Nos acompanhe

Paraíba

“Campina Mobilidade Humana”: Revista da STTP mostra ações e resultados da autarquia

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes (STTP), lançou no final do último mês de janeiro a revista da autarquia. Com título de “Campina Mobilidade Humana”, a revista eletrônica, com 41 páginas, é um trabalho que destaca ações da superintendência que têm relação direta com o dia a dia das pessoas. Entre essas atividades estão, por exemplo, as ações do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat), que a partir do acompanhamento de dados em tempo real, além do cruzamento de informações com os serviços da STTP, SAMU, PRF e o Corpo de Bombeiros, trabalha para reduzir acidentes de trânsito na cidade.

A revista também mostra o trabalho da STTP em ações sazonais, a exemplo do Carnaval da Paz, do Projeto Trânsito Seguro e do Maior São João do Mundo, além de trabalhos educativos nas escolas e do Ciclomob, que consiste em equipes de agentes de trânsito em bicicletas, com o intuito da fiscalização, principalmente das ciclovias e ciclofaixas, realizando também o trabalho de orientação e educação para o trânsito.

 

Em sua mensagem para os leitores, o prefeito Bruno Cunha Lima destacou a importância da STTP para o dia a dia das pessoas. “Quando pensamos, de maneira geral, na Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, não imaginamos o tamanho do impacto que ela tem na vida das pessoas. Graças ao NEAT – Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito – e tantas outras ações, a nossa superintendência é referência para o Brasil na prevenção de acidentes e salvamento de vidas. Nosso trabalho continua para que, em 2023, tenhamos ainda mais segurança no trânsito. Vamos em frente”, disse o prefeito.

O superintendente da STTP, Dunga Júnior, destacou a força da equipe da autarquia, que possui um time coeso e que trabalha focado em salvar vidas no trânsito, desenvolvendo um trabalho diário pensando desde o pedestre e o ciclista até motoristas e motociclistas. “O grande propósito é planejar e executar com transparência, diálogo e muita coragem, princípios que norteiam a eficiência e o resultado. Ao time que incorpora de verdade a missão, o traçado desse campeonato, há previsão de vitória, sim, basta chegar para o jogo e jogar limpo. Sem sabotagem se ganha o campeonato, no qual, repito, o objetivo maior é qualidade e salvar vidas. E o contraponto é a morte”, disse.

Sobre a Revista

A revista eletrônica pode ser encontrada no site da STTP ou clicando aqui. O material é gratuito e está disponível para download.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Alyne Moreira defende atendimento terapêutico simultâneo de crianças e mães atípicas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Visando proporcionar atendimento humanizado e responsável às famílias, a pré-candidata à vereadora de João Pessoa, Alyne Moreira (Agir 36), defende a criação do atendimento terapêutico simultâneo de crianças e mães atípicas.

O termo “mãe atípica” não é casual, mas é simples de entender. São mulheres, mães cujos filhos têm algum tipo de transtorno como nos casos das deficiências físicas ou mentais.

Especialista na área de Saúde, Alyne ressalta que garantir um espaço de escuta em atendimento psicológico para essas mães enquanto seus filhos recebem tratamento terapêutico proporcionaria o fortalecimento na criação e cuidados sob a criança.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Alceu Valença será atração do encerramento da edição de 82 anos do São João de Santa Luzia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé confirmou, nesta quinta-feira (25), o cantor pernambucano Alceu Valença como mais uma atração da edição 2024 do São João de Santa Luzia. Alceu se apresentará no Parque do Forró, dia 23 de junho (domingo), na noite de encerramento da festa junina mais tradicional do Brasil que este ano celebra 82 anos de história.

“Faltam 55 dias para começar a melhor edição de todos os tempos do São João de Santa Luzia, e a novidade que estava faltando, quer saber? Vou dizer agora, no domingo, 23 de junho, para encerrar com chave de ouro à altura do nosso São João, ele, Alceu Valença”, anunciou Zezé nas redes sociais.

Alceu Valença era o nome surpresa que faltava ser anunciado para o São João de Santa Luzia 2024. A grade de programação com as demais atrações havia sido anunciada no dia 13 de março, em praça pública. Entre elas, Wesley Safadão, Raí Saia Rodada, Matheus & Kauan, Bell Marques, Murilo Huff, Michelle Andrade e outros (veja ao final da matéria a programação completa). A festa ocorrerá entre os dias 20 e 23 de junho, no Parque de Eventos, grande área aberta de 18 mil metros no Centro do município.

O São João de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba, por meio da Lei Estadual nº 11.160/2018. O evento é o mais tradicional festejo junino do estado, tendo sido criado em 1942, sempre com foco no resgate dos costumes da cultura popular.

A realização é da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, com apoio da PixBet, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

Dia 20/06 (Quinta-feira):

– Mari & Rayane
– Bell Marques
– Murilo Huff

Dia 21/06 (Sexta-feira):

– Forró D2
– Raí Saia Rodada
– Matheus & Kauan

Dia 22/06 (Sábado):

– Woxton Nóbrega
– Nuzio Medeiros
– Wesley Safadão

Dia 23/06 (Domingo):

– Lucas Tô de Boa
– Michele Andrade
– Israel & Rodolfo
– Alceu Valença

Continue Lendo

Paraíba

Vice-presidente do TJ entrega ao presidente da AL anteprojeto que cria novas vagas de desembargador

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, entregou o anteprojeto de Lei Complementar que cria sete novos cargos de desembargador ao presidente da Assembleia Legislativa (ALPB), Adriano Galdino, na quinta-feira (25/04). A magistrada representou o presidente do Poder Judiciário, João Benedito da Silva, que se encontra cumprindo agenda no interior do Estado.

A entrega do anteprojeto ao Poder Legislativo foi acompanhada pelos desembargadores João Batista Barbosa, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e Fred Coutinho. A proposta que altera a Lei Complementar Estadual nº 96/2010, para dispor sobre a reestruturação do 2º Grau de jurisdição do Poder Judiciário estadual da Paraíba foi aprovada na quarta-feira (24), por unanimidade, pelo Tribunal Pleno durante sessão administrativa.

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes ressaltou a expectativa para a aprovação do anteprojeto e a importância da criação de novos cargos de desembargador para dar mais celeridade ao andamento dos processos no Judiciário paraibano. “Para mim foi uma honra vir, pessoalmente, entregar esse anteprojeto de Lei Complementar, e vamos aguardar a aprovação com muita ansiedade, porque o Tribunal de Justiça precisa, realmente, ter o seu número de integrantes elevado para minimizar o nosso trabalho, que hoje é tão exaustivo”, destacou.

O deputado Adriano Galdino garantiu colocar o anteprojeto em pauta na sessão da próxima terça-feira (30) para ser apreciado em plenário e antecipou que a expectativa é de aprovação. O presidente da AL acrescentou que os representantes do Poder Legislativo compreendem os esforços diários que cada desembargador do TJPB tem desempenhado para manter a Justiça célere.

“A gente já está aprovando esse projeto, que é um projeto pacificado pelo Pleno do TJPB. E, como é a jurisprudência da Casa, quando uma matéria vem aprovada pelo Pleno do TJPB, pelo Conselho Superior do Ministério Público ou pelo Pleno do Tribunal de Contas, a gente não discute mérito, a gente aprova. É uma gama de trabalho enorme que cada um enfrenta diariamente e é plenamente possível compreender essa situação. Vamos, através do nosso apoio enquanto legislador, aprovar para que cada vez mais a gente possa contribuir para fortalecer, engrandecer cada vez mais o Tribunal de Justiça da Paraíba”, frisou.

O anteprojeto de Lei Complementar, proposto pela Presidência do TJPB, trata sobre a reestruturação do 2º Grau e cria sete novos cargos de desembargador. Com isto, o Poder Judiciário estadual passará de 19 para 26 membros na Corte de Justiça.

Continue Lendo