Nos acompanhe

Paraíba

Em Mangabeira, Cícero Lucena entrega 16ª unidade educacional reestruturada pela gestão

Publicado

em

O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra inauguraram, na manhã desta quinta-feira (16), as obras de reestruturação da Escola Municipal Índio Piragibe, em Mangabeira. A unidade é a 16ª entregue pela gestão, que ainda está realizando obras em 44 prédios, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Na ocasião, a gestão ainda deu continuidade à entrega de kits com material escolar.

“Fico muito feliz em dar mais um passo nessa meta que traçamos. Vai ser pela educação que vamos mudar o futuro dessa cidade. Eu sonhava em igualar o ensino público ao privado e, para mim, isso não é mais um sonho, mas uma certeza. Hoje podemos dizer que nossas escolas estão entre as melhores, com estrutura, tecnologia e ensino de qualidade”, afirmou o prefeito.

Com a reforma, a Escola Municipal Índio Piragibe recebeu subestação de energia, manutenção do reservatório, recuperação de cobertas, pisos, esquadrias e da rede hidrossanitária, climatização de ambientes e acessibilidade. No total foram investidos R$ 1,5 milhão.

A secretária municipal da Educação, América Castro, reforçou que a intenção é garantir que toda a rede tenha o mesmo padrão. “Queremos levar o melhor para todos os estudantes e evitar uma busca dos pais por uma única unidade. Por isso, investimos em estrutura e na qualidade pedagógica. Aqui tem tudo o que uma escola bacana precisa ter, climatização, tecnologia, sala Google, biblioteca e todos os detalhes que fazem parte do cuidado que temos com a educação”, afirmou.

A diretora administrativa da unidade, Laura Laureano, afirmou que a unidade chega a um novo tempo. “Agora temos uma escola bem cuidada, aparelhada, com equipamemtos, sala de interatividade que estimula muito os estudantes. Tudo isso ajuda no trabalho do professor”, avaliou.

Clodoaldo Florentino, estudante do 5° ano, conta que estudou na unidade antes da reforma e agradeceu às melhorias. “Só tinha um ventilador, tinha que abrir as janelas. Continuei na aula on-line e agora voltei e fiquei impressionado, pois melhorou demais e a escola ficou top”, afirmou.

Estiveram presentes no evento o padre Figueiredo, os vereadores Durval Ferreira, Rinaldo Maranhão, Luís da Padaria, Marcelo da Torre e Benilton Lucena, a secretária executiva da Educação, Luciana Dias.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo