Nos acompanhe

Paraíba

Lucas Ribeiro se reúne com Lígia Feliciano e debate transição do cargo

Publicado

em

O vice-governador eleito, Lucas Ribeiro, se reuniu na manhã dessa sexta-feira (25), com Lígia Feliciano para debater a transmissão do cargo. Lucas destacou os serviços prestados por Lígia durante os oito anos que esteve a frente da vice-governadoria.

“Tive a honra de me reunir hoje com a vice-governadora Lígia Feliciano, para dialogarmos sobre a transição do cargo. Dra. Lígia está como vice-governadora há oito anos e tem muito trabalho prestado pelo nosso estado. Agradeço a receptividade e a disponibilidade de compartilhar sua experiência na função, que sem dúvidas foi de muito êxito. Seguiremos juntos por uma Paraíba cada vez melhor.”, registrou Lucas.

Confira publicação

 

Continue Lendo

Paraíba

Vice-governador participa de lançamento de bloco pré-carnavalesco de CG e parabeniza iniciativa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em uma noite marcada por música, cores e homenagens no Cineteatro São José, em Campina Grande, o vice-governador Lucas Ribeiro participou, nessa segunda-feira (6), do lançamento do bloco de pré-carnaval ‘Campina de Brincantes’, realizado pela Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (AJURCC), com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

O bloco sairá pela primeira vez no pré-carnaval da cidade, que ocorre entre os dias 10 e 12 de fevereiro, com extensa programação a ser realizada na Estação Velha, Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC) e com desfile pelas ruas de Campina.

O vice-governador Lucas Ribeiro parabenizou os organizadores do bloco e os artistas de Campina Grande, enaltecendo a iniciativa. “Com o Campina de Brincantes, a cidade ganha um bloco que tem a marca da resistência dos artistas e da cultura popular, que nasce com muita autenticidade e enriquecerá ainda mais o nosso período pré-carnavalesco”, observou.

Estiveram presentes o presidente da Funesc, Pedro Santos; a vereadora Jô Oliveira; Hélio Barbosa, da AJURCC; Grupo Batuque Nagô; representantes da UEPB e os homenageados da noite: o dramaturgo Álvaro Fernandes, a incentivadora cultural Socorro Castro, do Bloco do Rubacão da Socorro, a artesã Anita Garibaldi, o mestre coquista Benedito do Rojão, o mestre Baixinho do Pandeiro e Zé Neto (in memorian), realizador do chamado “Carnaval Tradição”.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Opera Paraíba Pediátrico começa a realizar cirurgias no Hospital de Trauma de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O programa Opera Paraíba Pediátrico começou, nesta terça-feira (07), as atividades cirúrgicas no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Foram realizadas 10 cirurgias de otorrinolaringologia, com crianças com idades entre 2 e 11 anos. A meta é realizar mil procedimentos eletivos em 100 dias.

O secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, explica que o programa foi iniciado em Campina Grande e esta é a primeira parte da ampliação para toda a Paraíba. “É uma ação extremamente importante que já beneficiou o público do município de Campina Grande e região, está acontecendo em João Pessoa e vai chegar até Patos. Em breve, o Hospital Infantil Arlinda Marques será incorporado ao projeto e também o Hospital Metropolitano, realizando cirurgias de alta complexidade. Para o Sertão, teremos o Hospital Infantil Noaldo Leite recebendo esse público e dando andamento aos procedimentos que vão zerar a fila de espera de cirurgias eletivas pediátricas na Paraíba”, detalha.

Segundo o coordenador do Programa Opera Paraíba, Adilson Júnior, o Opera Paraíba Pediátrico surgiu para zerar a fila de espera por procedimentos eletivos em crianças abaixo dos 16 anos de idade. “Até março vamos realizar todas as cirurgias pediátricas cadastradas nos Hospitais de Clínica em Campina Grande, Hospital de Trauma de João Pessoa e no Hospital Arlinda Marques. Serão realizados os procedimentos eletivos de hérnia, otorrino, e as cirurgias de fimose, chamadas de postectomia”, enfatizou.

Segundo o diretor geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, o atendimento à população (adulta e infantil) está sendo muito gratificante. “Encontramos casos de crianças que há muito tempo esperavam por um procedimento, mas não conseguiam, e poder observar esse mesmo paciente saindo do local já com a cirurgia realizada é um triunfo para nós que fazemos parte da área da saúde”, ressaltou.

Marcelo Barbosa, pai da pequena Cecília, de dois anos, já esperava a cirurgia há cerca de um ano, e falou emocionado da sensação de fazer o procedimento. “Estou muito feliz com a realização da cirurgia, pois ela desde muito pequena vivia internada com fortes crises de garganta, além de roncar e babar muito ao dormir. Agora, tenho certeza que ela vai ter mais qualidade de vida. E isso é muito gratificante para um pai”, explicou.

Aline Araújo, mãe do pequeno José, de quatro anos, veio da cidade de Itapororoca cheia de esperança com a cirurgia do filho. “Meu filho está há muito tempo precisando de uma cirurgia nas amígdalas, mas não tinha condições de fazer de forma particular, bem como não consegui pelos órgãos públicos. Por isso, quando soube que hoje seria realizada estou transbordando de felicidades”, comentou.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande prorroga prazo de matrículas para estudantes da EJA

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), prorrogou o prazo para a realização das matrículas da Educação para Jovens e Adultos (EJA). O período, que seria encerrado no dia 31 de janeiro, foi ampliado até o dia 24 de fevereiro. Ao todo, a Rede Municipal está disponibilizando 714 vagas para o público da EJA. As vagas são em 23 escolas municipais nas zonas urbana e rural.

As vagas estão distribuídas em turmas dos 1º e 2º ciclos (anos iniciais) e para o 3º e 4º ciclos (anos finais). Para os ciclos iniciais, o estudante deve ter, no mínimo, 15 anos de idade completos até o dia do ato da matrícula. Já para realizar a matrícula nos ciclos finais é preciso ter 16 anos completos.

As aulas para os estudantes da EJA acontecem no turno da noite, com exceção das escolas Santo Antônio II, no bairro dos Cuités, e Gerivaldo Luna, no Jardim Continental, que disponibilizam turmas no período diurno.

Documentos necessários para a matrícula

– Duas (02) fotografias 3X4;

– Cédula de identidade civil ou militar. Na falta destas, apresentar a certidão de nascimento;

– Prova de quitação com a justiça eleitoral, no caso de maiores de dezoito (18) anos;

– Prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de dezoito (18) anos;

– Documentação comprobatória da vida escolar anterior;

– Comprovante de residência;

– Cartão SUS;

– Cartão Saúde de Verdade;

– Cartão Auxílio Brasil;

– Número do NIS do estudante;

– CPF e Identidade do estudante;

– Cópia do laudo médico para estudantes com deficiência referente à Classificação Internacional de Doença (CID).

Escolas com vagas para EJA

– Amaro da Costa Barros

– Anésio Leão

– Anis Timani

– Antônio Alves de Araújo

– Apolônia Amorim

– Ceai Doutor João Pereira de Assis

– Doutor Chateaubriand

– Doutor Severino Cruz

– Escritora Lourdes Ramalho

– Félix Araújo

– Gerivaldo Luna de Oliveira

– Henrique Guilhermino Barbosa

– José Guilhermino Barbosa

– Joselita Brasileiro

– Lafayete Cavalcante

– Lions Prata

– Luís Juvino Gomes

– Manoel da Costa Cirne

– Mariinha Borborema

– Padre Emídio Viana Correia

– Rivanildo Sandro Arcoverde

– Santo Antônio I I

– Tiradentes

Confira imagens:

Continue Lendo