Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito de Santa Rita anuncia pagamento do Fundeb para profissionais da educação

Publicado

em

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, anunciou em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (30), no Ginásio O Renatão, no bairro Popular, o pagamento do abono do saldo dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para todos os profissionais da educação. O valor a ser pago gira em torno de mais de R$ 5 milhões e deve contemplar mais de 1.600 profissionais.

Durante o encontro, foi anunciado aos servidores, em exercício, da educação, como porteiros, vigilantes, merendeiras, supervisores, além dos servidores de apoio, os detalhes sobre o pagamento, que está pago de forma excepcional. O último reembolso do Fundeb aconteceu há 20 anos e apenas os profissionais do magistério foram contemplados.

De acordo com o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, com o pagamento do abono do Fundeb, a prefeitura vem cumprindo o seu papel de valorização e manutenção da categoria dos profissionais do âmbito educacional. “Mais uma vez, a cidade de Santa Rita se destaca por valorizar a carreira dos profissionais da educação, e cumpre o seu papel de realizar o pagamento em dia. É um momento histórico, já que, após 20 anos, o benefício virá em forma de abono para a categoria. É com muita alegria, trabalho e dedicação, que vamos realizar o pagamento para os servidores. Essa ação faz parte de mais um compromisso da nossa gestão com os santa-ritenses, contribuindo com uma educação de qualidade, por meio de incentivos e valorização”, destacou o prefeito de Santa Rita.

Para a secretária de Educação do município, Edilene Santos, esse é um momento de grande satisfação. Segundo ela, Santa Rita vai oferecer um abono justo para todos os trabalhadores da educação, independente da formação. “Após vinte anos, os profissionais da educação do município de Santa Rita terão a satisfação de receber, o abono do Fundeb, o que representa uma significativa valorização dos nossos queridos servidores. A prefeitura de Santa Rita trabalhou com muita dedicação para alcançar esse resultado e oferecer um abono justo para todos os profissionais da educação, independente de formação acadêmica”, disse Edilene.

Além do prefeito Emerson Panta e da Secretaria de Educação do município, participaram da reunião os demais profissionais da categoria no âmbito da educação, como vigilantes e supervisores.

Sobre o Fundeb

O Fundeb é um Fundo especial, de natureza contábil e de âmbito, e foi instituído como instrumento permanente de financiamento da educação pública, sendo o principal mecanismo do financiamento da educação básica pública brasileira. Este ano, parte dos valores que compõem o Fundo sobraram e foi feita a divisão para aplicação exclusiva na manutenção e no desenvolvimento da educação básica pública, bem como na valorização dos profissionais da educação.

 

Continue Lendo

Paraíba

Parceria entre Sine Municipal e Nexct Orbitall oferta 170 vagas para contratação imediata

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal, está ofertando 170 novas vagas para telemarketing com contratação imediata.

Os interessados pela vaga poderão se inscrever através do link https://linkme.bio/comunicasine disponibilizado na bio do Instagram do Sine Municipal.

Dentro os requisitos da vaga estão ser maior de 18 anos, ensino médio completo com noções de informática e pacote office.

As vagas estarão disponíveis para inscrição nesta quinta e sexta-feira (25 e 26 de abril), de forma on-line via link, e aos que tiverem interesse poderão se dirigir diretamente ao Sine Municipal munidos de currículo atualizado, RG, CPF e Carteira de Trabalho.

O Sine Municipal está localizado na Av. Santa Clara, s/n – Centro, Campina Grande/PB, com horário de funcionamento de segunda a quinta-feira , das 7h às 17h, e sexta-feira das 7h às 13h.

Continue Lendo

Paraíba

Sábado: empresários e empreendedores participam de evento com networking, debates e palestras em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB) realiza, neste sábado (27), a partir das 9h, no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa, o evento “Conexões Reais”, iniciativa que promoverá networking, debates e palestras para empresários e empreendedores focando na importância das relações interpessoais diante de um mundo, cada vez mais, virtual. Entre os palestrantes, está a empresária e influenciadora de educação financeira, Nathalia Arcuri.

O evento contará com uma área gourmet, com produtos e comidas feitas pelas integrantes da AME-PB”; apresentações culturais; além de debates com temas diversificados, pela manhã e à tarde: “Mulheres Empreendedoras: Mesa Redonda sobre Saúde Integral e Empoderamento”; “Empreender nas Cidades”; “Empreendedorismo em todas as Idades”; e “Inovação Sustentável”.

Já as palestras serão realizadas à tarde, a partir das 15h. A primeira será a da empresária Roberta Penteado, que é consultora de diversidade e inclusão, mentora de carreiras em inteligência emocional e liderança, além de ser sócia da Lanchonete Temática Mundo Animal, em João Pessoa. Com formação em Relações Internacionais, complementada por uma pós-graduação em Inovação, e mais de duas décadas de experiência como Superintendente da Caixa Econômica Federal em São Paulo, é reconhecida com o Prêmio Excelência Mulher 2016.

Às 16h, será a palestra de Nathalia Arcuri, que falará sobre como “Prosperar com Sabedoria”. Nathalia é a fundadora da Me Poupe!, empresa de impacto social de alcance massivo cujo objetivo é colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas. Atual celebridade mais influente do Brasil (IPSOS 2023 celebrities report), a empresária é formada em jornalismo e especializada em planejamento financeiro e economia comportamental. Ela ainda lidera o maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube, o Me Poupe!.

O “Conexões Reais” também tem um caráter social. Os organizadores estão recebendo doações de alimentos e de absorventes íntimos que serão entregues ao projeto ‘Jampa Invisível’, destinado a auxiliar pessoas em situação de rua, na capital paraibana. Os ingressos do “Conexões Reais” estão sendo vendidos pelo Sympla (https://bit.ly/3PU0aZp).

Continue Lendo

Paraíba

Terezinha e Mônica vencem consulta pública da UFPB e devem encabeçar lista tríplice

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram as vencedoras da consulta pública para a eleição da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizada na quinta-feira (25/04).

A dupla, que integrou a Chapa 1, recebeu 67,95% dos votos. Já as outras duas chapas concorrentes formadas pelos professores Lucídio Cabral e João Euclides (Chapa 2) e, Valdiney Gouveia e Rita de Cássia Pereira (Chapa 3), receberam, respectivamente, 25,37% e 6,67% dos votos.

Terezinha e Mônica, portanto, devem encabeçar a lista tríplice que, formalmente, será oficializada após reunião dos conselhos universitários da própria UFPB, e ser enviada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, por sua vez, decidirá qual dupla assumirá a gestão da UFPB entre os anos de 2025 e 2028.

Expectativa

A partir de agora, a comunidade acadêmica vive um segundo momento de expectativa, uma vez que, na última eleição para escolha do reitor e vice, realizada em 2020, a mesma chapa foi campeã de agora, não assumiu aos respectivos cargos porque o então presidente Jair Bolsonaro (PL), optou por nomear os últimos colocados na consulta, Valdiney Gouveia e Liana Filgueira.

A decisão do então presidente foi recebida com surpresa e uma onda de protestos. Já a gestão de Valdiney e Liana foi marcada pela fama de perseguidora e repressora junto aos que fazem a UFPB.

Leia também: Após confusão, Conselhos Deliberativos da UFPB adiam decisão sobre pedido de destituição de reitor

Leia também: Frente Nacional pede destituição de Valdiney Gouveia e de reitores não eleitos que foram empossados

Leia também: Bolsonaro surpreende e nomeia chapa menos votada para comando da Reitoria na UFPB

Leia também: UFPB: universitários iniciam onda de protestos contra nomeação de Valdiney Gouveia

Leia também: Conselho Universitário repudia a nomeação do professor Valdiney Gouveia como novo reitor da UFPB

O chamado ‘Conselhão’, nome popular dado aos Conselhos Superiores da UFPB formado pelo: Consuni (Conselho Universitário), Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o Conselho Curador chegaram a receber um dossiê que pedia a destituição do reitor Valdiney Gouveia e da vice-reitora Liana Filgueira.

Continue Lendo