Nos acompanhe

Paraíba

CMJP vai celebrar 60 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer e homenagear ortodontista

Publicado

em

Nesta semana, as tardes no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo da Capital paraibana, serão movimentadas pela comemoração dos 60 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer da Paraíba (RFCC-PB) e pela homenagem ao ortodontista Cássio Gadelha Martins. A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar uma sessão especial e uma sessão solene, sempre a partir das 14h.

Na segunda-feira (23), acontece a sessão especial que vai celebrar os 60 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer da Paraíba (RFCC-PB). O propositor da celebração foi o vereador Milanez Neto (PV).

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-PB), foi fundada em 14 de abril de 1964, tendo como finalidade apoiar o tratamento dos pacientes carentes, portadores de câncer. Na Paraíba, existe hoje o trabalho espontâneo e gratuito de 200 voluntários atuando, principalmente, junto ao Hospital Napoleão Laureano (HNL), na capital. Há dez anos, a Rede Feminina construiu a Casa de Apoio ao Portador de Câncer Dr. Luiz Wylmar Rodrigues Neto.

“A Casa alberga 40 pacientes do interior do Estado, carentes e sem condições de se sustentarem, durante o período de tratamento no HNL. A Rede leva adiante a missão de proporcionar aos portadores de câncer dignidade e respeito. Estes pacientes são assistidos com muito amor e dedicação”, justificou Milanez Neto.

A sessão solene da semana acontece na quarta-feira (25) para entrega do Título de Cidadão Pessoense ao ortodontista Cássio Gadelha Martins, natural de Catolé do Rocha, no interior da Paraíba. O vereador Carlão (PL) propôs a homenagem e a solenidade.

“O tratamento ortodôntico torna uma boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com capacidade de durar a vida toda. Nesta área tão importante da saúde, o doutor Cássio Gadelha Martins vem se destacando pela sua competência, tanto na habilidade clínica quanto na tratativa afável e descontraída com os seus pacientes. Tornou-se assim, uma referência brasileira na Ortodontia, Ortopedia Facial e Harmonização Orofacial, levando o nome da nossa amada cidade de João Pessoa para o mundo”, argumentou Carlão em sua justificativa.

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo