Nos acompanhe

Paraíba

Gestão da Saúde da Paraíba continua sendo modelo para outros estados brasileiros

Publicado

em

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) recebeu a visita técnica de uma comitiva da Secretaria de Saúde e da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, na manhã desta quinta-feira (11). A visita teve o objetivo de conhecer o funcionamento do modelo de gestão de saúde pública feito pela Fundação, e também as dependências do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade que é gerida pela PB Saúde.

A comitiva de Goiás, composta pela secretária adjunta da Saúde, Anamaria Arruda; pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller; e por representantes dos dois órgãos, foi acompanhada pela secretária adjunta de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega; pela diretora de atenção à saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega; pelo diretor administrativo e financeiro da Fundação, Alexandre Farias; pelo diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra; e por dirigentes da unidade hospitalar.

Durante a visita, eles conheceram o moderno Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital, com hemodinâmica, ressonância magnética, entre outros equipamentos; a ala pediátrica da unidade; e também participaram de uma reunião com o diretor-superintendente da Fundação, Luiz Gustavo César.

“Nesta reunião, apresentamos todos os resultados positivos que conquistamos ao longo deste breve, porém exitoso, período de existência da PB Saúde, com as metas e resultados que alcançamos, sobretudo neste ano de 2023, para mostrar que este modelo de gestão pública tem sim a capacidade de fazer um gerenciamento adequado, ágil e eficiente dos hospitais e serviços em saúde da Paraíba”, disse Luiz Gustavo.

De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, a ideia para a visita se deu a partir dos encontros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), quando a equipe de Goiás teve a ideia de aproximar a agenda para conhecer a experiência executada no estado. “Nós apresentamos todos os instrumentos de gestão da PB Saúde, desde o modelo da etapa de convocação, quando a Fundação solicita e apresenta um plano de gestão de um novo hospital, até o funcionamento efetivo da gestão, e também a fiscalização e o acompanhamento do devido contrato”, disse Renata Nóbrega.

Para a secretária adjunta de Saúde de Goiás, Anamaria Arruda, a visita foi proveitosa. O estado centro-oestino está estudando novos modelos de gestão da rede hospitalar e viu, na visita, uma oportunidade de conhecer o modelo de gestão por fundação pública de direito privado.
“Foi muito interessante conhecer todas as etapas de como foi a transição, na Paraíba, para o modelo por fundação. Durante a reunião, pudemos debater todos os desafios que foram encontrados nesta transição, assim como quais foram as estratégias pensadas para superá-los, e foi possível perceber que já é uma experiência exitosa”, disse Anamaria.

Já o controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, pôde conhecer os meios de fiscalização e controle da gestão, apresentados durante a reunião com o diretor-superintendente da PB Saúde. “Pudemos conhecer também como foi elaborado o modelo jurídico que permitiu a criação da Fundação, como ela está estruturada e como, com esse novo modelo de gestão, é possível prestar um serviço de saúde com boa qualidade e agilidade, tanto nas contratações de pessoal quanto na aquisição de materiais hospitalares, por exemplo. São informações relevantes que vamos levar em nossa bagagem para estudar a implantação de um projeto semelhante”, relatou.

Luiz Gustavo César também avaliou como positiva a reunião e a visita da comitiva de Goiás. “Esse encontro praticamente selou o entendimento de que o Governo da Paraíba tem feito investimentos importantíssimos em saúde, e esse investimento, hoje, é traduzido em resultados. O Hospital Metropolitano, por exemplo, realiza transplantes de coração, só este ano foram dois, além de procedimentos de alta complexidade em cardiologia, neurologia e endovascular. Tudo isso só é possível porque temos uma gestão eficiente de insumos, de leitos e de pessoas. Essa reunião mostra que estamos no caminho certo e que a Paraíba, em 2023, está exportando modelo de gestão em saúde”, completou.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo