

Paraíba
Paraíba sedia 1° Encontro de Coordenações Estaduais do Nordeste Acolhe
Paraíba sedia, nesta quinta e sexta-feira, o 1° Encontro de Coordenações Estaduais do Nordeste Acolhe. O evento, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), acontece na Fundação Casa de José Américo, é organizado pela Coordenação Estadual do Programa Paraíba que Acolhe e objetiva realizar um balanço do processo de implantação do Nordeste Acolhe nos Estados.
Os dois dias também servirão para fazer umaavaliação da gestão e execução dos programas; discutir os principais desafios e traçar um planejamento ante as experiências e boas práticas já adotadas durante esse ano, como forma de ampliar a cobertura e garantir a proteção às vítimas das consequências sociais e econômicas deixadas pela Covid-19.
Na Paraíba, o Governo do Estado criou o Programa Paraíba que Acolhe, para conceder benefício para crianças e adolescentes órfãos da pandemia da Covid-19. Atualmente 55 crianças e/ou adolescentes recebem o benefício, num total de 32 famílias. Os pagamentos, iniciados em dezembro de 2021, tiveram reajuste no último dia 22, passando a R$ 534,00 por cada criança e adolescente beneficiado pelo Programa.
O Encontro de Coordenações Estaduais do Nordeste Acolhe é destinado aos profissionais que atuam na coordenação do Programa de Assistência às Crianças e Adolescentes órfãos da Covid-19 nos estados do Nordeste, que executam e gerenciam programas de proteção e cuidado para crianças e adolescentes órfãos da pandemia da Covid-19, por meio do Programa Nordeste Acolhe, coordenado pela Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou que o Nordeste tem algo que nenhuma outra região tem: o acolhimento “Quanto foi providencial esse programa começar no Nordeste, porque o que mais sabemos fazer é acolher as pessoas, e o Nordeste entendeu que solidariedade é uma política pública. Esse programa tem uma intersetorialidade, precisa dialogar com demais programas da Assistência Social. A pandemia acabou, mas as consequências ficaram”, observou.
Pollyanna lembrou da história de Valmira, empregada doméstica, solteira, e sua irmã, que tinha quatro filhos, foi acometida com a Covid e faleceu. “De quem é a responsabilidade dos quatro sobrinhos de Valmira? E o poder público do Nordeste entende que a responsabilidade é do Governo, de cada um de nós. E atualmente Valmira deixa de ser empregada doméstica para cuidar dos sobrinhos, porque hoje tem um benefício”.
A coordenadora do Paraíba que Acolhe, Jéssica Juliana, disse que o encontro tem como objetivo fazer um balanço das coordenações que fazem a gestão do Programa Nordeste Acolhe nos estados. “A expectativa é que possamos avaliar o Programa, criado para órfãos da Covid nos estados do Nordeste; como também traçar perspectiva para o futuro. Há um ano e meio, os estados ficaram com incumbência de implantar programas específicos, na Paraíba implantamos em novembro de 2021, em dezembro já tínhamos beneficiários recebendo o benefício. E aqui faremos também o processo de construção de um planejamento a ser trabalhado conjuntamente e alinhados entre os estados do Nordeste”, comentou.
Juliana lembrou que a Paraíba foi o primeiro estado a implantar o programa, “e hoje somos o segundo em número de beneficiados, temos 55 que recebem o benefício; o Programa mudou suas histórias, e como esse benefício está sendo importantíssimo na condução dos cuidados com essas crianças e adolescentes”.
Paraíba que Acolhe – O programa é resultado de uma ação da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que estabeleceu o programa ‘Nordeste Acolhe’ em todos os estados da região. Além do auxílio financeiro, as crianças e adolescentes têm acompanhamento do rendimento escolar e são inseridas nas redes socioassistencial e de saúde do estado.
O acesso ao benefício ocorre por meio do cadastro social realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que também estão responsáveis pelo acompanhamento das famílias ou rede social que acolheu as crianças e adolescentes órfãos em virtude da pandemia da Covid-19.
O benefício será pago até a maioridade civil das crianças e adolescentes órfãos da Covid-19, assegurando o direito à garantia da vida, saúde, educação, lazer e acesso à alimentação.
Paraíba
Governo promove Dia D da Empregabilidade para inserir PCD no mercado de trabalho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), promove, na próxima terça-feira (6), o Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. O evento conta com a parceria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MPE). O Dia D da Empregabilidade vai ocorrer das 8h às 13h no pátio da Funad.
O Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência tem como objetivo reunir empresas parceiras que buscam inserir este segmento da população no mercado de trabalho. Neste dia, as empresas vão atender as pessoas com deficiência com realização de entrevistas e articulação para que elas conquistem vagas que, por direito, pertencem a esse público.
A presidente da Funad, Simone Jordão, ressaltou a importância do Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência na política de inclusão desenvolvida pelo Governo do Estado.
“O acesso ao trabalho é um direito constitucional para todas as pessoas com deficiência, assegurando a elas autonomia e qualidade de vida. As barreiras ainda são muitas, mas o Governo do Estado tem ampliado e reforçado a luta por essa garantia desses direitos. No Dia D, estaremos de mãos dadas para que tenhamos êxito e os indicadores aumentem ainda mais”, comentou.
Indicadores que evidenciam o êxito do Governo do Estado e instituições parceiras na política de inclusão da pessoa com deficiência. Em 2022, 295 pessoas conquistaram uma oportunidade de emprego. Neste ano, já foram colocadas 112 pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Como participar — Para se candidatar a uma vaga de emprego é preciso ter 18 anos e apresentar os seguintes documentos: Registro Geral (RG), CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho, laudo médico do SUS atualizado, currículo e Carteira de Reservista para homens. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 83 9 8103-9687.
Serviço:
Evento: Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
Onde: Pátio da Funad, Rua Orestes Lisboa, s/n°, Pedro Gondim
Quando: 6 de junho de 2023 (terça-feira)
Horário: 8h às 13h
Paraíba
Governo do Estado apresenta nesta segunda novidades do 36° Salão do Artesanato de Campina Grande

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico/Programa do Artesanato Paraibano (PAP), e Sebrae lançam oficialmente, nesta segunda-feira (5), às 10h, em Campina Grande, o 36° Salão do Artesanato Paraibano, durante entrevista coletiva à imprensa na Avenida Severino Cabral, n° 1500, no mesmo endereço onde será realizado o evento a partir do próximo dia 8.
Durante a entrevista coletiva, serão apresentadas as novidades desta edição, que tem como tema “Tudo vira arte na feira de Campina”, uma homenagem a um dos ícones da Rainha da Borborema.
Em sua 36ª edição, o Salão do Artesanato de Campina Grande vai contar com cerca de 500 expositores, levando aos paraibanos e turistas que vêm a Campina Grande nesta época do ano — em que ocorrem as festividades juninas — uma das produções artesanais brasileiras mais genuínas.
“Será um dos maiores Salões que Campina já teve, em um período de grande movimentação na Rainha da Borborema por conta do Maior São João do Mundo. Nossos artesãos e artesãs merecem esse momento, de valorização da nossa cultura, mas também de geração de renda”, comentou a primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins.
Expectativa compartilhada pela secretária estadual do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas. “São cerca de 500 expositores, que representam milhares de artesãos, um segmento que tem sido muito fortalecido na gestão do governador João Azevêdo, com grandes parceiros como o Sebrae. É o artesanato mostrando todo o seu potencial cultural e econômico”, disse.
Para a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, a realização do 36° Salão do Artesanato de Campina Grande traz muitas expectativas pelo período de realização, as festividades juninas. “Além disso, nesta edição, sob a orientação do governador João Azevêdo e da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, estamos num local privilegiado, o que sem sombra de dúvidas é um grande estímulo para o público que nos prestigia. Não podemos deixar de lembrar essa grande homenagem que estamos fazendo à Feira Central de Campina Grande e aos 40 anos do Maior São João do Mundo”, ressaltou.
A expectativa é que mais de 85 mil pessoas visitem o 36° Salão do Artesanato, de 8 de junho a 2 de julho, gerando um volume de negócios em torno de R$ 1 milhão.
Serviço – O Salão do Artesanato Paraibano será realizado de 8 de junho a 2 de julho, em Campina Grande, das 15h às 22h, com entrada gratuita.
Em sua 36ª edição, o Salão do Artesanato ganha uma localização privilegiada, a Avenida Severino Cabral, n° 1500, na entrada da Rainha da Borborema.
Negócios
Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques na Praia do Miramar

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), lançou edital de chamamento público de credenciamento para seleção de quiosques na Praia do Miramar.
A seleção vai abranger empresas, microempresas e/ou empresas de pequeno porte que atuem no ramo de bares e restaurantes para outorga de Termo de Permissão de Uso de 16 quiosques no espaço.
As inscrições estarão abertas no período de 05 a 14 de junho, mediante preenchimento de formulário online, disponibilizado no site oficial da PMC, e entregue acompanhado de documentação na sede da Setur. O resultado final está previsto para o dia 14 de julho.
Para a seletiva, será criada por Portaria uma Comissão Especial, composta por 03 servidores da Secretaria de Turismo, para analisar e julgar eventual recurso. A vigência da habilitação/credenciamento será de 12 (doze) meses, a partir da publicação do resultado final, podendo ser renovado a critério do Poder Executivo Municipal.
A Secretaria Municipal de Turismo prestará todos os esclarecimentos solicitados pelos interessados no chamamento público, sobre o Edital e seus anexos, estando disponível para atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, na Sede do Órgão, localizada no Centro Turístico Francisco de Oliveira – BR230, Km 0, S/N, Centro, Cabedelo/PB, ou através do telefone 83 9 9804. 5813 e-mail [email protected].