Nos acompanhe

Paraíba

ALPB concede “Medalha Augusto dos Anjos” ao escritor Efigênio Moura

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (10), para outorga da “Medalha Augusto dos Anjos” ao escritor monteirense Efigênio Moura pelos relevantes serviços prestados à cultura, às artes e à sociedade paraibana. O evento, proposto pelo deputado João Bosco Carneiro, aconteceu de forma híbrida e reuniu intelectuais, familiares e amigos do homenageado.

Na justificativa da homenagem, o parlamentar ressaltou que a honraria é inspirada em requerimento ex-deputado estadual João Henrique – que morreu em janeiro de 2021, vítima de complicações da  Covid-19, e deve ser concedida a pessoas ou instituições que, realmente, tenham se destacado pela relevância dos seus serviços, em prol da sociedade paraibana. Efigênio Moura é o primeiro monteirense a recebê-la.

“Uma dessas pessoas, sem dúvidas, é o escritor Efigênio Moura. Ele cumpre seus deveres funcionais com inegável destaque, inclusive a nível nacional e internacional, redundando em mais cultura, vida e dignidade para a população paraibana”, disse.

O advogado Michel Henrique, filho do saudoso deputado estadual João Henrique, fez um breve pronunciamento, destacando a atuação parlamentar do seu pai durante 14 anos no Poder Legislativo Estadual, representando o Cariri Paraibano. “Ele tem um acento cativo aqui, representando o Cariri, representando Monteiro, sobretudo. Não sei como estou conseguindo falar, mas afloram todas as emoções”, disse, parabenizando o homenageado.

O professor Rangel Júnior, ex-reitor da UEPB, destacou que a homenagem a Efigênio Moura é de fundamental importância, por que acontece em vida. “Sem dúvida alguma, o que dá pompa a essa solenidade, a este ato, além do ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba, é que ela acontece nesse momento. Porque quando a gente lida com arte, com cultura, grande parte dos momentos fica para posteridade, ou fica para o in memoriam. Então, é importante que as pessoas sejam homenageadas ainda quando vivas e quando em capacidade de continuar produzindo e criando”, ressaltou.

Após receber a honraria, Efigênio Moura fez questão de agradecer a todas as pessoas e instituições que alavancaram a sua trajetória literária, hoje consolidada nacionalmente. Ele também ratificou o estilo que o consagrou. “Não estou aqui para implantar a literatura do ‘oxente’. Isso sempre existiu, mas para cutucar com vara de ferrão aqueles que ainda não viveram a literatura do ‘vixe Maria’. Escrever como se fala é, antes de tudo, um respeito a quem produziu a fala. Eu sou assim e por ser assim estou aqui aprovado por esta Casa, unanimemente. Ao povo da Paraíba eu me desenho gratidão”, declarou.

Prestigiaram o evento o advogado Geordie  Filho, representando a prefeita de Monteiro, Ana Lorena; o escritor e coronel reformado da Polícia Militar da Paraíba, João Batista; o escritor Manoel Arruda, presidente da Academia de Letras e Artes de Princesa (PB); a senhora Thaís Vilar, servidora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); e João Bosco Carneiro Neto, vice prefeito de Alagoa Grande (PB).

PERFIL DO HOMENAGEADO

Efigênio Moura, nasceu em Monteiro – no Cariri paraibano – e tem sua obra inspirada nessa e nas demais regiões do estado e do Nordeste. Por conta dessa forma de valorizar costumes e tradições regionais, ele é frequentemente convidado para oficinas e palestras para falar do povo nordestino, especialmente o paraibano, e das suas estórias e personagens.

Ele tem 11 obras lançadas (uma delas traduzida para o inglês). O livro “Ciço de Luzia” (Latus-2010) foi adotado para o Vestibular de 2013 da UEPB. Os livros “PEDRO JEREMIAS 1”, e alguns contos do livro “APURADO DE CONTOS” viraram curtas-metragens e são exibidos em festivais pelo mundo afora. Já foi motivo de TCC´s, de músicas, de peças de teatro. O amor a terra paraibana e a defesa de sua arte e formas faz da autenticidade de Efigênio um legítimo representante da literatura paraibana.

Continue Lendo

Paraíba

Me Poupe! Nathalia Arcuri faz palestra para empresários e empreendedores neste sábado na Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB) realiza, neste sábado (27), a partir das 9h, no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa, o evento “Conexões Reais”, iniciativa que promoverá networking, debates e palestras para empresários e empreendedores focando na importância das relações interpessoais diante de um mundo, cada vez mais, virtual. Entre os palestrantes, está a empresária e influenciadora de educação financeira, Nathalia Arcuri.

O evento contará com uma área gourmet, com produtos e comidas feitas pelas integrantes da AME-PB”; apresentações culturais; além de debates com temas diversificados, pela manhã e à tarde: “Mulheres Empreendedoras: Mesa Redonda sobre Saúde Integral e Empoderamento”; “Empreender nas Cidades”; “Empreendedorismo em todas as Idades”; e “Inovação Sustentável”.

Já as palestras serão realizadas à tarde, a partir das 15h. A primeira será a da empresária Roberta Penteado, que é consultora de diversidade e inclusão, mentora de carreiras em inteligência emocional e liderança, além de ser sócia da Lanchonete Temática Mundo Animal, em João Pessoa. Com formação em Relações Internacionais, complementada por uma pós-graduação em Inovação, e mais de duas décadas de experiência como Superintendente da Caixa Econômica Federal em São Paulo, é reconhecida com o Prêmio Excelência Mulher 2016.

Às 16h, será a palestra de Nathalia Arcuri, que falará sobre como “Prosperar com Sabedoria”. Nathalia é a fundadora da Me Poupe!, empresa de impacto social de alcance massivo cujo objetivo é colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas. Atual celebridade mais influente do Brasil (IPSOS 2023 celebrities report), a empresária é formada em jornalismo e especializada em planejamento financeiro e economia comportamental. Ela ainda lidera o maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube, o Me Poupe!.

O “Conexões Reais” também tem um caráter social. Os organizadores estão recebendo doações de alimentos e de absorventes íntimos que serão entregues ao projeto ‘Jampa Invisível’, destinado a auxiliar pessoas em situação de rua, na capital paraibana. Os ingressos do “Conexões Reais” estão sendo vendidos pelo Sympla (https://bit.ly/3PU0aZp).

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba terá 89 locais de aplicação de provas do Concurso Público Nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. Na Paraíba, foram definidos 89 locais de aplicação e 1501 salas. Em todo o país, serão 3.665 locais de aplicação de provas e 75.730 salas.

A Uninassau, em João Pessoa, será o local de aplicação que mais receberá candidatos para fazer a prova do CPNU no estado, com o total de 4.288. No total, 43.847 pessoas se inscreveram no CPNU no estado.

Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação. Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Essas ações visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.

Consulta aos locais de prova

Os candidatos já podem conferir o seu local de prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, no dia 05 de maio.

O coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal, reforça a importância dos candidatos checarem todas as informações do cartão. “Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto. Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa – às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso – então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica o coordenador-geral.

“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece Retamal.

Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.

Provas em todos os estados do Brasil

A realização do CNPU acontecerá em cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A realização da prova em 228 cidades espalhadas pelo país possibilita a democratização do acesso às vagas do serviço público, pois é mais prático e barato para a população realizar o certame próximo de suas casas.

O objetivo é aumentar a representatividade da força de trabalho, trazendo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame, para que isso se reflita na Administração Pública Federal.

Os 228 municípios que receberão o CNPU estão divididos em todos os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal.Na região Nordeste, o Concurso Nacional será aplicado em em 61 municípios: dois em Alagoas, 18 na Bahia, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

Continue Lendo

Paraíba

Terezinha e Mônica vencem consulta pública da UFPB e devem encabeçar lista tríplice

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram as vencedoras da consulta pública para a eleição da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizada na quinta-feira (25/04).

A dupla, que integrou a Chapa 1, recebeu 67,95% dos votos. Já as outras duas chapas concorrentes formadas pelos professores Lucídio Cabral e João Euclides (Chapa 2) e, Valdiney Gouveia e Rita de Cássia Pereira (Chapa 3), receberam, respectivamente, 25,37% e 6,67% dos votos.

Terezinha e Mônica, portanto, devem encabeçar a lista tríplice que, formalmente, será oficializada após reunião dos conselhos universitários da própria UFPB, e ser enviada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, por sua vez, decidirá qual dupla assumirá a gestão da UFPB entre os anos de 2025 e 2028.

Expectativa

A partir de agora, a comunidade acadêmica vive um segundo momento de expectativa, uma vez que, na última eleição para escolha do reitor e vice, realizada em 2020, a mesma chapa foi campeã de agora, não assumiu aos respectivos cargos porque o então presidente Jair Bolsonaro (PL), optou por nomear os últimos colocados na consulta, Valdiney Gouveia e Liana Filgueira.

A decisão do então presidente foi recebida com surpresa e uma onda de protestos. Já a gestão de Valdiney e Liana foi marcada pela fama de perseguidora e repressora junto aos que fazem a UFPB.

Leia também: Após confusão, Conselhos Deliberativos da UFPB adiam decisão sobre pedido de destituição de reitor

Leia também: Frente Nacional pede destituição de Valdiney Gouveia e de reitores não eleitos que foram empossados

Leia também: Bolsonaro surpreende e nomeia chapa menos votada para comando da Reitoria na UFPB

Leia também: UFPB: universitários iniciam onda de protestos contra nomeação de Valdiney Gouveia

Leia também: Conselho Universitário repudia a nomeação do professor Valdiney Gouveia como novo reitor da UFPB

O chamado ‘Conselhão’, nome popular dado aos Conselhos Superiores da UFPB formado pelo: Consuni (Conselho Universitário), Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o Conselho Curador chegaram a receber um dossiê que pedia a destituição do reitor Valdiney Gouveia e da vice-reitora Liana Filgueira.

Continue Lendo