Nos acompanhe

Paraíba

Entenda a importância da socialização de crianças autistas nas escolas

Publicado

em
Na hora de educar, um dos pontos mais importantes é entender que cada criança é única. Deve-se estar atento à evolução dela, respeitando limites e encorajando-a. Com as crianças onde foi identificado o TEA – Transtorno do Espectro Autista, a atenção deve ser redobrada. Mais de 70 milhões de pessoas são portadores de autismo, o que corresponde a cerca de 1% da população mundial, de acordo com a (ONU) Organização das Nações Unidas.
Ainda segundo a ONU, uma a cada 160 crianças é diagnosticada com o TEA.  O transtorno tem causa neurobiológica, acarretando alterações em alguns aspectos da vida do indivíduo. O TEA pode ser diagnosticado ainda na infância e a tendência é que permaneça  na adolescência e na fase adulta. Sendo assim, crianças autistas precisam receber acompanhamento médico precocemente, já que, neste período da vida, o tratamento com multiprofissionais promove resultados significativos.
Trabalhando com uma metodologia educacional sociointeracionista, o Colégio Primeiro Mundo, em João Pessoa, busca escutar e entender as crianças em todos os momentos, do âmbito emocional e ao ensino. Para Aldimar Wanderley, fundadora e diretora da escola, um trabalho conjunto e multidisciplinar é essencial. “Quando recebemos ou identificamos algum aluno autista, unimos forças com a família e com os profissionais que o acompanha, para montarmos um plano educacional individualizado (PEI) que adapte as atividades de sala de aula e de casa de acordo com a necessidade de cada criança”, contou.
A educação infantil é o primeiro passo de todo processo de aprendizagem, o que torna um bom acompanhamento, por profissionais sérios e competentes, algo indispensável. “Sabemos que os professores da educação infantil têm um papel muito importante no ensino principalmente na utilização de práticas pedagógicas que incluam todos os alunos e os ajudem no desenvolvimento de dotes comunicacionais, sociais e comportamentais, não apenas de crianças autistas. Mas, de todos os alunos”, explicou Aldimar.
Os primeiros sinais que pais e responsáveis devem ficar atentos são os chamados “marcos do desenvolvimento”. Adaptar o ensino para uma melhor compreensão de crianças com TEA é algo extremamente necessário, já que o transtorno não se manifesta de forma única. Os sinais são individuais, ou seja, cada criança vai apresentar de uma forma diferente, e algumas dão sinais de autismo. antes dos 12 meses de vida. A luta, de fato, é para que o diagnóstico seja precoce. “Ter um filho autista é percorrer num labirinto com vários desafios na expectativa de sua evolução. Não é simples e nem fácil, mas é muito gratificante cada passo conquistado por ele, ao tentar entrar e aprender viver em um mundo tão diferente do dele”, contou Vanessa Gurgel, mãe do Breno, aluno do Colégio Primeiro Mundo.
Para saber mais sobre o Colégio Primeiro Mundo, é só acessar o site https://colegio1mundo.com.br/ . O telefone é (83) 3031-4008 ou (83) 98771-4848. O Instagram é @colegio1mundo.
Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo