Nos acompanhe

Paraíba

Emlur atualiza cartão de vacinação dos agentes de limpeza e oferece serviços de saúde

Publicado

em

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza durante esta quinta-feira (25) uma ação de cuidados com a saúde dos agentes de limpeza e servidores administrativos. Em parceria com o Distrito Sanitário IV da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi disponibilizada a atualização do cartão de vacinação, exame de optometria e auriculoterapia.

Os imunizantes ofertados são vacina contra Covid-19, Influenza, tríplice viral, hepatite B, difteria e tétano. As equipes da Divisão de Medicina do Trabalho da Emlur ofereceram orientação odontológica e nutricional, e a equipe de enfermagem realizou atendimentos como aferição de pressão arterial. Ainda foi feita uma aula de ginástica laboral, com a equipe da SMS. A programação ainda contou com a participação da Divisão de Bem-estar Social da Emlur.

O encarregado das equipes do núcleo da Emlur, em Cruz das Armas, Severino Ramos, aproveitou esta manhã para completar o calendário vacinal com a bivalente da Covid-19 e a dose anual contra Influenza. “Agradeço à Emlur por trazer a vacina até nós para que a gente possa trabalhar com saúde”.

A agente de limpeza do núcleo do Treze de Maio, Ivanilda Farias, disse que agora vai trabalhar mais tranquila, ao receber as doses contra Influenza e Hepatite B. “Essa ação é ótima porque eu ainda precisava dessas vacinas. A bivalente eu já tinha tomado e agora completei meu cartão. Está havendo muitos casos de gripe, então a gente tem que se cuidar”.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destaca o cuidado permanente aos servidores e familiares com atendimento médico, de enfermagem, nutricional, odontológico e psicológico. “Nós cuidamos de quem cuida da cidade. Na semana passada, comemoramos o Dia do Agente de Limpeza com uma festa e agora fechamos a programação com essa grande ação em saúde. Agradecemos a parceria da Secretaria de Saúde e externamos nosso respeito aos agentes”.

Para a coordenadora da Divisão de Medicina do Trabalho da Emlur, Marianna Miranda, a realização do evento facilita o acesso aos serviços de saúde. “Programamos um atendimento humanizado aos nossos colaboradores. Temos serviços fixos, mas com a vinda à Emlur para ser vacinados, os agentes podem ter uma consulta nutricional para adequar sua dieta ou fazer aquele atendimento com um odontólogo, por exemplo”.

Continue Lendo

Paraíba

Cagepa fica em 1º lugar do Nordeste no ranking do combate ao desperdício de água

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O trabalho desenvolvido pela Cagepa leva a Paraíba ao topo do ranking de gestão do desperdício de água: o Estado figura como 4º lugar nacional e 1º da região Nordeste. O desempenho é destaque no levantamento divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto Trata Brasil. A Paraíba é um dos quatro estados que já atingiram o padrão de excelência em perdas volumétricas, previsto como meta para 2034 pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

No estudo do Trata Brasil, o indicador “perdas volumétricas” se refere ao desperdício produzido sobre perdas por ligação de água. O MDR fixou o prazo de até o ano de 2034 para que as companhias de saneamento baixassem o indicador para até 216 litros por ligação ao dia. A Paraíba apresentou 215 L/ligação/dia, bem abaixo do resultado nacional, que foi de 334 L/ligação/dia.

“Já éramos referência no Nordeste e agora somos também no País. Porque o que é meta para 2034, nós já batemos 23 anos antes. Esse resultado muito nos orgulha, mas também aponta para o caminho que estamos abrindo: o da excelência. E excelência só se alcança e se mantém com responsabilidade e estratégias sustentáveis”, comentou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

Eficiência também na distribuição – No indicador “perdas na distribuição” – que se refere à diferença entre a água produzida e a efetivamente consumida, tanto medida quanto estimada – a Cagepa também se mantém no topo do ranking das empresas de saneamento do Nordeste que menos desperdiçam água. A Paraíba registrou 35,38% em perdas, sendo a primeira da região e sétima do País.

“Esse é o tipo de desperdício que acontece quando o hidrômetro está quebrado, assim como o que se perde devido a vazamentos e ligações clandestinas. Nosso desempenho está melhor que a média nacional, resultado de um trabalho efetivo de automação de serviços e agilidade na retirada de vazamentos, aliado ao cuidado ambiental”, disse o presidente.

Projetos de combate às perdas – Mesmo com esse índice, a Cagepa não para. A Companhia coloca perdas como prioridade na política da empresa. Por estar inserida também no Semiárido e entender a importância da água, a empresa inseriu o tema dentro dos projetos financiados pelo Banco Mundial, proporcionando a criação do ‘Plano de Ação da Nova Política de Combate às Perdas no Faturamento e na Distribuição’.

A nova política da Cagepa é norteada pelo Road Map: uma mentoria desenhada utilizando conceitos de Business Intelligence em organizações de Saneamento Básico para melhorar os processos de redução e controle de perdas nos sistemas de distribuição.

“Estamos buscando diminuir ainda mais as perdas, colocar esse tema em definitivo na pauta da empresa, como prioridades nos programas e investimentos, para ofertar serviços com ainda mais qualidade para os clientes paraibanos”, resumiu o presidente Marcus Vinicius Neves.

Projeto de recuperação – O diretor Comercial da Cagepa, Isaac Veras, assegura que os resultados progressivos da Cagepa na gestão de desperdício de água não são aleatórios, mas sim o saldo de um projeto da Companhia. Há mais de um ano, a Cagepa firmou um contrato de performance para redução de perdas aparentes na região da Grande João Pessoa. Nos primeiros 12 meses de execução, cinco bilhões de litros de água foram recuperados.

“É um montante que até então eram desperdiçados em ligações domiciliares com os mais diversos problemas, como vazamentos internos, falta de medição correta, hidrômetros danificados, ligações clandestinas, desvios, entre outras irregularidades. O contrato de performance da Grande João Pessoa foi, inclusive, utilizado como case de sucesso no Manual de Contratos de Performance e Desempenho da Agência Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), na sua edição de 2021. Isso valida a decisão da Cagepa, corrobora a deliberação da empresa por esse caminho”, destacou o diretor. O contrato foi iniciado em agosto de 2021 e terá vigência de 60 meses. A empresa atuará por esse período na Região Metropolitana de João Pessoa.

Dentro da contratação, estava prevista a execução do censo comercial em toda a área, além da instalação de medição com hidrômetros eletrônicos ultrassônicos em 1.100 unidades de consumo, que serão direcionadas aos grandes clientes da área de atuação do contrato. Isso possibilitará à Companhia e aos clientes um acompanhamento em tempo real de consumo instantâneo e médio, e monitoramento de possíveis vazamentos e eventuais fraudes.

O estudo – A nova edição do estudo “Perdas de água 2023: Desafios para disponibilidade hídrica e avanço da eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, foi elaborado a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, ano base 2021).

Continue Lendo

Paraíba

Mapa turístico facilita a experiência dos visitantes n’O Maior São João do Mundo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e a empresa Arte Produções, continua investindo no turismo durante o Maior São João do Mundo. Com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais completa aos visitantes foi disponibilizado um mapa turístico online, em formato de mini outdoor, localizado estrategicamente na entrada do Parque do Povo, na rua João Moura.

O mapa turístico é uma iniciativa que visa auxiliar turistas a explorarem e conhecerem melhor a cidade de Campina Grande, durante o período junino. A ferramenta possui informações sobre os principais pontos turísticos da região, indicando locais de interesse cultural, histórico e gastronômico. Além disso, o mapa também disponibiliza um QR Code, que direciona os visitantes ao site oficial do evento, onde podem obter mais detalhes sobre as festividades do São João.

Outro destaque do mapa é a inclusão de telefones úteis para emergências. Essa medida visa garantir a segurança e o bem-estar dos turistas, proporcionando acesso rápido aos serviços essenciais, caso seja necessário. Com essas informações à disposição, os visitantes podem aproveitar o São João de Campina Grande com mais tranquilidade e se sentirem amparados em qualquer eventualidade.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Laryssa Almeida, ressaltou a importância dessa iniciativa para fortalecer o turismo na região. ’Estamos empenhados em tornar a experiência dos turistas em Campina Grande ainda mais enriquecedora. Com o mapa turístico, eles terão acesso a informações precisas e relevantes, podendo explorar a cidade de forma mais eficiente e aproveitar ao máximo tudo o que o São João tem a oferecer’, afirmou.

A localização estratégica do mapa, na entrada do Parque do Povo, permite que os visitantes tenham acesso fácil e rápido às informações necessárias para desfrutar da festa junina. A iniciativa demonstra o compromisso em oferecer um ambiente turístico acolhedor e de qualidade, garantindo que os visitantes se sintam bem-vindos e tenham uma experiência memorável durante o evento.

A ação, em benefício do turismo, reforça o compromisso em promover o desenvolvimento econômico da região, aproveitando o potencial turístico do Maior São João do Mundo para atrair visitantes e impulsionar a economia local.

Continue Lendo

Paraíba

Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, coordenado pela STTP, é finalista de premiação nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), é finalista de mais um prêmio nacional. Trata-se do Prêmio Parque Mobilidade Urbana (PMU), promovido pelo evento que leva o mesmo nome.

O NEAT é finalista na categoria “Iniciativas em favor da segurança viária”, concorrendo com ações das cidades de Fortaleza (CE), Campinas (SP), Jacareí (RJ) e São Paulo (SP). O resultado será divulgado dia 23 de junho, durante a realização do evento que é realizado pelo Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes Conectadas) e pelo Mobilidade Estadão.

Segundo o site do PMU, o objetivo do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. Além do reconhecimento pela ousadia, inovação e capacidade de liderar e implementar, o prêmio vai proporcionar visibilidade e, o mais importante, oferecer a possibilidade de escalabilidade dos projetos e iniciativas, assim como inspirar potenciais líderes a se espelharem em carreiras inspiradoras.

Além disso, o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, participará de uma mesa redonda, no dia 22 de junho, intitulada “E se tivéssemos dados abertos dos meios de transporte em todas as cidades brasileiras?”, que vai discutir a disponibilização dos dados do transporte público para a população por meio de tecnologias digitais.

Dunga Júnior vai debater o assunto com Marco Littig, Sócio-Diretor da Mobilibus; Cesar Olmos, CEO da Cittamobi; e Roberto Speicys Cardoso, CEO/Fundador da Scipopulis.

“Mais uma vez o NEAT, na luta para salvar vidas no trânsito, é reconhecido nacionalmente. Estamos concorrendo com iniciativas de grandes cidades e só em estarmos indicados já atesta a relevância do trabalho feito pelo núcleo. É um reconhecimento para todos que integram o NEAT, membros internos da STTP e os parceiros do SAMU, CPtran, Bombeiros, PRF e Hospital de Traumas”, comemorou Dunga.

Em 2022, o Núcleo recebeu, em Brasília, o certificado pela 2ª colocação na categoria “Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)”, no Prêmio Senatran, da Secretaria Nacional de Trânsito.

NEAT

As reuniões do órgão acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí, são discutidas soluções, nas áreas de sinalização, educação e fiscalização, para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente.

Um dos principais resultados do NEAT é a parceria entre a STTP e o SAMU para o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Pelos termos do acordo, os dois órgãos estão conectados permanentemente via rádio, aplicativo de mensagens e o sistema interno de comunicação.

Quando há um sinistro de trânsito com vítima, os Agentes de Trânsito vão ao local no menor tempo possível, para prestar apoio e garantir segurança viária durante os atendimentos do SAMU.

Durante os atendimentos, os profissionais da STTP também coletam dados sobre os acidentes, para alimentar o setor de estatística do NEAT, que levanta as causas dos sinistros e encaminha os casos para serem estudados, possibilitando, assim, a definição sobre que medidas devem ser tomadas para evitar que as ocorrências se repitam.

Continue Lendo