Nos acompanhe

Paraíba

Câmara discute implantação de bônus regional para ingresso de alunos na UFPB

Publicado

em

A implantação de um bônus regional para ingresso de alunos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi um dos temas debatidos em sessão especial realizada na manhã desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A ideia é que estudantes que residam no entorno dos campi universitários – ou tenham concluído o ensino médio em escolas públicas ou privadas localizadas em municípios situados até 200 quilômetros dos mesmos – sejam beneficiados com a política. O encontro, proposto pela vereadora Eliza Virgínia (Progressistas), também debateu o uso da linguagem neutra nas escolas.

A concorrência acirrada e a diferença de nível entre alunos no Brasil foram alguns dos argumentos de Eliza Virgínia para defender o bônus regional. “Sabemos que o nível dos alunos de estados mais ricos e mais desenvolvidos geralmente é melhor, o que faz com que as vagas das universidades sejam ocupadas por estudantes de outras regiões. Sendo assim, a implantação do bônus regional na UFPB fará com que as vagas para alunos da Paraíba sejam mais protegidas, já que os estudantes da nossa região encontram dificuldades para ingressar em outras universidades, enquanto no nosso estado quase nunca existiu objeção para os alunos de outros locais ingressarem”, justificou a vereadora.

O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, afirmou que a implantação do bônus regional é uma solicitação justa. “É uma luta necessária, uma vez que diversos estados assumem essa bonificação, como os vizinhos Pernambuco e Rio Grande do Norte, o que torna a batalha desleal. Há um pedido da sociedade para que a gente conceda essa bonificação, que pode ir até 20%”, informou.

De acordo com Valdiney Gouveia, os estudos realizados para elaborar a minuta para implantação do bônus regional, com dados dos últimos cinco anos, revelam que a representação de estudantes de fora chega a ser de 60%, não só no curso de medicina. “Pudemos ver que os estudantes vindos de outros estados regressam à região de origem. Temos a Paraíba sendo invadida por estudantes de diversos outros estados, ocasionando também dano pela evasão de profissionais qualificados. Nesse sentido, começamos a fazer cálculos para saber qual seria a bonificação mínima para reparar essa defasagem, e elaboramos uma minuta que prevê a bonificação inicial de 10%”, explicou o reitor, completando que a minuta ainda ser&a acute; apreciada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e que prevê a possibilidade de aumento da porcentagem de bonificação após avaliação anual.

“Fica aqui o nosso apoio aos estudantes paraibanos para que possam, cada vez mais, ter de fato acesso à nossa universidade. A UFPB está de portas abertas para acolher a quem quer que queira ingressar, mas temos que garantir que nosso estado continue se desenvolvendo. Para isso, nada melhor do que contar com profissionais qualificados”, concluiu o reitor Valdiney Gouveia.

Evasão de profissionais

Segundo o professor Antomari Trajano, a implantação do bônus regional vai sanar não só a desvantagem para alunos paraibanos, como também a evasão de mão de obra qualificada. “Quando a gente recebe alunos de estados, com PIB maior e com maiores investimentos na cultura educacional, essa guerra torna-se desleal. Os alunos de outros estados entram numa ‘peleja’ quase vencida. E, depois de todo o processo de aprendizado, quem fica com o prejuízo é a Paraíba, pois os alunos de fora voltam aos seus estados de origem e ficamos com déficit na qualificação de mão de obra”, explicou, ressaltando ainda a necessidade de investimentos na infraestrutura educacional e em tecnologias para que os profissionais formados fiquem na Paraíba e possam trazer lucros para o estado.

O professor Daniel Nóbrega chamou a atenção para a importância de o mercado absorver esses novos profissionais, a fim de que, ao finalizarem o curso, não precisem ir para outro lugar do país para encontrar emprego na sua área de formação. “Aqui na Paraíba temos este outro problema: a gente perde as vagas e o mercado não absorve todos os profissionais. Então, temos que fomentar a pujança do mercado para absorver profissionais de alta qualificação e conseguir formá-los aqui”, defendeu.

Ao final do debate, Eliza Virgínia destacou que a implantação do bônus regional em 10% é um grande começo, mas espera que esse percentual seja igualado ao de outros estados e que no próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) haja aumento considerável dos alunos paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir de agora, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade já podem se vacinar contra a gripe. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância dessa medida. “A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”.

Vale lembrar que a Região Norte do país iniciou a vacinação contra a gripe em novembro do ano passado, tornando-se pioneira nessa antecipação. Por esse motivo, essa região não está incluída nesta nova etapa da campanha.

Início da campanha em públicos prioritários aconteceu em março 

campanha de vacinação contra a gripe em 2024 começou mais cedo nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com as vacinas sendo distribuídas para as Unidades Federadas e seus respectivos municípios logo no início de março, focada em grupos prioritários.

Com a ampliação, o Ministério da Saúde busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno.

Mesmo com a ampliação para todas as pessoas acima de 6 meses, o Ministério da Saúde ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

Estados e municípios 

Com a ampliação da campanha, os estados e municípios têm autonomia para definir os públicos, de acordo com seus estoques de vacina.

Continue Lendo

Paraíba

TSE confirma que Sara Cabral não pode se candidatar e nem mesmo votar nas Eleições 2024; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma, através da emissão de Certidão de Quitação Eleitoral, que a ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral está impedida de disputar as Eleições 2024, de regularizar a própria situação perante a Justiça Eleitoral e até mesmo de votar, enquanto durar o impedimento.

Sara Cabral foi punida com a suspensão dos direitos políticos até o ano 2025 por ter provocado danos ao erário nos anos 2000 através da utilização de recursos federais.

De acordo com o documento emitido nesta sexta-feira (03/05), Sara Maria Francisca Medeiros Cabral “não está quite com a Justiça Eleitoral na presente data, em razão de SUSPENSÃO DE POLÍTICOS(IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA), não podendo exercer o voto ou regularizar sua situação eleitoral enquanto durar o impedimento“.

Leia também: Justiça confirma suspensão dos direitos políticos de Sara Cabral até 2025; confira

Leia também: TCU anula condenação e retira nome de Sara Cabral de políticos com ‘contas irregulares’

Sara havia sido liberada recentemente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para disputar as Eleições 2024, porém, ela foi condenada em pelo menos um dos outros 20 (vinte) processos que enfrenta na Justiça como ex-prefeita de Bayeux.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Continue Lendo

Paraíba

Bruno Cunha Lima detalha investimentos e ações à cidade após garantia de operação de crédito

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), ressaltou os avanços que a cidade irá receber após a garantia de operação de crédito externo pelo Senado Federal e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

O contrato garante até US$ 52 milhões para financiar parcialmente o Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Socioambiental de Campina Grande, conhecido como ‘Transforma Campina’.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, nesta sexta-feira (03/05), Bruno deu detalhes das ações e obras que serão realizadas com os recursos.

“Essa ação que foi conquistada também através do Senado com a participação de Efraim e Veneziano, que liderou e relatou o processo no plenário, nós garantimos os recursos necessários para fazer a feira e o Mercado Central, segunda etapa do canal de Prado, Bodocongó, um grande condomínio logístico para atrair empresas de distribuição para gerar emprego e renda à Campina, o Parque da Estação Nova, a despoluição do Açude Velho, enfim… são diversas obras que simbolizam emprego, renda e desenvolvimento à cidade e esse é o evento que a boa política faz”, detalhou.

Ouça:

Um dos articuladores no Senado para a aprovação do crédito, Efraim Filho (União Brasil), afirmou que a concessão do empréstimo cessa as tentativas de parlamentares da oposição na Câmara da cidade de tentar prejudicar o desenvolvimento da população.

“Por uma questão de hierarquia das leis, o pronunciamento federal nacional se sobrepõem e é realmente uma atitude muito mesquinha daqueles que querem atrapalhar a gestão prejudicando as pessoas. Isso é inconcebível nos dias de hoje. A própria imprensa e as redes sociais se encarregarão de separar o joio do trigo e de dar à população a verdadeira dimensão de quem quer fazer o bem para Campina Grande e o medo de quem quer atrapalhar com medo de mais uma vez perder as eleições”, disse.

Ouça:

Continue Lendo