Nos acompanhe

Paraíba

Ruy comemora flexibilização de perícias médicas e relembra luta contra crise do INSS

Publicado

em

O deputado federal e candidato à reeleição, Ruy Carneiro, comemorou a sanção da lei 14.441/22, que flexibiliza perícias médicas no Instituto Nacional do Seguro Social para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença. O parlamentar também lembrou da luta contra crise instalada no INSS e das diversas ações realizadas na Câmara Federal.

Ruy citou alguns pronunciamentos em plenário chamando atenção para o problema, além da convocação de uma audiência pública com os representes de diversos segmentos.

“Essa flexibilização de perícias médicas do INSS vai beneficiar milhares de pessoas que vinham sofrendo com a longa espera para ter acesso aos benefícios. Desde o inicio do ano que eu tenho buscado construir soluções emergências para o apagão que havia se instalado no Instituto. É preciso lembrar que no mês de maio, convoquei uma audiência pública através da Comissão de Seguridade Social para ouvir representantes do Ministério do Trabalho e Previdência, do INSS e da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social.”, afirmou.

O deputado também destacou a reunião com o Ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

“Fomos recebidos pelo o Ministro José Carlos para tentar encontrar uma solução para grande fila de pessoas que aguardavam benefícios e perícias. Na época, nós chegamos a ter registros de cerca de 3 milhões de pessoas em busca de um benefício e aproximadamente mais 1 em busca de uma perícia médica. Nós até sugerimos a realização de mutirão de atendimentos para contornar a crise, que havia sido agravada com a greve de peritos e servidores. Essa flexibilização e o concurso para novos servidores do Instituto, que já havia sido anunciado anteriormente, vão ajudar na melhoria dos serviços oferecidos à população.”, completou.

De acordo com a nova legislação, o Ministério do Trabalho e Previdência vai definir as condições para a dispensa do exame. Os critérios devem ser semelhantes ao modelo usado nos anos de 2020 e 2021, durante o período da pandemia.

Continue Lendo

Paraíba

Aguinaldo Ribeiro endossa pré-candidatura do projeto de sucessão em Curral de Cima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), endossou coro ao projeto de sucessão em Curral de Cima, cidade no Litoral Norte do Estado, durante o lançamento da pré-candidatura de Paulo Queiróz à Prefeitura nas eleições deste ano.

Paulo, que foi escolhido pelo prefeito Totó Ribeiro, era o secretário de Controle Interno da Prefeitura. O nome a vice na pretensa chapa ainda não está definido.

“Curral de Cima quer continuar trabalhando, quer continuar fazendo aquilo que é certo para seu povo e pela sua gente. Eu estou aqui para dizer que daquilo que depender de mim nós vamos continuar trabalhando e vamos trabalhar muito. Porque a gente tem que olhar pra frente, encarar e saber que nesse ano nós temos que ir no caminho certo e caminho certo é de quem trabalha e de quem dá resultado”, disse Aguinaldo.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeituras paraibanas assinam termo de adesão a projeto encabeçado pela Polícia Rodoviária Federal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A secretária de Educação de Bananeiras, Adriana Bezerra Cavalcanti Medeiros, o prefeito de Mataraca, Egberto Coutinho Madruga, o secretário de Educação e Desportos de Mataraca, Paulo de Tarso Corrêa Dias de Araújo, assinaram documento em que se comprometem a difundir para dentro das escolas conteúdos educativos que promovam a paz no trânsito, por meio de conhecimentos enriquecedores para a causa, podendo ser trabalhado de maneira lúdica e adequada para todas as faixas etárias.

A assinatura do termo de adesão do Projeto EDUCAR PRF com os municípios de Bananeiras e Mataraca, aconteceu na sexta-feira (26/04), na sede da Superintendência da PRF na Paraíba, localizada em João Pessoa, capital paraibana.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realiza o Projeto EDUCAR PRF com a celebração de parceria com vários municípios de todo o Brasil. A missão da PRF é garantir que seja discutido nas escolas a temática de educação para o trânsito, deste modo, contribuindo para a redução da violência no trânsito, tendo em vista que os jovens serão futuros condutores. As ações acontecem em parceria com escolas públicas e privadas de todo o estado.

Na ocasião, também estavam presentes o Superintendente da PRF na Paraíba, o PRF Pedro Ivo, o Chefe do Grupo de Educação para o Trânsito, Cledson Augusto Ferreira, o Superintendente Executivo, Jeová Querino, o PRF Francenildo Fortunato e a PRF Thayse Bastos. Além de integrantes das equipes da Secretária de Educação de Bananeiras e do Prefeito de Mataraca.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim participa de entrega de obras e investimentos em comemoração aos 70 anos de São Mamede

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador, Efraim Filho (União Brasil), participou, neste domingo (28/04), de uma agenda em São Mamede, cidade localizada no Sertão do Estado, para entrega de obras e ações de investimento.

A solenidade marcou o aniversário de 70 anos de emancipação política da cidade e contou com a presença também do prefeito Umberto Jefferson, do vice Chagas Lopes, do deputado estadual George Morais, além de vereadores e lideranças políticas locais.

Foram entregues na oportunidade onze novas passagens molhadas, cisternas para aprimorar o abastecimento de água, sistema de energia solar nos prédios públicos do município, pavimentação de ruas, além também da entrega de 24 casas e da praça do Sítio Angola.

“Nos mostra como essa cidade conseguiu evoluir ao longo do tempo. Uma cidade hoje que é polo de desenvolvimento, formadora de opinião, irradia influência. Uma cidade que tem várias vocações econômicas e a gente tem procurado ser um parceiro na gestão do prefeito Jefferson, trazendo recursos, emendas, investimentos, que tem ajudado a deixar São Mamede ainda melhor e mais bonita”, disse Efraim.

 

Continue Lendo