vagões, que passarão por um processo de caracterização a exemplo da Locomotiva do Forró, um dos principais atrativos do São João de Campina Grande, que partia aos sábados para o distrito de Galante. Esse roteiro era comercializado pela Nova Receptivo.

A saída do Trem do Forró será na Estação Ferroviária, no Varadouro, em João Pessoa, seguindo para Cabedelo, onde será montada uma estrutura para atender os turistas e paraibanos, com shows e quadrilhas juninas, além de venda de bebidas e comidas típicas. O passeio deve ter uma duração de cerca de 50 minutos. Estão reservadas três sábados para esse roteiro. A hora de saída e retorno, assim como o preço do ingresso ainda não estão fechados.

A Nova Turismo também já está comercializando passaportes para o Ônibus do Forró, em Campina Grande, para o período junino. Esse roteiro tem características culturais e turísticas, já que, durante o passeio, as pessoas receberão informações sobre os roteiros pela cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Calvário: STJ concede benefício a Gilberto Carneiro e Coriolano Coutinho para se ausentar sem aviso

Publicado

em

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu conceder habeas corpus ao ex-procurador-geral da Paraíba, Gilberto Carneiro, ao irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, Coriolano Coutinho, e ao ex-secretário de Educação do Estado, Arthur Viana, para se ausentarem da capital paraibana sem pedir autorização à Justiça.

A decisão foi proferida pelo relator da Operação Calvário no STJ, ministro Sebastião Reis. Os três conseguiram o benefício que já foi dado a outros investigados na Operação Calvários, como o ex-governador Ricardo Coutinho.

Confira decisão

Continue Lendo