Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba agora conta com dia de conscientização sobre apraxia da fala; transtorno afeta crianças

Publicado

em

A Paraíba agora passa a contar com o Dia Estadual da Conscientização sobre Apraxia da Fala na Infância. A Lei n° 12.391/2022, que institui a data, é de autoria do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB). Estima-se que duas a cada mil crianças têm o transtorno, que pode afetar a comunicação, a coordenação motora ou os dois ao mesmo tempo, levando à frustração.

A apraxia é uma disfunção neurológica que atinge o planejamento e a programação das sequências de movimentos necessários para produzir a fala. “Esse problema é pouco conhecido e precisamos levar informações que ajudem no diagnóstico e tratamento das crianças”, disse Tovar.

As características da apraxia de fala na infância podem ser notadas desde as etapas iniciais do desenvolvimento da criança, contudo costumam ser melhor identificadas a partir dos dois anos, sendo caracterizada pela dificuldade em planejar os movimentos motores necessários para produzir fonemas e palavras.

“A Lei visa criar uma rede de apoio que poderá ser formada, compartilhando detalhes sobre esse transtorno com profissionais da área da saúde – especialmente fonoaudiólogos – amigos e familiares. O dia 14 de maio será marcado para  apresentação do tema à comunidade, tornando-se uma oportunidade de trocar ideias e promover pesquisas e descobertas”, destacou o parlamentar.

A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um distúrbio neurológico que afeta a produção motora dos sons da fala, no qual a precisão e a consistência dos movimentos necessários à fala estão alterados, na ausência de déficits neuromusculares. É uma dificuldade motora perceptível que pode ser observada no momento em que a criança não consegue planejar voluntariamente a sequência dos movimentos musculares necessários para a fala acontecer.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito de São Bento entrega ginásio poliesportivo e destaca importância da criança na escola

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A prefeitura de São Bento realizou a entrega do ginásio poliesportivo na escola Manoel Cesário de Araújo. O prefeito, Dr. Jarques Lúcio, destacou a importância do equipamento para os alunos da cidade e reforçou a campanha para que as crianças frequentem a escola.

“Na última sexta-feira, a gestão municipal fez a entrega de um ginásio poliesportivo na escola Manoel Cesário de Araújo. Localizado no bairro do Riachão, zona rural do município, o equipamento é a concretização de mais um sonho e um espaço dedicado aos estudantes, onde eles conseguirão desenvolver suas atividades de lazer, esporte e desenvolvimento.”, registrou o prefeito.

Confira publicação

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo enaltece campanha de Adjany e agradece apoio do PSOL no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador e candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) agradeceu o apoio da Executiva Estadual do PSOL, anunciado nesta quarta-feira (5), à sua candidatura no 2º turno das eleições ao Governo do Estado. João destacou a importância do partido na construção de um debate político de qualidade no estado e elogiou a participação da candidata Adjany Simplício no pleito.

“O PSOL tinha a única mulher na disputa, e Adjany fez uma participação singular nesse processo eleitoral, com propostas importantes para o Estado e um debate político extremamente necessário. Caminharmos juntos mostra que temos ideais focados na construção da política popular e no desenvolvimento da nossa amada Paraíba. , afirmou João.

O candidato do PSB também enalteceu as propostas do PSOL para o estado e a forma de fazer política da sigla. Conforme João, o momento agora é de seguir aglutinando apoios e continuar a caminhada até dia 30, data do segundo turno das eleições.

“Continuaremos os diálogos para alinhar e quem sabe aderir propostas do partido, nossa forma de fazer política é assim. Agora é seguirmos na nossa campanha, conquistar mais mentes e corações, para termos uma linda vitória, uma vitória do projeto que seguirá transformando a Paraíba num lugar melhor de se viver”, disse João.

Continue Lendo

Paraíba

Agentes de turismo brasileiros participam de Famtour organizada pela Setur de Conde e PBTur

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Reforçando as ações de consolidação do Conde como Destino Turístico, a Secretaria de Turismo recebeu na última terça-feira (04), um grupo de 150 agentes de turismo dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Goiás, para fazer um reconhecimento do local através de um Famtour, organizado pela Operadora de Viagens Promo e a partir deste trabalho, iniciar com as operadoras a negociação para criação de pacotes específicos para o Conde, fortalecendo a economia da cidade e consolidando o município como destino fixo onde os turistas se hospedem.

A secretária de turismo, Marília Melo, ressalta a importância da realização destes procedimentos com as operadoras de turismo. “O famtour tem demonstrado uma grande eficácia nos resultados. Nos dias de hoje, é de fundamental importância a realização deste trabalho, e aqui no Conde não é diferente. O Conde tem se destacado em várias feiras e eventos direcionados a política do turismo e esse trabalho de divulgação da nossa cidade tem sido essencial”, pontuou.

Outro ponto destacado pela secretária e que tem chamado bastante a atenção das agências é a diversidade cultural do município. “A diversidade cultural de Conde, indo além do turismo de sol e mar e evidenciando ainda mais o turismo rural, trazendo a diversidade cultural, a gastronomia, com as mulheres que fabricam o pão a base de macaxeira e inhame, os doces produzidos no Sítio Tambaba e os pontos turísticos, tudo isso encanta e as operadoras voltam destes passeios maravilhadas com tamanha beleza”, disse.

O “famtour” é um trabalho de promoção do local, que tem como principal objetivo, promover e familiarizar os agentes com o produto turístico, no caso, o município de Conde. No famtour, os agentes vão conhecer os destinos que o município oferece, participando de uma vivência que faz toda a diferença na criação do pacote e oferecimento do destino com maior riqueza de detalhes.

De acordo com o gerente da Operadora de Viagens Promo, Thiago Benatti, “a famtour foi um sucesso e todos os agentes de turismo estrão encantados com a região de Conde e com a certeza de que quando iniciarem o trabalho de divulgação de vendas de pacotes, será um sucesso garantido. Agradecemos a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Conde e a PBTur, por todo o suporte e apoio que nos foi proporcionado”, finalizou.

Continue Lendo