

Paraíba
Saúde promove Semana Estadual de Aleitamento Materno e incentiva novos cadastros de doadoras
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Banco de Leite Anita Cabral, realizará, de 15 a 19 de maio, a Semana Estadual de Aleitamento Materno, com ações de incentivo à doação em todo estado. A mobilização busca aperfeiçoar o serviço e ampliar o número de doadoras para nutrir os recém-nascidos das unidades neonatais de toda Paraíba. Durante toda semana, serão realizadas palestras, oferta de serviços, reuniões de qualificações, panfletagem e mini cursos. As ações serão oferecidas em João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Patos, Cajazeiras, Santa Luzia, Monteiro e Guarabira.
De acordo com a diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, atualmente a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano está composta por seis Bancos de Leite Humano localizados em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. “Além dos bancos, temos 20 Postos de Coleta que contemplam todas as regiões do estado, mas, mesmo com essa estrutura organizada e preparada, ainda passamos por momentos de baixo estoque de leite que podem comprometer o abastecimento das maternidades”, afirma.
Thaíse afirma que o leite materno é insubstituível e traz inúmeros benefícios para a saúde dos bebês, sobretudo os que nascem antes do período previsto. “Quando um bebê internado é nutrido com leite materno, mesmo que doado por outra mãe, sua recuperação é mais rápida, o tempo de internação é menor e ele ganha peso mais rapidamente. Essa semana é um marco importante que repetimos anualmente para divulgar o serviço, atrair novas doadoras e reforçar que o leite materno é realmente um alimento único e necessário”.
A funcionária pública Rogéria Gomes, de 33 anos, é uma das mais recentes doadoras de leite que colaboram com a Rede Paraibana de Leite Humano. Ela conta que a decisão partiu da vontade de ajudar outras mães a alimentarem seus filhos. “Eu ordenho leite diariamente para meu filho, hoje com um ano, mas com a introdução alimentar a demanda dele pelo leite diminuiu e sempre ficava aquela sobra. Eu sempre achei que o leite que eu tinha armazenado era pouco para doar, mas quando descobri que tem bebê que começa a introdução com apenas 1ml, eu vi que havia potencial no meu estoque. Hoje fiz minha primeira doação, pouco mais de um litro de leite e aconselho outras mães que, dentro de suas possibilidades, façam o mesmo, pois a sensação de estar salvando uma vida é surreal”, afirmou.
A Rede precisa coletar pelo menos 700 litros de leite por mês para manter o estoque abastecido. Mas, nos últimos meses, a doação foi reduzida para 550 litros. “As mães que desejarem doar precisam estar saudáveis e ter excesso de leite. Nós enviamos uma equipe ao domicílio da mãe, oferecemos as orientações, entregamos todos os materiais necessários para coleta e comparecemos semanalmente para recolher o leite. Não é necessário sair de casa, basta entrar em contato pelo whatsapp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do instagram @bancodeleite.anitacabral”, finalizou.
Programação Estadual:
Dia 15/05 (manhã) – Oferta de serviços de saúde e planejamento familiar para doadoras de leite do Banco Anita Cabral
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB
Dia 15/05 (tarde) – Palestra para mães doadoras: Como a doação de leite humano pode ajudar a conquistar sonhos
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB
Dia 15/05 (10h30) – Campanha de doação de frascos de vidro
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Hospital de Mamanguape
Dia 16/05 (manhã) – Palestra Tema: Amamentação como Medida não farmacológica para Redução da Dor no Teste do Pezinho
Público: estudantes do curso técnico de enfermagem da UFPB
Local: Centro Técnico de Saúde da UFPB – João Pessoa/PB
Dia 16/06 (tarde) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH no Sertão (Tema: Garantindo a excelência do produto leite humano)
Local: Banco de Leite Humano Dra Vilani Kehrle em Patos/PB e Banco de Leite Humano Josefa Garcia Rolim em Cajazeiras/PB. Evento Híbrido.
Dia 16/05 (tarde) – Palestra: Apoiando a Amamentação nos Primeiros Dias de Vida.
Público: Profissionais do Ambulatório e Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Frei Damião
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB
Dia 17/05 (manhã) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH de João Pessoa e Guarabira: Garantindo a excelência do produto leite humano
Público: BLH Dra Zilda Arns; BLH Anita Cabral; BLH Meirijane Claudino da Silva e Postos de Coleta de Leite Humano vinculados
Local: Banco de Leite Humano Dra Zilda Arns no ICV em João Pessoa/PB
Dia 17/05 (manhã) – Palestra NBCAL
Público: doadoras e profissionais de saúde do Hospital Clipsi
Local: PCLH Geminiano Crispim de Farias – Hospital Clipsi
Dia 18/05 (manhã) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH de Campina Grande (Garantindo a excelência do produto leite humano)
Público: Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro ISEA e Postos de Coleta de Leite Humano vinculados.
Local: Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA em Campina Grande
Dia 18/05 (9h) – Atualização em coleta e controle de qualidade do leite materno para o Posto de Coleta de Santa Luzia
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Santa Luzia
Dia 18/05 (09h) – Mini Curso: Armazenamento e Estoque de Leite Humano
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Hospital de Mamanguape
Dia 19/05 (12h às 16h) – Encontro da Rede Global de Bancos de Leite Humano – Apresentação das redes estaduais de Bancos de Leite Humano. Tema: rBLH – Compreendendo e trabalhando para transformar o sonho das mães dos recém-nascidos de risco em realidade
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB e link web (híbrido).
Aberto ao público.
Paraíba
Reforma Tributária: Efraim palestra para a Câmara Americana de Comércio

Nesta segunda-feira (25), em São Paulo, o senador Efraim Filho (União/PB), coordenador do Grupo de Trabalho (GT) da reforma tributária na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), participou do painel de debates com o tema: “Aprovação da Reforma Tributária: a etapa do Senado Federal”, promovido pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), entidade empresarial em que todos os setores da economia estão representados, e que encaminha demandas, propostas e sugestões às autoridades públicas.
Abrindo o painel ao lado do Diretor da Secretaria Extraordinária de Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Daniel Loria, em conjunto com Patrícia Arenas, representante da LATAM Tax Director, Whirlpool, o senador fez um panorama do que se espera no Congresso.
“O sentimento no Senado Federal é de que vamos ter muita cautela, muita maturidade, e também muita percepção de que não vai aumentar inserções ou isenções só por aumentar, ou seja, será muito difícil, no Senado, que haja um novo regime especial, sem estar plenamente justificado, exceto se houver um avanço para aperfeiçoar o sistema. Ou você traz um regramento de cadeia produtiva, ou então você retira tudo, disse.
O senador afirmou ainda que percebe o mesmo sentimento por parte do relator da proposta, senador Eduardo Braga (MDB/ AM). “Vejo ele muito compenetrado nesse tema, no sentido de compreender toda a extensão do que esses regimes especiais poderão conceder”, declarou.
Efraim, que apoia a Reforma Tributária, defende caminhos que levem à aprovação de um texto que não gere aumento de carga tributária a nenhum setor, ou cause entraves ao crescimento econômico do país. “A reforma tributária é um tema complexo, e existe um consenso indiscutível: o modelo atual é arcaico, obsoleto, ultrapassado. Não adianta remendar tecido podre, porque vai rasgar. A reforma tem que ser feita para facilitar a vida de quem produz, do cidadão brasileiro, daquele que paga impostos”, finalizou.
Agenda
Aproveitando a estadia em São Paulo, no início da manhã o senador realizou ainda uma Call com o JOTA PRO, para debater sobre Reforma Tributária, com mais de 200 assinantes. Após o painel da AMCHAM, na parte da tarde o senador finaliza com uma conversa com Silvio Cascione, Diretor da Eurasia Group Brasil, sobre os impactos da Reforma Tributária.
Paraíba
Bancada federal paraibana se reunirá em Brasília para discutir emendas parlamentares ao Estado

A bancada federal paraibana se reunirá, nesta terça-feira (26/09), em Brasília, para discutir as emendas parlamentares que serão destinadas à Paraíba no próximo ano.
A informação foi confirmada pelo líder da bancada e deputado federal, Damião Feliciano (União Brasil), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, desta segunda-feira (25/09).
“Do ponto de vista democrático, nos reuniremos amanhã. Vamos conversar para que o assunto comece ser lapidado”, afirmou.
Ouça:
Paraíba
Oportunidade: comerciantes e empreendedores de Remígio e região recebem curso de formação gratuito

Mais capacitação é um caminho para que se criem novas possibilidades e oportunidades. Pensando nisso, o mandato do deputado estadual Chió (Rede) inicia, nesta segunda-feira (25), a ‘Jornada Empreendedora Vai que Dá’ com o curso de formação para empreendedores e comerciantes de Remígio e região.
O curso gratuito acontece de 25 a 30 de setembro, no entanto, as inscrições se encerram na noite desta segunda-feira. As aulas serão presenciais na Escola Dr. Cunha Lima, localizada na rua Idelfonso Jardelino da Costa Lima, no Centro de Remígio. Rodrigo Apolinário, professor, palestrante e escritor, irá ministrar o curso.
As inscrições podem ser realizadas através do WhatsApp (83) 9 9967-2187 ou na Casa da Cidadania da cidade, com Isa Lins, diretora da unidade.
Na programação, haverá aula de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h30. Na sexta-feira, os comerciantes e empreendedores terão o dia livre para experimentação da ideia de negócio que será proposta no curso. Já no sábado, encerramento do curso, serão dois encontros das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O curso faz parte do projeto Minha Terra Forte, de iniciativa do deputado Chió visando um maior fortalecimento da economia da região através da capacitação, gerando emprego e renda.