Nos acompanhe

Paraíba

Saúde promove Semana Estadual de Aleitamento Materno e incentiva novos cadastros de doadoras

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Banco de Leite Anita Cabral, realizará, de 15 a 19 de maio, a Semana Estadual de Aleitamento Materno, com ações de incentivo à doação em todo estado. A mobilização busca aperfeiçoar o serviço e ampliar o número de doadoras para nutrir os recém-nascidos das unidades neonatais de toda Paraíba. Durante toda semana, serão realizadas palestras, oferta de serviços, reuniões de qualificações, panfletagem e mini cursos. As ações serão oferecidas em João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Patos, Cajazeiras, Santa Luzia, Monteiro e Guarabira.

De acordo com a diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, atualmente a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano está composta por seis Bancos de Leite Humano localizados em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. “Além dos bancos, temos 20 Postos de Coleta que contemplam todas as regiões do estado, mas, mesmo com essa estrutura organizada e preparada, ainda passamos por momentos de baixo estoque de leite que podem comprometer o abastecimento das maternidades”, afirma.

Thaíse afirma que o leite materno é insubstituível e traz inúmeros benefícios para a saúde dos bebês, sobretudo os que nascem antes do período previsto. “Quando um bebê internado é nutrido com leite materno, mesmo que doado por outra mãe, sua recuperação é mais rápida, o tempo de internação é menor e ele ganha peso mais rapidamente. Essa semana é um marco importante que repetimos anualmente para divulgar o serviço, atrair novas doadoras e reforçar que o leite materno é realmente um alimento único e necessário”.

A funcionária pública Rogéria Gomes, de 33 anos, é uma das mais recentes doadoras de leite que colaboram com a Rede Paraibana de Leite Humano. Ela conta que a decisão partiu da vontade de ajudar outras mães a alimentarem seus filhos. “Eu ordenho leite diariamente para meu filho, hoje com um ano, mas com a introdução alimentar a demanda dele pelo leite diminuiu e sempre ficava aquela sobra. Eu sempre achei que o leite que eu tinha armazenado era pouco para doar, mas quando descobri que tem bebê que começa a introdução com apenas 1ml, eu vi que havia potencial no meu estoque. Hoje fiz minha primeira doação, pouco mais de um litro de leite e aconselho outras mães que, dentro de suas possibilidades, façam o mesmo, pois a sensação de estar salvando uma vida é surreal”, afirmou.

A Rede precisa coletar pelo menos 700 litros de leite por mês para manter o estoque abastecido. Mas, nos últimos meses, a doação foi reduzida para 550 litros. “As mães que desejarem doar precisam estar saudáveis e ter excesso de leite. Nós enviamos uma equipe ao domicílio da mãe, oferecemos as orientações, entregamos todos os materiais necessários para coleta e comparecemos semanalmente para recolher o leite. Não é necessário sair de casa, basta entrar em contato pelo whatsapp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do instagram @bancodeleite.anitacabral”, finalizou.

Programação Estadual:
Dia 15/05 (manhã) – Oferta de serviços de saúde e planejamento familiar para doadoras de leite do Banco Anita Cabral
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB
Dia 15/05 (tarde) – Palestra para mães doadoras: Como a doação de leite humano pode ajudar a conquistar sonhos
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB
Dia 15/05 (10h30) – Campanha de doação de frascos de vidro
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Hospital de Mamanguape

Dia 16/05 (manhã) – Palestra Tema: Amamentação como Medida não farmacológica para Redução da Dor no Teste do Pezinho
Público: estudantes do curso técnico de enfermagem da UFPB
Local: Centro Técnico de Saúde da UFPB – João Pessoa/PB
Dia 16/06 (tarde) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH no Sertão (Tema: Garantindo a excelência do produto leite humano)
Local: Banco de Leite Humano Dra Vilani Kehrle em Patos/PB e Banco de Leite Humano Josefa Garcia Rolim em Cajazeiras/PB. Evento Híbrido.
Dia 16/05 (tarde) – Palestra: Apoiando a Amamentação nos Primeiros Dias de Vida.
Público: Profissionais do Ambulatório e Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Frei Damião
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB

Dia 17/05 (manhã) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH de João Pessoa e Guarabira: Garantindo a excelência do produto leite humano
Público: BLH Dra Zilda Arns; BLH Anita Cabral; BLH Meirijane Claudino da Silva e Postos de Coleta de Leite Humano vinculados
Local: Banco de Leite Humano Dra Zilda Arns no ICV em João Pessoa/PB
Dia 17/05 (manhã) – Palestra NBCAL
Público: doadoras e profissionais de saúde do Hospital Clipsi
Local: PCLH Geminiano Crispim de Farias – Hospital Clipsi

Dia 18/05 (manhã) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH de Campina Grande (Garantindo a excelência do produto leite humano)
Público: Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro ISEA e Postos de Coleta de Leite Humano vinculados.
Local: Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA em Campina Grande
Dia 18/05 (9h) – Atualização em coleta e controle de qualidade do leite materno para o Posto de Coleta de Santa Luzia
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Santa Luzia
Dia 18/05 (09h) – Mini Curso: Armazenamento e Estoque de Leite Humano
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Hospital de Mamanguape

Dia 19/05 (12h às 16h) – Encontro da Rede Global de Bancos de Leite Humano – Apresentação das redes estaduais de Bancos de Leite Humano. Tema: rBLH – Compreendendo e trabalhando para transformar o sonho das mães dos recém-nascidos de risco em realidade
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB e link web (híbrido).
Aberto ao público.

Continue Lendo

Paraíba

Cena Nordeste: estreia do festival movimenta João Pessoa nesta sexta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa recebe, a partir desta sexta-feira (10), o primeiro dos nove encontros da edição 2024 do Cena Nordeste Festival, um intercâmbio artístico-cultural que é promovido pelo Consórcio Nordeste em parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), que sedia a primeira etapa do evento. As secretarias de Cultura dos outros oitos estados nordestinos também são parceiras.

O Cena Nordeste Festival vai acontecer na capital paraibana durante dois dias, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, e toda a programação será gratuita. O evento é itinerante e depois de ser realizado em João Pessoa vai passar também pelas demais capitais nordestinas, sempre com a participação de artistas de todos os estados da Região e provenientes de oito linguagens culturais diferentes: arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro.

O festival começa pela capital paraibana porque o estado responde atualmente pela coordenação da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste. Além disso, foi a partir de um projeto apresentado pelo estado, em agosto do ano passado, que o Cena Nordeste começou a ser pensado.

“É um projeto inédito, revolucionário, porque promove a integração do Nordeste através da cultura e das artes. Isso é de uma potência incrível. Artistas de oito linguagens diferentes, de todos os estados nordestinos, percorrendo cada uma das capitais. Permitindo, assim, que as populações locais tenham acesso gratuito ao que é produzido em nossa Região”, comemorou o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos.

Como anfitrião do primeiro fim de semana do Cena Nordeste Festival, Pedro se diz empolgado com o que está por vir. “Vamos reunir profissionais da cultura de todas essas linguagens. Inicialmente em João Pessoa, depois nas outras capitais. É uma circulação de artistas nordestinos que tem tudo para dar certo e se repetir nos anos seguintes”, pontuou.

Em João Pessoa, por exemplo, vai ter forró de Alagoas, grupo de cultura popular do Maranhão, audiovisual do Piauí, arte urbana de Pernambuco, apresentação circense do Rio Grande do Norte, grupo de dança de Sergipe, teatro do Ceará e música da Bahia.

Depois da capital paraibana, os outros encontros do Cena Nordeste Festival ocorrem em Maceió (7 e 8 de junho), São Luís (5 e 6 de julho), Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).

As atrações foram definidas por curadores locais contratados pelos estados. O anfitrião do fim de semana fica responsável pela hospedagem de quem chega e responde pela organização do encontro ao lado do Consórcio Nordeste. Já os estados visitantes custeiam o traslado de quem viaja.

Confira a programação do Cena Nordeste Festival em João Pessoa

Sexta-feira (10 de maio)

10h às 16h – Arte urbana (Grupo Osmo Crew)
16h às 23h55 – Feirinha – Palco da Praça do Povo
16h30 – Trio de Forró
18h30 – Espetáculo de teatro “Aquelas: uma dieta para caber no mundo” – Sala de Concertos
19h30 – Apresentação da banda de forró “Os Anselmos” – Teatro de Arena
20h45 – Apresentação da banda de forró Fidellis – Teatro de Arena
22h15 – Apresentação da banda “Seu Pereira e Coletivo 401” -Teatro de Arena

Sábado (11 de maio)

10h às 16h – Arte urbana (Grupo Osmo Crew)
10h – Apresentação de cultura popular do grupo “Cacuriá de Dona Teté” – Praça do Povo
14h – Mostra de audiovisual (Álbum de Família, de Milena Rocha; Cidade entre Rios, de Leonardo Mendes e Weslley Oliveira; Gorete Canivete, de Rivanildo Feitosa; Encarnado de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro) – Cine Banguê
16h – Circo Grock – Sala de Concertos
16h às 23h55 – Feirinha
19h – Espetáculo de dança “Deste Nór” – Teatro Paulo Pontes
21h – Apresentação da banda “Roça Sound” – Teatro de Arena

Continue Lendo

Paraíba

Cícero veta emenda que modificaria altura máxima para construção de edifícios na orla da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), vetou parcialmente o projeto de lei aprovado na semana passada pela Câmara Municipal de vereadores que adequa ao Plano Diretor do município o zoneamento, uso e ocupação do solo na Capital. A emenda vetada pelo gestor diz respeito à altura máxima permitida na construção de empreendimentos – a Lei do Gabarito.

No texto aprovado pela Câmara, os parlamentares acrescentaram a permissão para construção de platibandas (muretas de proteção colocadas na parte superior dos prédios, geralmente por questão de segurança) com até 1 metro e 50 centímetros além do limite de 12,90 metros permitidos atualmente para os empreendimentos mais próximos.

A emenda possibilitaria, por exemplo, a regularização de um dos imóveis investigados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por descumprimento da legislação do Gabarito. O empreendimento teria ultrapassado em 1 metro e 32 centímetros o limite.

Leia mais: MPPB vai mover ação civil pública contra prédios irregulares na orla de João Pessoa

Leia mais: Fura tetos: Cícero diz que “fará cumprir a Constituição”, ao se manifestar sobre prédios na orla

Continue Lendo

Paraíba

PMJP quer parceria com equipe técnica do Ministério da Ciência para investimento em projetos em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa recebeu nesta terça-feira (07/05) uma visita técnica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para iniciar a discussão de possíveis parcerias e investimentos para o desenvolvimento de projetos na Capital paraibana. A equipe, comandada pelo assessor especial do Ministério George Braga, foi recebida pelo vice-prefeito Leo Bezerra, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

“Primeiro agradecer a visita da equipe. Nós deixamos as portas abertas para novos projetos, novas ações e estamos elaborando novos projetos e temos certeza que essa parceria com o Governo Federal é muito importante, não só para João Pessoa como para a Paraíba. Os projetos vão ser encaminhados ao Ministério e em poucos dias nós já teremos novidades para o pessoense”, disse o vice-prefeito.

Leo Bezerra acredita que os primeiros projetos visam a melhoria da distribuição dos recursos do Governo Federal, que poderão ocorrer em parceria com o prefeito Cícero Lucena, o governador João Azevedo e o presidente Lula. “Nosso maior pensamento é ver o que podemos trazer de Brasília para nossa cidade. Já estou com várias ideias na cabeça. Vamos aguardar a chegada do prefeito para conversar com ele e colocarmos as ideias em prática e beneficiarmos nossa população”, destacou.

O assessor especial do ministério, George Braga considera que é fundamental que as prefeituras compreendam que esse é um novo momento do Ministério no Brasil e que a ministra Luciana Santos e o presidente Lula querem intensificar essas parcerias. “Há muitos caminhos. Hoje foi um dia muito rico onde pudemos agir em políticas públicas da Prefeitura e até em parcerias com empresas que o Ministério e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) podem ajudar nesse diálogo. Um mundo de ações e nós saímos muito animados dessa conversa”, ressaltou.

Na prática, essa parceria, na sua opinião, pode gerar frutos rapidamente. “Vai depender dos projetos que a Prefeitura possa apresentar e do que o Ministério tenha tempo de apreciar e concluir. Na nossa opinião é que será rápido, devemos materializar ações em conjunto do Ministério com a Prefeitura rapidamente”, pontuou George Braga.

George Braga acredita que um dos projetos no qual essa parceria pode se concretizar é o programa chamado ‘Residência em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação’, voltado para a formação de jovens para o mercado de trabalho de tecnologia. “Esse programa está sendo finalizado pelo Ministério e vai gerar 40 mil vagas no Brasil. É possível implantar uma quantidade dessas vagas em João Pessoa, imediatamente, para jovens que estejam concluindo o Ensino Médio ou que tenham concluído. Essa é uma ação que pode se concretizar em poucos meses”.

O coordenador da Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de João Pessoa, Bruno Crispim, ressaltou a importância da reunião. “O objetivo é o de mostrar as transformações, inovações e apresentações de projetos tecnológicos realizados e a se realizar em nossa cidade, através de nossa Unidade Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (UMTI) como também da Agência de Inovação Tecnológica do Município (Inovatec-JP) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, buscando possíveis ajudas e parcerias com o Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, explicou.

Também participaram da reunião Ossy Ferreira, gerente regional da Finep; Danyele Raposo, secretária-executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa; e o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Aluísio Souto, representante da Inovatec.

Confira imagens:

Continue Lendo