Nos acompanhe

Paraíba

Oposição tenta impedir programa de investimentos de Bruno e provoca atos de violência na CMCG

Publicado

em

Na tentativa de impedir o programa de investimentos que será realizado pela Prefeitura de Campina Grande, a bancada de oposição apelou à Justiça e promoveu atos de violência na Câmara Municipal durante sessão em que seriam votados os projetos destinados a assegurar, por meio de financiamentos de longo prazo, os recursos que serão captados para garantir a realização de um conjunto de obras estruturadoras na cidade.

Duas funcionárias do Legislativo chegaram a ser agredidas pelo líder da Oposição, vereador Antônio Alves Pimentel Filho, que forçou uma porta para fazer um oficial de Justiça entrar no Plenário da Casa, em um fato inédito, para entregar uma notificação com decisão liminar suspendendo a sessão.

A Mesa Diretora da Câmara chegou a divulgar uma nota oficial repudiando as atitudes do vereador e se solidarizando com as funcionárias da Casa. “É dever desta Mesa, em respeito a todas as mulheres, declarar irrestrita solidariedade às funcionárias, que contarão com todo o apoio necessário para superar os traumas deste episódio, seja psicológico, jurídico ou administrativo”, diz a Nota.

“Nenhuma divergência política justifica atos de violência e as medidas legais e regimentais serão adotadas para reparar os danos causados pelas atitudes do parlamentar, inclusive o fato de quebrado, de maneira intempestiva, a Inviolabilidade do Plenário soberano da Casa de Félix Araújo”, acrescentou a Mesa Diretora.

Em função do tumulto na Casa, o presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso, encerrou a sessão e convocou uma nova reunião para terça-feira da próxima semana, quando serão colocados em votação os projetos defendidos pela maioria do parlamento.

Confira os vídeos:

Continue Lendo

Paraíba

Com o tema ‘Inteligência artificial e o futuro da Internet’, EXPOTEC 2023 será lançada nesta terça

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o tema ‘‘Inteligência artificial, plataformas e o futuro da Internet’ a 9ª edição da Expotec – Feira e Congresso de Tecnologia, será lançada oficialmente nesta terça-feira, dia 06, durante almoço para imprensa e autoridades convidadas do governo estadual, municipal e de instituições federais, em um restaurante da capital. O evento é promovido pela Associação nacional para Inclusão Digital – ANID que este ano terá como evento convidado o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC, será realizado de 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções da Capital.

Pensando no cenário evolutivo da tecnologia e seus impactos em nosso dia a dia, a Expotec a cada edição tem atraído um público maior em busca de entender as inovações, tendências do mercado e troca de experiências, principalmente estudantes das escolas da rede pública e privada, dos Institutos Federais de Ensino, além de visitantes de empresas de base tecnológica, sociedade civil, instituições governamentais e do terceiro setor, onde aproximadamente cerca de 5 mil pessoas circulam durante os cinco dias do evento, seja nas salas de conferência, nos standes da exposição ou nas arenas de competição.

Será que 2023 o ano da inteligência artificial e do metaverso?

Entre os objetivos que serão explorados na edição deste ano estão: discutir os impactos na sociedade em razão do uso cada vez mais intenso de Inteligência artificial (IA), bem como o poder das grandes plataformas e sua interferência na economia.

O Presidente da ANID, Percival Henriques explica que a IA é uma tecnologia computacional ou um conjunto de tecnologias como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado cujo objetivo é imitar capacidades mentais humanas, tais como: raciocínio, percepção de ambiente e capacidade de tomada de decisão. “A tecnologia é desenvolvida com o intuito de que máquinas possam resolver uma série de problemas, indo da grande complexidade da indústria ao corriqueiro cotidiano do homem moderno. Para isso, ela busca aprender com eles graças a uma sofisticada tecnologia de aprendizado, permitindo que a IA aprenda com um grande conjunto de dados e atue por conta própria”, explica Percival.

Na pauta – Entre outros temas que serão debatidos por especialistas de todo o Brasil dentro da vasta e rica programação da Expotec 2023 estão assuntos sobre a internet livre que com a chegada do 5G pretende popularizar à grande massa com a Web 3.0 que será construída sobre os conceitos da descentralização, abertura com maior atuação e imersão do usuário; sugerir e incentivar, para que as redes de internet comunitárias instaladas, atuem com práticas de letramento digital como extensão de processos educativos visando o aprendizado para as diversas atividades online: EaD, comércio eletrônico, pesquisas e outros. Fortalecer a necessidade do incentivo à inovação e à pesquisa, dando foco principalmente à produção de conteúdo nacional como elemento mobilizador para economia digital.

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Ramalho volta a defender aliança política entre Romero, Bruno e Veneziano com vistas à 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Fábio Ramalho (PSDB) mais uma vez se mostrou um grande incentivador da união política entre o deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o atual prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) com vistas às Eleições 2024.

Ramalho defende que essa aliança política que seria formada por três nomes que amam a cidade de Campina Grande, seria necessária também para o bem do Estado da Paraíba,

Os comentários do parlamentar foram registrados pelo programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta segunda-feira (05/06).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Negócios

PB é quarto estado do Nordeste a receber polo da Faculdade Unimed; previsão de início é para julho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba é o quarto estado da região Nordeste que recebe o polo da Faculdade Unimed. O evento de lançamento da nova instituição de ensino aconteceu na última sexta-feira (02/06), no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), em João Pessoa, e como primeira atividade acadêmica foi realizado o Simpósio Internaciol Perioperatório eficiente, que foi realizado na sexta e no sábado (03/06). A previsão é que a faculdade comece a receber alunos no segundo semestre deste ano.

O presidente da Faculdade e Fundação Unimed, Helton Freitas, esteve presente no evento de lançamento do polo educacional, na Capital paraibana. Ele destacou a importância da iniciativa da Unimed João Pessoa em implantar a unidade, que vai contribuir para o desenvolvimento profissional e científico de diversos profissionais. “A Faculdade Unimed tem um papel muito importante, pois ela é um ativo estratégico que tem seu foco no direcionamento profissional e no conhecimento. Estamos chegando em João Pessoa com toda a nossa expertise de proporcionar o desenvlvimeto das Unimeds e o objetivo é contribuir com o processo de aprimoramento e também da geração de conhecimento dos profissionais. Dessa forma, a estrutura dos polos educacionais nos aproxima ainda mais das Unimeds e dos profissionais. Agora estamos também na cidade de joão pessoa para contribuirmos com a qualificação de colaboradores, cooperados, incluindo a equipe técnica dos hospitais, e também demais profissionais da área da saúde”, reforçou.

Por sua vez, o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, lembrou que a Faculdade terá desde cursos técnicos, cursos de curta duração, além de graduações e pós-graduações. Todos reconhecidos pelo Ministério da Educação. Para ele, ter um polo da instituição na Paraíba vai contribuir também para o desenvolvimento científico no estado. “Vamos reforçar a área de ensino, liderança, gestão e abrir a qualificação técnica em todos os que fazem parte da saúde da Paraíba, não só o ecossistema Unimed. O horiznte é maior. Vamos trazer esse olhar educacional para o nosso estado. É uma alegria muito grande, porque a ciência e a assistência andam juntas. Que a gente consiga inserir a ciencia sempre numa base humanitária que é fundamental. Por isso, a Unimed João Pessoa tem crescido”, acrescentou.

Debates científicos – Ao longo desta sexta-feira também foram realizados diversas palestras e debates, durante o Simpósio Internacional Periperatório eficiente. Na oportunidade foram apresentados protocolos, inovações e tecnologias para procedimentos cirúrgicos, principalmente, que promovem uma melhor recuperação dos pacientes. O cirurgião e professor da Universidade São Paulo (USP) e do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), Omar Meíja, foi um dos palestrantes. Ele reforçou a improtância do evento para a troca de conhecimento entre os profissionais.

“Esse é um evento muito importante, porque traz todas as inovações dentro da prática e o conhecimento científico. Isso é muito recompensado, porque melhora a recuperação do paciente. Os programas de qualidade, atualmente, em cirurgias, procuram sempre a otimização, utilizando medicamentos e processos para que os pacientes tenham, cada vez mais, uma recuperação mais rápida. O que estamos tratando aqui é uma continuidade no cuidado do paciente em toda a jornada dele, envolvendo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e demais profissionais, em prol da melhor recuperação do paciente”, frisou.

Homenagens – O evento do lançamento do polo da Faculdade Unimed em João Pessoa foi aberto com uma homenagem ao cirurgião José Romero Almeida Ferreira, falecido no dia 8 de maio deste ano. Ele foi professor de Medicina e um dos fundadores da Unimed JP. O auditório do HAUW foi reinaugurado e leva o nome do médico em homanagem ao legado deixado à Cooperativa e a população paraibana, por meio do seu trabalho na saúde.

“Fui priveligiado de ter sido filho, aluno e colega de José Romero. Ainda assim carrego o seu nome, que me abriu muitas portas e até hoje sinto o afago das pessoas por onde circulo na cidade, nos setores do hospital. Sua carreira forjada na ética e humanidade nos orgulha e a gente vivenciou isso em nossa família desde sempre. Foi esse legado de ternura e humanidade que ele deixou para nós, amigos, alunos e pacientes. Nada mais justo do que esse centro, que faz parte da troca de conhecimento e debates científicos em nossa cidade, receber o nome dele. Muito obrigado”, disse um dos filhos do homenageado, Romero Filho.

 

Continue Lendo