Nos acompanhe

Paraíba

Governo faz consultas públicas sobre gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas litorâneas

Publicado

em

O Governo da Paraíba, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), vai realizar duas consultas públicas para apresentação e discussão do diagnóstico das Bacias Hidrográficas Litorâneas do Estado na próxima semana. A primeira discussão será realizada no município de Pedras de Fogo, na quarta-feira (14) e a segunda em Mamanguape, na sexta-feira (16). “Todos estão convidados para participar e opinar, democraticamente, sobre a gestão das águas em cada localidade”, afirmou o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Arnaldo de Araújo.

A elaboração dos Planos de Recursos Hídricos é um marco na gestão dos recursos hídricos da Paraíba, pois representa um importante instrumento efetivo de gestão das águas da área estudada. Nele são considerados os aspectos sociais, econômicos e ambientais de cada região, de modo a garantir o seu uso múltiplo, racional e sustentável da água, em quantidade e qualidade, em benefício das gerações presentes e futuras.

A construção dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas na Paraíba teve início em setembro de 2021, a partir do trabalho em conjunto de três segmentos: sociedade civil, usuários de água e poder público, sob a coordenação da Aesa e dos Comitês de Bacias Hidrográficas, através, principalmente, de audiências públicas. O trabalho é constituído por fases de Diagnóstico, Prognóstico e Plano de Ações. A execução desse plano é de responsabilidade da empresa Água e Solo e está na fase de Diagnóstico.

Consultas Públicas do Diagnóstico – Na quarta-feira (14), no município de Pedras de Fogo, localizado no Litoral Sul do estado, começa a primeira rodada de consultas públicas, promovida pela Aesa, sobre a gestão dos recursos hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas com a comunidade dos municípios que compõem o Litoral Sul paraibano. Sob o tema “As bacias que temos”, a discussão será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro, das 9h às 13h. Na ocasião serão apresentados os resultados preliminares do Diagnóstico das Bacias Hidrográficas Litorâneas da Paraíba.

A segunda consulta pública sobre o diagnóstico das Bacias Hidrográficas Litorâneas será direcionada à comunidade dos municípios que compõem o Litoral Norte paraibano e ocorre no município de Mamanguape, na sexta-feira (16), das 9h às 13h, no auditório da Escola Técnica Estadual de Mamanguape (ECIT), com integrantes da comunidade dos municípios que compõem o Litoral Norte paraibano. Na reunião, também serão apresentados os resultados preliminares do diagnóstico para a região. “A participação da sociedade é muito importante”, reforçou o diretor da Aesa, Beranger Araújo.

Gestão – Os planos de recursos hídricos contemplam os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo que balizam a gestão das águas de cada localidade. Os planos devem orientar e racionalizar o uso das águas, atuando como um instrumento preventivo e mediador de possíveis conflitos pela utilização do recurso. O plano de trabalho para elaboração dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas na Paraíba está disponível no site aesa.pb.gov.br.

Continue Lendo

Paraíba

Roberta Miranda se apresenta em Quixaba neste sábado com a nova turnê ‘Infinito’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com grandes sucessos no repertório, a eterna Rainha da Música Sertaneja, Roberta Miranda, desembarca em Quixaba (PB), no próximo sábado (11/05) com sua nova turnê INFINITO. A artista é a principal atração da Festa em comemoração aos 60 anos de Emancipação Política do Município, que acontece na Praça Pública, com início previsto às 21h, e contará também com os shows de Tuninho dos Teclados e Felipe Rossi. A entrada é gratuita.

Roberta Miranda já adianta que será uma noite de pura emoção. “Gostaria de adiantar que teremos participações especiais, que são vocês, meu público, meus fãs. Eu sempre falo que vocês são meu oxigênio! Juntos vamos fazer um show inesquecível. Conto com vocês”, afirma a artista que, além da nova turnê, contempla neste projeto INFINITO seu mais novo DVD, homônimo, registrado no dia 11/04 em São Paulo (capital). O álbum traz as participações especiais de Luísa Sonza e Gustavo Mioto e chegará em breve a todas as plataformas digitais.

Com um estilo inconfundível, a cantora promete levar no repertório alguns dos maiores sucessos de seus mais de 38 anos de carreira como “Majestade o Sabiá”, “Vá com Deus”, “Meu Dengo” e “Duas Taças”. Outros destaques ficam por conta de “Perigosa e Linda”, além de releitura de clássicos como “Boate Azul”, “Cabecinha no Ombro”, “Ainda Ontem Chorei de Saudade”. Um show para dançar, se divertir e se emocionar com a eterna Rainha da Música Sertaneja, que é considerada uma das maiores vozes da música nacional de todos os tempos, sempre aclamada pelo público e pela crítica por onde passa.

Serviço:

Show Roberta Miranda em Quixaba (PB)

Data: 11 de maio (sábado)
Local: Praça Pública da cidade
Início do evento: 21h
Entrada Gratuita
Realização do evento: Prefeitura Municipal de Quixaba – PB

Para saber mais, acesse:
Facebook: RobertaMirandaOficial   Instagram: robertamiranda
YouTube: RobertaMirandaRM |Twitter: @RobertaMiranda1
Telefone para shows: (11) 9-6862-4792- Ricardo Miranda #blueworkeventos

Continue Lendo

Paraíba

CMJP poderá instalar CPI para apurar responsabilidades de empresas que poluem orla da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) poderá ser palco de uma ação de investigação para apurar responsabilidades acerca do lançamento de resíduos de esgotos na Orla da Capital paraibana.

A iniciativa é do vereador Mikika Leitão (Republicanos) que apresentará, já na próxima Sessão da Casa Legislativa, um Requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar sobre o assunto.

A discussão sobre o problema voltou à tona nesta sexta-feira (10/05) após a operação conjunta ‘Água Limpa’ realizada entre a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Cagepa.

Leia também: Bar do Cuscuz é flagrado em operação da Sudema despejando esgoto na orla da Capital

Na ocasião, foram flagradas ligações clandestinas originadas do Bar do Cuscuz e de outros estabelecimentos comerciais despejando esgoto no mar da praia do Cabo Branco, um dos principais atrativos turísticos da cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Impasse: presidente do PT vê prejuízo à sigla com indecisão e desistências de pré-candidatos em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do PT em João Pessoa, Marcos Túlio, revelou nesta sexta-feira (10/05) que já tem pré-candidato na cidade desistindo da disputa por conta da indefinição do partido a respeito do pleito.

Para o dirigente, o impasse sobre o posicionamento da sigla na chapa majoritária das eleições causa prejuízo ao partido devido ao tempo que sobra para se trabalhar em determinado projeto.

“Tem pré-candidatura já desistindo. A cada semana que essa questão se adia sem previsão de resolução, isso vai causando prejuízo não só na chapa proporcional. Independente da decisão que for tomada, se for candidatura própria, causa prejuízo porque a gente já poderia estar trabalhando nisso há 60 dias e se for aliança a mesma forma, porque à medida que você cria possibilidade de anunciar uma aliança e essa se consolida às vésperas das convenções… de que forma isso vai ser benéfico ao partido?! Fica cada vez mais difícil de se construir algo concreto que venha fortalecer a partir dessa decisão que se adia cada vez mais”, declarou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

Marcos também falou sobre as reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral da sigla realizadas esta semana. Segundo ele, João Pessoa não foi tema de discussão das oitivas e que a decisão poderá ser tomada no fim do mês com encontro do diretório nacional.

“Eu não sei porque estão colocando essas informações de forma tão assoldada, porque não está na pauta. João Pessoa não está na pauta. O que está tendo são reuniões do GTE nacional para tratar de 200 cidades, não tem uma reunião específica marcada para tratar de João Pessoa. A informação que eu tenho é que no final do mês vai ter uma reunião do diretório nacional, aí sim, a reunião vai entrar na pauta João Pessoa, Curitiba, Rio e Recife, que foram as quatro capitais que a direção nacional chamou para si de forma muito objetiva”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo