Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo: quadrilhas Juninas, Mô Lima e Osmídio Neto abrem programação nesta quinta e sexta

Publicado

em

Após dois anos sem ser realizado de forma presencial, o Arraiá do Litoral volta a levar o colorido e a animação do período junino para a Praça Getúlio Vargas, no Centro de Cabedelo.

A partir dessa quinta-feira (23), moradores e visitantes poderão matar a saudade e arrastar o pé com uma programação preparada pela Prefeitura Municipal de Cabedelo com grandes atrações e todo resgate da cultura local.

Quem abre os festejos na véspera de São João é a Quadrilha Junina Expresso do Litoral e os cantores Alberto Bakana e Mô Lima, a partir das 22h. Já na quinta-feira (24), o arrasta pé é por conta de Forró da Live e Osmídio Neto.

No bairro do Renascer também tem São João. Por lá, no dia 23, apresentam-se as bandas Stylo Ousado e Alberto Bakana. A festa acontece na Rua Raul Seixas (ao lado da Projecta), a partir das 19h.

Nos dias 28 e 29 de junho, a programação de shows retorna à Praça, com as aguardadas atrações principais, Calcinha Preta e o cantor Zé Vaqueiro, respectivamente. Com eles, também apresentam-se a cantora Fabiana Souto, no dia  28; e a banda Stylo Ousado, no dia 29.

Já nos dias 25, 26 e 27, a Praça será palco de apresentações de grupos culturais e artistas da terra, selecionados via editais da Secretaria de Cultura. (Programação completa abaixo).

O Arraiá do Litoral 2022 vai envolver cerca de 323 artistas; 60 ambulantes e comerciantes; e 40 empreendedores criativos.

“De uma forma geral, a IV Edição do Arraiá do Litoral vem como a retomada das atividades trazendo de volta essa grande confraternização familiar que evidencia a cultura nordestina. O evento privilegia vertentes culturais da cidade e tem como característica peculiar exatamente a pluralidade. Teremos espaço para o artesanato, comércio local e na música. Contemplaremos desde o autêntico forró nordestino até o forró contemporâneo, com atrações locais e de renome nacional que, com certeza, impulsionarão a economia da cidade nestes dias festivos”, destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

Vila do Cabedelo – Nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, O Casarão do Padre – Espaço Criativo vai receber a Vila do Cabedelo. Por lá, a partir das 17h, haverá forró pé de serra e venda de comidas e artesanato, além de um espaço temático decorada para fotos e visitação.

A Vila será um espaço de vivência e memória, construída e montada no Casarão do Padre – Espaço Criativo. Sua concepção remete às características do povoado do Cabedelo, trazendo a memória das pequenas casas e do vilarejo existente na região antes do desenvolvimento urbano da Cidade de Cabedelo.

O Espaço Criativo é situado na antiga casa paroquial, localizada na Praça Getúlio Vargas. O Casarão ficou conhecido pelo período em que abrigou o então pároco da cidade e o grande incentivador da cultura local, o Padre Alfredo Barbosa. Desde setembro de 2021, o “Casarão do Padre” foi reconhecido como um espaço de cultura e economia criativa, abrigando em sua estrutura atualmente um espaço de vivência, uma galeria colaborativa de economia criativa, a biblioteca Municipal e totalizando uma visitação de mais de 7 mil pessoas em apenas 3 meses de reabertura para a visitação pública.

Segurança nas ruas e no trânsito – Para garantir que a festa seja tranquila todos os dias, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) preparam um esquema especial de segurança e trânsito.

Com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o público que for conferir os shows na Praça Getúlio Vargas e também no Renascer vai encontrar uma festa com toda tranquilidade e segurança para arrastar o pé a noite toda.

O Plano de Ações Operacionais de Mobilidade, montado pela Semob, busca garantir, nos principais dias da festa – 23,24,28 e 29 – a organização e a efetivação do evento, bem como a segurança e a tranquilidade dos participantes e a mobilidade do trânsito e dos transeuntes que utilizarem a circulação viária. Ao todo, serão 24 agentes diários trabalhando durante os dias de festa, sendo 10 da Semob; 10 da Guarda e 04 de Apoio Logístico, que atuarão na colocação e retirada de sinalizações fixas ou móveis durante todos os dias dos eventos.

Nos dias de festa, o Km 0 – compreendido do Cabedelo Clube ao final da Praça Getúlio Vargas – será interditado.

Já a Segurança estará com 80 agentes – 40 dos grupos especializados e 40 da proteção patrimonial – ; 12 viaturas empenhadas e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) para garantir a segurança nos sete dias de Arraiá.

Nos principais dias do evento, o efetivo do Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 07 agentes, 01 viatura de resgate e 01 viatura de combate a incêndio. Nos dias 28 e 29, quando acontecem os grandes shows do Arraiá, além destes recursos, o efetivo será reforçado com mais 6 Bombeiros em 3 duplas para atuação na prevenção de incêndio, busca e salvamento, bem como em primeiros socorros.

Já a Polícia Militar vai reforçar o policiamento com policiais militares a pé, de trios de moto, guarnições do BOPE, Cavalaria, do BPTRAN, além do policiamento ordinário da 6ª CIPM que conta com guarnições da Rádio Patrulha e Força Tática.  O trabalho da segurança abrangerá todo o município de Cabedelo. O efetivo contará com o apoio da Polícia Civil, dos Bombeiros Militar e da Guarda Civil de Cabedelo.

“As ações de policiamento preventivo nas Festas Juninas da cidade de Cabedelo estão sendo realizadas por todo o mês de junho para garantir a segurança dos cidadãos. Essa importante ação contará com todo o empenho dos policiais da 6ª CIPM, bem como dos reforços que virão. Reiteramos nosso compromisso com a sociedade de Cabedelo e desejamos boas festas e tranquilidade a todos”, ressaltou o Major Temóteo, comandante da 6ª CIPM.

Confira imagem:

 

Continue Lendo

Paraíba

Confira a programação dos festejos juninos nas principais cidades da Paraíba para esta sexta-feira

Publicado

em

Os festejos juninos nas cidades da Paraíba continuam em pleno vapor após dois anos de suspensão por causa da pandemia provocada pelo Coronavírus. E para festejar o retorno das festividades as Prefeituras prepararam programações recheadas de grandes nomes e as melhores atrações para animar o público em geral.

Confira a programação de shows em algumas das principais cidades paraibanas para esta sexta-feira (24/06):

João Pessoa – O público pessoense poderá curtir, nesta última noite do São João de João Pessoa, shows de Nando Cordel, Mara Pavanelly, Israell Muniz e Fabrício Rodrigues. O palco da festa está montado na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades do Parque Solon de Lucena, popularmente conhecida como ‘Lagoa’, no Centro da Capital paraibana.

Campina Grande – No palco principal do Parque do Povo o público poderá conferir apresentações da ex-BBB Juliette e dos cantores Assisão, Os Gonzagas, Ana Barros e Roberta Miranda. Os shows começam a partir das 20h. Ainda no Parque do Povo, o público presente podes conferir apresentações em todos os espaços alternativos do local. Já o projeto ‘São João nos Bairros’ levará um trio de forró, uma quadrilha junina e muita cultura nordestina para as comunidades. Nesta sexta-feira (24), feriado de São João, será a vez da Praça João Henrique Barbosa, na Rua Daniel Luiz Rodrigues, Catolé de Zé Ferreira.

Cabedelo – Neste dia de São João, os cabedelenses poderão conferir de perto shows do Forró da Live e Osmídio Neto. Esta sexta-feira também é dia do Casarão do Padre – Espaço Criativo receber a Vila do Cabedelo. Por lá, a partir das 17h, haverá forró pé de serra e venda de comidas e artesanato, além de um espaço temático decorada para fotos e visitação.  Tudo isso faz parte da programação do ‘Arraiá do Litoral’ que voltou a levar o colorido e a animação do período junino para toda a cidade portuária.

Santa Rita – A população santa-ritense poderá comemorar este dia de São João ao som da dupla Sirano e Sirino e, ainda com show dos cantores Juan Carlos e Thaysinha. Os festejos juninos na cidade se estendem até dia 29 de Junho, embalados por apresentações de artistas nacionais e locais, festival de quadrilhas e o inédito Expresso Pé de Serra, um trem lotado de alegria e forró com capacidade para receber cerca de 700 pessoas.

Santa luzia – Hoje é dia de shows com os cantores, Zé Felipe, Taty Girl, Amazan e Naldinho Cunha. A festa acontece no novo Parque de Eventos, no Centro da cidade e vai até o dia 26 de junho. O São João de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba.

Patos – O público que comparecer hoje ao ‘Terreiro do Forró’ vai curtir, a partir das 21h, shows com Bruno e Marrone, Henry Freitas, Gustavinho Sanfoneiro, Luan Gaiato, Hudshow e Mateus Leite. A noite marcará o encerramento dos shows do São João 2022 de Patos.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Assunção proíbe fogueiras na cidade até o fim do mês de dezembro

Publicado

em

A Prefeitura de Assunção, município localizado na Região do Cariri paraibano, através da publicação do Decreto nº 14/2022, de 22 de junho de 2022, decidiu proibir a queima de fogueiras em todo o território municipal até o dia 31 de dezembro de 2022.

A decisão se deu em observância à crise de síndrome respiratória que afeta o Município e Região, bem como a ciência de que a propagação da fumaça causada pelas fogueiras juninas além de causar poluição do ar, pode reduzir ainda mais a capacidade respiratória dos doentes.

De acordo com o Decreto, uma multa será aplicada no valor de “R$ 100,00 (cem reais) a quem descumprir o que está estabelecido nesse Decreto, cuja notificação será feita por Fiscal da Prefeitura designado para o exercício de fiscalização e devidamente comunicada ao representante do Ministério Público em exercício na Comarca“.

Clique aqui e confira a íntegra do Decreto.

Continue Lendo

Paraíba

Matheus Fernandes faz público vibrar com muita energia e no ritmo do forró

Publicado

em

As atrações da penúltima noite do São João Multicultural de João Pessoa capricharam nas apresentações. Nesta quinta-feira (23), véspera de São João, cantores e bandas de forró atraíram muitos moradores e turistas para o Parque Solon de Lucena, e foi uma comemoração bem diferente do habitual. No lugar de fogos de artifício e fogueiras, muito forró para esquentar.

“O nosso foco é valorizar os festejos juninos de João Pessoa. Por isso, investimos numa boa programação e também numa boa estrutura”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Ele afirmou que, com o São João Multicultural, a Funjope e a Prefeitura planejam intensificar uma ação focada no São João, valorizando essa festa.

Esse processo de valorização começamos com as quadrilhas juninas. “Um festival bonito no estacionamento do estádio Almeidão. Continuamos com os shows nos bairros de Mangabeira e Centro Histórico, na Casa da Pólvora e Praça XV de Novembro, e já vínhamos trabalhando antes no Festival Pré-Junino”, ressaltou.

Shows – A programação começou às 19h, com uma apresentação impecável do grupo Os Filhos do Forró. O show durou quase uma hora e meia, fazendo o público dançar ao som de composições conhecidas. Depois de um pequeno intervalo, subiu ao palco o cantor sertanejo João Lima, que encantou os fãs com seu carisma.

Na sequência, entrou em cena o grupo Brasas do Forró, banda de forró eletrônico, de Fortaleza. É conhecida por ser a primeira a misturar o forró nordestino com o vanerão gaúcho, nascendo, daí, o ritmo forronerão.

Para fechar a noite, o cantor Matheus Fernandes levou seus sucessos com um mix de forró e música eletrônica. O ritmo contagiante não deixou o público parado. Entre os hits, Balanço da Rede, que o músico canta com o também cantor Xand Avião.

Nos polos da Lagoa, teve shows de dois grupos. Em um deles, se apresentou o grupo de forró Xoteando. No outro, os integrantes da banda Expressão Nordestina. Forró em todos os espaços, tornando cada noite única.

Público – Quem foi ao Parque Solon de Lucena na noite desta quinta-feira, fez muitos elogios. “Eu nem sabia que ia ter São João em João Pessoa, porque nessa época todo mundo vai para o interior. É muito bom ter aqui pertinho da gente porque conseguimos aproveitar também as festas sem precisar gastar muito para viajar. Amanhã estarei aqui de novo”, prometeu a dona de casa Ana Paula Ribeiro de Lima.

No meio da multidão, o fã de forró que se identificou como Professor Chico, disse que escolheu passar a véspera de São João em João Pessoa pela importância da retomada das atividades de lazer para todos. “João Pessoa, como uma capital, sempre fica meio ausente desses eventos que dão, a quem não sai da cidade, a oportunidade de permanecer aqui e curtir todos os eventos que possam vir nas datas comemorativas”, comentou.

O professor lembrou que as cidades do interior são o destino da maioria das pessoas e acha importante que João Pessoa, uma cidade acolhedora, realmente tenha uma programação específica para a data. “Estamos curtindo o São João hoje, véspera de São João, de uma forma bem agradável, com bandas muito boas. É um prazer estar por aqui”, observou.

Estrutura – A Prefeitura de João Pessoa montou uma grande estrutura para receber a população pessoense e os turistas. O palco principal fica próximo ao Lyceu Paraibano e, perto do espaço, foi desenvolvida uma cidade cenográfica, com tendas, parques e as ilhas de forró.

O São João Multicultural é organizado pela Prefeitura de João Pessoa, através sua Fundação Cultural (Funjope), e conta também com o apoio das Secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Além do apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Confira imagens:

Continue Lendo